segunda-feira, 31 de agosto de 2009
Retaliações e exoneração coletiva na Sefa
Começou a retaliação aos servidores da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) que aderiram à paralisação iniciada no último sábado.
A retaliação, não; as retaliações.
Foram três.
Todas estão publicadas no Diário Oficial do Estado.
E com um detalhe: as portarias de Sua Excelência o titular da Sefa, o secretário José Raimundo Trindade, não estão disponíveis na versão on line do DOE.
Só constam da versão impressa.
Pelas portarias, três servidores que aderiram à greve foram punidos com remoção de Belém para o interior.
Antônio José Tavares Henriques, da Coordenação Executiva de Controle de Mercadorias em Trânsito, em Belém, foi despachado para a Coordenação Regional de Administração Tributária de Altamira.
Rivânia Raquel Mariano Porto, da Coordenação Executiva de Controle de Mercadorias em Trânsito, em Belém, agora vai ser lotada na Coordenação Regional de Administração Tributária de Breves.
Ione do Socorro Gonçalves Silva da Silva, da Célula de Planejamento, Monitoramento e Esudos Técnicos, em Belém, foi deslocada para a Coordenação Regional de Administração Tributária e Não Tributária de Castanhal.
E não é só.
No final da manhã desta segunda, seis chefes fazendários, em solidariedade à greve, renunciaram coletivamente.
Se considerado o afastamento voluntário do coordenador fazendário do Centro de Pesquisa e Análise Fiscal (que é a célula de inteligência da Sefa), Nuremberg Gonzaga de Sousa, que pediu exoneração na sexta-feira (28), subiu para sete o número de ocupantes de chefias que entregaram os cargos de confiança no staff da secretaria, em movimento semelhante ao deflagrado nacionalmente pelos auditores da Receita Federal, solidários à ex-secretária da RF Lina Vieira.
A seguir, a carta-renúncia:
--------------------------------------
Senhor secretário,
Nós, abaixo assinados, servidores integrantes da carreira de Tributação, Arrecadação e Fiscalização da Secretaria de Estado da Fazenda, colocamos à disposição de vossa senhoria os cargos de chefia que ora exercemos neste órgão fazendário, em razão de havermos decidido aderir à paralisação da nossa categoria, que reivindica a justa e necessária valorização da nossa função pública.
Belém, 31 de agosto de 2009
Respeitosamente,
Hedylamar
Altino Nascimento Sampaio – Gerente Fazendário CERAT/CASTANHAL
José Brito Braz Ramalho – Gerente Fazendário da UECOMT Curralinho;
Lia Soares de Melo – Gerente Fazendário da Divisão de Mercadorias Apreendidas - DIMA/CECOMT/BELÉM.
A devastação do Parque Ecológico
Diz Amaral:
É lamentável constatar que com a expansão urbana de Belém, a cobertura florestal original está sendo continuamente dizimada, hoje restam menos de 30% da cobertura vegetal original.
Atualmente é mais fácil encontrar floresta primária de terra firme nas vizinhanças da cidade de São Paulo (Serra da Cantareira) que nas redondezas de Belém (em plena Amazônia) onde estas florestas já se distanciam a mais de 170 km de raio.
Leia aqui o artigo na íntegra
Alteração do sentido da Pariquis, a solução
Se a CTBel não impede pontos de táxi clandestinos, vans e motos clandestinos, ônibus que transitam além do prazo estipulado em norma, ônibus soltando fumaça acima do permitido e nem impedir que ignorantes fechem cruzamentos, o que dirá planejamento quando esse tipo de situação acontece.
Dou uma dica: alterem o sentido da Pariquis, rua que pode servir de escoamento a partir da Batista Campos, e tudo melhorará. Mas esse pessoal não aceita nem sugestão. Ou aceita?
O homem que virou suco
Deraldo, poeta, retirante, é caçado impiedosamente na selva de pedra por um crime que não cometera.
