Com todo o respeito, mas essa Amub (Autarquia de Mobilidade Urbana de Belém) deveria ter a sua nomenclatura, e portanto a sua sigla, trocadas.
Deveria chamar-se Autarquia de Imobilidade Urbana, a Aimub.
Sem brincadeira.
O trânsito não anda.
Não permite a mobilidade, e sim a imobilidade urbana.
Motociclistas, em quantidade crescente, e avassaladora, fazem agora ultrapassagens pela esquerda, pela direita, pela frente e, não levem para o campo da maldade, por trás.
Virou uma instituição, em Belém, motoristas fecharem os cruzamentos, como mostra essa imagem antiga, feita pelo Espaço Aberto, mas que se repete todos os dias.
Dia desses, o poster aqui foi cair na besteira de não fechar o cruzamento na Domingos Marreiros, bem na esquina com a Castelo, por volta das 19h30.
Muito embora o sinal tivesse comutado para o verde, o poster ficou parado antes da faixa de pedestres, porque havia carros que já estava fechando o cruzamento.
Pra quê!
Um motorista que estava atrás botou a mão na buzina e, provavelmente, só não saiu para resolver a parada a tapa porque estava chuviscando.
Conclusão: em Belém, fazer a coisa certa no trânsito é um crime.
Você aí, se fizer, corre o risco de apanhar.
Mas tente fazer a coisa certa.
Pelo menos tente.
6 comentários:
Comigo já aconteceu a mesma situação. Várias vezes.
E, além das buzinadas, o anormal ainda dá um toque no seu parachoque trazeiro para provocar.
Outra coisa muito comum aqui em Belém é quando o semáforo acende a luz amarela, que é o indicativo de parar, mas - regra quase geral - a turma acelera e coitado de quem parar para obedecer a sinalização.
Não se vê há muito tempo nenhuma campanha educativa, o que seria desejável sob todos os aspectos.
Como tem ignorantes assim, porque os guardas não estão nos locais onde fecham os cruzamentos para multar. E isso desde a época do Edmilson, passando pelo Duciomar e agora com esse prefeito que ainda não disse para que veio.
Pelas barbas do profeta. Daria para a AMURB alterar o tempo do sinais da 14 de março, esquina com a Oliveira Belo, Diogo moia e Bernal do Couto, pelo menos entre 18 e 20h, porque sendo a hora que se volta para casa pela 14 pois o tempo dos sinais está exacerbado para esse horário.
É o slogan da cidade: Onde fazer o certo está errado!
Fora que nessa esquina aí (Domingos Marreiros com Castelo) tem um hospital. Um hospital! Área de silêncio. Menos um ponto pra civilidade.
Mas é isso. O povo (e junto uma penca de jornalistas ditos populares) reclama quando tem fiscalização. Clamam pelo processo educativo. Pra quê? O cara não sabe o que pode e o que não pode no trânsito? Tem é que multar mesmo. Pardal nesses cruzamentos. Pedir por educação é desculpa e enrolação desses animais no trânsito.
Aliás, quem os deixou livres pra dirigir? Em algum lugar li que o Detran do Pará é o que tem o maior percentual de aprovação entre todos os Detrans. Aprovações lícitas? Ou sem critério?
Bola de neve que depois se reflete em fechamentos cruzados, carros parados em fila dupla com o pisca-alerta (ou botão de invisibilidade) ligado, etc.
A frota de Belém aumentou demais. As ruas de menos. Falta coisa básica do poder público, como por exemplo demarcar as faixas de rolamento. Mas ainda acho que 50% dos nossos problemas são causados por nós mesmos.
Essa AMURB ficou pior que a CTBEL!
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