Francenildo, caseiro, testemunha ocular da esbórnia, vítima da arrogância do poder, acaba esmagado, sem apelação, no altar solene de uma corte que resolveu, mais uma vez, consagrar a impunidade que serve de exemplo.
Deraldo, o repentista, sofre horrores, mas sua existência está limitada à película e sua pulsação resulta da velocidade em que os frames se deslocam sob a genial direção de João Batista Andrade, no clássico do cinema nacional do já distante 1980.
Francenildo, o caseiro, é de carne e osso, e seu olhar de desamparo diante do placar vergonhoso - 5 votos contra 4 - é a mais acabada tradução do abismo que separa a sociedade orfã e as necrosadas estruturas do Estado que permanece aprisionado à lógica dos prepotentes de ontem e de hoje.
O STF cravou mais um prego na cruz que simboliza sua desmoralização. O voto de seu presidente, ministro Gilmar Mendes, decisivo para livrar a pele de Antônio Palocci, desconheceu a elementar questão que vincula o delito a quem dele se beneficiou. Afinal, era o ex-Czar da economia lulista que precisava destruir a reputação do caseiro e, assim, desmontar seu depoimento sobre a tal mansão onde lobistas, altas autoridades da República e moças de má-fama se entregavam aos prazeres mundanos, numa simbiose alucinada entre poder, sexo e dinheiro.
Restou, como sempre, a sensação de que o crime quase sempre compensa. Pelo menos para alguns afortunados.
Cunhado não dá margem a nepotismo?
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou nesta quinta-feira, 21, a súmula 13, que proíbe o nepotismo nos três Poderes da União, Estados e municípios até o parentesco de terceiro grau. Segundo informações do Supremo, a súmula também veda o nepotismo cruzado, que ocorre quando familiares de um agente público são empregados por outro como contrapartida. Ficam de fora do alcance da súmula os cargos de caráter político, exercido por agentes políticos. Os parentes atingidos pela súmula são cônjuge, companheiro, pai, filho, tio, sobrinho, cunhado, avô, neto, sogra, sogro, genro, nora, bisavô e bisneto. A súmula não faz referência aos companheiros homossexuais.
Viram lá?
Está dito: “Os parentes atingidos pela súmula são cônjuge, companheiro, pai, filho, tio, sobrinho, cunhado, avô, neto, sogra, sogro, genro, nora, bisavô e bisneto.”
O cunhado é incluído.
Mas para o titular da Sefa, José Raimundo Trindade, coisas assim não passam de bobagem.
Ou de bobagens.
A gripe, os turistas e o Círio
Os números e as conclusões são interessantes.
Clique aqui, para ler na íntegra no Blog Compartilhando.
As novas bandeiras da juventude
Tive a oportunidade e o prazer de ser entrevistado por onze lideranças de jovens deste país. O encontro, solicitado por Leopoldo Vieira, do blog Juventude em Pauta (PA), tornou-se uma interessante conversa sobre as questões que preocupam e mobilizam nossas várias juventudes.
Agora, para acompanhamento de todos vocês, publico na nossa Seção Juventude, a primeira parte dessa longa conversa. Nela respondo as questões de Danilo Moreira, secretário Nacional Adjunto de Juventude do Governo Federal; Marcelo "Gavião", ex-presidente da UBES e presidente da União da Juventude Socialista (UJS), Leopoldo Vieira (Juventude em Pauta!) e Lúcia Stumpf, ex-presidente da UNE, à época no comando da entidade.
Danilo me propôs uma discussão interessante sobre a existência de uma ou várias juventudes no país. Marcelo inseriu a questão do protagonismo dos jovens hoje e as bandeiras impostas pela conjuntura política. Já Leopoldo levantou o debate sobre a importância da juventude no desenvolvimento do país. E à Lúcia Stumpf respondi sobre o papel da universidade e o peso do desenvolvimento tecnológico e da educação.
A luta pela liberdade, justiça e democracia
De forma geral, reafirmo o que venho escrevendo e respondendo sempre que sou questionado a respeito da juventude. Primeiramente, não há apenas uma, mas várias. Em segundo lugar, trata-se de uma juventude combativa e crítica, como vocês podem ver pela qualidade das perguntas que me foram feitas e não devemos, nem podemos, comparar a sua luta com a da minha geração. A cada contexto histórico, as suas bandeiras.
À juventude, a todas se assim considerarmos, o que une será sempre a luta pela liberdade, justiça e democracia, bandeiras que sempre fizeram desse segmento da população um dos maiores protagonistas nas grandes mudanças históricas do país. O fato é que não haverá desenvolvimento e crescimento no Brasil, se não tivermos uma política voltada para os nossos jovens, em especial nas áreas da educação e do desenvolvimento tecnológico. A luta não é só deles, mas de todos nós.
Deputado protesta contra corte do número de vagas na Uepa
Por meio de requerimento, o parlamentar fez um apelo ao Conselho Universitário da instituição para que reveja a sua decisão e mantenha, no mínimo, as vagas disponibilizadas em 2009. “A educação é um dos caminhos mais férteis para combater a exclusão social, e a Uepa, ao tomar essa decisão, está regredindo nesse caminho”, disse o deputado, pedindo que o caso seja levado a uma ampla discussão com toda a comunidade interessada.
Jordy lamentou os argumentos utilizados pela direção da instituição para justificar o corte no número de vagas: de que o corte seria feito para garantir a eficiência e a qualidade do ensino oferecido. “Imaginem se esta prática for transposta para os péssimos hospitais e as escolas de baixa qualidade. Estes seriam fechados enquanto se estuda como eles poderão, no futuro, ser de excelência”, ironizou Jordy, preocupado com o fato de que a decisão pode deixar centenas de jovens sem estudar, principalmente os que têm como única alternativa o ensino público.
O parlamentar mostrou que, em 2008, a Uepa ofertou 3.444 vagas, sendo que para 2010, estão previstas apenas 2.316 vagas, com os cortes atingindo com mais prejuízos os pólos de Conceição do Araguaia, Redenção, Tucumã, Altamira e Xinguara, nos cursos de Licenciatura em Letras, Matemática, Biologia, Química e Física. “Como forma de protesto a este duro golpe, a comunidade acadêmica da Uepa desses municípios já programa uma greve por tempo indeterminado”, anunciou, tendo como base os inúmeros apelos que têm recebido de lideranças estudantis e políticas de vários municípios do Estado.
Fonte: Assessoria Parlamentar
Belém Ambiental e Duciomar: tudo a ver?
Em verdade, Duciomar não silenciava.
Preferia encerrar a conversa desafiando que alguém provasse alguma ligação dele com a empresa.
Pois o Diário do Pará, em sua edição deste domingo (30), mostrou ligações.
A manchete do jornal diz tudo: “Empresa ligada a ex-assessor de Duciomar ganha R$ 130 milhões”.
Os personagens estão todos com seus nomes declinados em matérias publicadas nas páginas 4 a 5 do primeiro caderno.
Um deles, o principal e mais enigmático (eis que nem falou ao jornal), é o próprio ex-assessor, Jean Nunes, que ainda trabalhava na Prefeitura de Belém quando passou a ser procurador da Belém Ambiental, a empresa que, segundo o Diário, encaixou contratos de R$ 130 milhões com o município nos últimos quatro anos.
O outro personagem é Jacob Barata, o paraense milionário que se radicou no Rio. Banqueiro, atua no ramo de transportes de passageiros. Ele e seu filho, também Jacob, estenderam seus negócios até Belém, onde estabeleceram a Belém Ambiental S.A, que atualmente tem sua razão social como B. A. Meio Ambiente Ltda. e faturou os tubos desde 2005, em contratos com o governo Duciomar.
Além desses personagens, há um fato, digamos, dos mais curiosos.
Jean Nunes passou a representar os interesses da empresa Belém Ambiental por meio de uma procuração lavrada num cartório.
Onde fica o cartório?
Em São Luís do Curu, no interior do Ceará.
O jornal mostrou a procuração.
Está aí o porquê do monossilabismo de Duciomar, durante a campanha, sobre a Belém Ambiental.
TCC sobre blogs é o melhor do curso de jornalismo da Unama
Na foto, Luciano Santa Brígida e Marcos Barbosa com a coordenadora do curso de Comunicação Social da Unama, Alda Costa.
A pesquisa aborda aspectos políticos e sociais da prática do jornalismo cidadão nos Blogs durante o período do Fórum Social Mundial (FSM) 2009. Os estudos revelam a importância dos cidadãos assumirem a ação de participar, colaborar e construir a informação.
Os jornalistas recém-formados ainda observam em sua pesquisa que se alcancem um ideal para um sistema democrático mais abrangente são necessárias políticas públicas direcionadas a educação que possibilitem o desenvolvimento de uma crítica de informações coexistentes aos cidadãos, tornando-os fiscalizadores e colaboradores da gestão pública.
A defesa do trabalho aconteceu no dia 17 de junho, durante o I Encontro Acadêmico de Blogueiros Paraenses, mas a dupla também se apresentou na última quarta-feira (26) em participação na Semana da Comunicação da Unama e também representará a universidade no Intercom, em Curitiba (PR), na primeira semana de setembro.
Ônibus assaltado em Tailândia. Mais uma vez.
Esses assaltos sempre ocorrem em Tailândia e Jacundá. É uma história que se repete e ninguém dá bola. Nem o Estado e nem a empresa, que não ressarce as vítimas.
Por que só o Boteco?
O Ministério Público, por isso, entrou com uma ação contra o Boteco.
Ótimo.
Nós, os consumidores, agradecemos.
Procon, Devisa e Delegacia do Consumidor e MP devem continuar assim.
Pergunta-se, todavia: de todos os restaurantes de Belém, sejam eles frequentados ou não por bacanas, apenas o Boteco das Onze é que comercializa pratos e petiscos com produtos de origem duvidosa, sem registro e ainda com validade vencida?
É apenas uma pergunta.
Ah, sim, e para eliminar quaisquer dúvidas, esclareça logo: o pessoal aqui da redação nunca, jamais, em tempo algum colocou nem os pés, nem as mãos, nem a boca no Boteco das Onze.
E também não conhece quem são proprietários.
E sabe que o local é aprazível e frequentado por dez entre dez bacanas porque já ouviu isso de dez entre dez bacanas.
É isso.
Bola no peito e chute para o gol
Jader é apontado pelo Ibope como o preferido nas intenções de voto tanto para o Senado como para o governo do Estado.
Ele não quer o governo do Estado.
Quer o Senado.
Isso, todo mundo sabe. Inclusive Jader, por mais incrível que possa parecer.
Mas Sua Excelência, para capitalizar seu cacife, para encorpar a condição de grande eleitor e de candidato que pode influenciar nas eleições de 2010, vai insistir na seguinte tese: de que crescerão as pressões no PMDB, para que lance candidato próprio no pleito do próximo ano ao governo do Estado.
Quem já começa a dizer isso é o líder do PMDB na Assembleia, Parsifal Pontes.
E o diz através do Diário do Pará, o jornal de Jader, na edição de sábado (22).
Empregar cunhado pode configurar nepotismo
Quando me perguntaram a razão pela qual o estudo do Direito é cobrado em quase todos os concursos públicos, entre outras coisas respondi que a necessidade do seu conhecimento se daria para evitar prejuízos ao serviço público, cujo interesse, público, que não se confunde com o interesse do órgão e menos ainda com o do particular, deve sempre prevalecer.
Pois bem!
Afinidade é o liame jurídico que se estabelece entre cada consorte ou companheiro e os parentes do outro.
Na linha reta, tem-se afinidade entre sogro e nora, sogra e genro, padrasto e enteada, madrasta e enteado. São, portanto, afins em primeiro grau.
Em segundo grau, na linha reta, o cônjuge, ou companheiro, será afim com os avós do outro e este com os avós daquele, porque na linha reta não há limite de grau.
Na linha colateral, o parentesco por afinidade não vai além do segundo grau, existindo tão somente com os irmãos do cônjuge ou companheiro. Assim, com o casamento uma pessoa torna-se afim com os irmãos do cônjuge ou convivente. Logo, cunhados são parentes por afinidade em segundo grau. (art. 1.595 do Código Civil).
Já a Súmula Vinculante 13 do STF, de observância obrigatória, proibe "a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta, em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal".
Portanto, parente por afinidade de segundo grau (cunhado) é uma das hipóteses previstas na súmula.
Greve no Fisco agora se concentra em quatro municípios
O presidente do Sinditaf, Charles Alcântara, avalia que a paralisação nos postos situados na divisa do Pará com outros Estados, sobretudo nos dois maiores, Itinga e Gurupi, atendeu plenamente às expectativas do comando de greve.
“A partir de ontem [domingo], a partir das 12h, nossos companheiros grevistas deixaram o posto de Itinga e vieram para Belém, onde vão reforçar a mobilização nas delegacias fazendárias”, explicou Charles ao blog.
Adjunta da Seduc se despede da secretaria
Bila, uma das acusadas de improbidade administrativa no caso dos kits escolares, deve ter sua saída oficialmente anunciada até quarta-feira. Nesta segunda, ela participa do que será sua última participação num ato solene, a inauguração de uma escola em Marabá.
No portal da Seduc, a professora Socorro Brasil (na foto, extraída do site da Seduc), secretária adjunta de Ensino, se despede numa carta.
“Comunico-lhes que a partir de 31 de agosto deste ano, não estarei mais na Secretaria de Educação enquanto Secretária Adjunta de Ensino. No entanto, não encerra aqui minha luta em prol da educação, pois sou servidora desta casa há 23 anos. Assim, venho por meio deste expressar meus sinceros agradecimentos’, diz a professora.
A seguir, a carta na íntegra:
-----------------------------------------
Aos trabalhadores da Educação.
Comunico-lhes que a partir de 31 de agosto deste ano, não estarei mais na Secretaria de Educação enquanto Secretária Adjunta de Ensino. No entanto, não encerra aqui minha luta em prol da educação, pois sou servidora desta casa há 23 anos. Assim, venho por meio deste expressar meus sinceros agradecimentos.
“Da Vinci afirmava que só se pode amar aquilo que se conhece...”. Rubem Alves, ao contrário,diz que “só se pode conhecer aquilo que se ama. É o amor que busca o conhecimento.”
Concordo com Rubem Alves, pois foi pelo amor que tenho à Educação que aprendi a conhecê-la. Foi o amor que me levou a buscá-la mais e mais, a disputá-la, a defendê-la...
Como servidora desta Secretaria sinto-me responsável em cultivar esse amor e a semeá-lo no intuito de ver esse amor propagado.
Ao dedicar seu amor a alguém não se pretende com isso fazer-se feliz, mas fazer o outro feliz, pois sua felicidade, seu sorriso, seu entusiasmo e alegria, consequentemente, dará alegria e felicidade a quem o ama. Se quem ama de verdade não busca reciprocidade, não buscará, muito menos, remuneração, quer em ouro ou prata, porque ama.
Se luto e milito há tantos anos por uma educação de qualidade, digna, é porque sei que isso é possível, pois aprendi a conhecê-la. Quem ama cuida.
Devo salientar que essa amorosidade e encantamento não é algo inédito e tão novo, Freire já o anunciava e o defendia, mas é difícil colhê-lo. No entanto, podemos semeá-lo, cultivá-lo, pois é mágico e encantador ver a esperança brotando e frutificando nos olhos de nossos educadores, alunos e alunas deste Estado. É o prenúncio de uma educação melhor. Oxalá essa esperança não seja ofuscada por atos e ações que possam fugir do principal objetivo desta Secretaria e de educadores compromissados com “um ensino público de qualidade”. Somos responsáveis por isso, pois não é esse o princípio de um educador?
Citando novamente Rubem Alves, “amo aqueles que plantam árvores sabendo que não se assentarão à sua sombra. Plantam árvores para dar sombra e frutos àqueles que ainda não nasceram”. Isto se compara ao ato de fazer educação. Foi isso que fizemos, é isso que fazemos, é isso que, teimosa e bravamente, continuaremos a fazer, onde quer que estejamos.
Agradeço o desafio proposto. Agradeço por todo amor que me impulsionou a buscar mais conhecimento. Agradeço por cada semente espalhada (e que tenha sido em terra fértil). Por fim, agradeço a cada um que, sonhou, acreditou, somou, lavrou, militou (e continua a militar) por um projeto que visa uma Educação digna e de qualidade.
As sementes foram lançadas e germinadas. Que inúmeros girassóis possam nascer e iluminar outros sonhos.
Atenciosamente,
Profa. Socorro Brasil
Secretário passa por saia-justa ao vivo
Entrou no ar, por telefone, um ouvinte, um certo João.
João sentou a pua no secretário.
Disse, literalmente, que a Seel não fez e nem faz nada. E emendou que, se Leão passasse 16 anos como secretário, ninguém sequer se aperceberia dele.
O secretário saiu-se bem na resposta.
Não se exasperou e ainda disse que nunca antes, jamais na História do Pará, um governo fez tanto pelo futebol e pelo esporte como o governo Ana Júlia.
Putz!
Enfim, o blog do Lula na rede
Na rede da blogosfera.
Entrou no ar o Blog do Lula, mas o nome oficial é Blog do Planalto.
Um blog, fiquem logo sabendo, que não admite comentários.
Nunca antes, jamais, na História deste País, viu-se um blog tão aberto, tão democrático, não é?
É assim!
O que ele disse
Ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a decisão da Corte que rejeitou a abertura de processo penal contra o ex-ministro Antonio Palocci.
Igreja vai reabrir ao público
Quarenta pessoas entram diariamente na Igreja da Sé, a Catedral Metropolitana de Belém. Em frente ao altar se benzem e logo se espalham por vários locais do grande templo, cuja construção foi iniciada há 261 anos, em 1748. Elas são responsáveis pela restauração e revitalização da velha Catedral, que reabrirá amanhã ao público.
O templo passou por uma ampla reforma, a maior desde a sua construção, em 1748, a partir de projeto do arquiteto italiano Antônio José Landi (Bolonha, 30 de outubro de 1713 - Belém, 22 de junho de 1791). Fechada para visitação desde 2005, quando teve início o projeto de reforma, é da Igreja da Sé que sai o Círio de Nazaré, no segundo domingo de outubro.
A obra inclui reforma do telhado e do piso; demolições, construções e instalação dos novos sistemas hidráulico e elétrico; pinturas decorativas de forros e paredes e os retábulos, e pinturas sobre telas, mobiliário, esculturas e objetos sacros.
Um dos trabalhos mais delicados e minuciosos é o da restauração das pinturas em tela. É nisso que trabalha Amanda Teixeira. Ela é uma das sete integrantes da equipe de auxiliares de restauração em tela, que chegou a trabalhar dez horas por dia. Estudante do curso de Artes Visuais, da Universidade Federal do Pará, ela conta que tem tido uma experiência muito positiva na Catedral, não apenas como artista, mas também como cidadã. 'É uma experiência que vou levar para o resto da vida', afirma.
Limpeza mecânica, química, enxerto, nivelamento, envernização e reintegração são algumas das etapas do processo de restauração. As telas, que datam do século XVIII precisaram de até cinco meses para uma completa restauração.
Gislande Vasconcelos é assistente de restauro de esculturas. Ela diz ser privilegiada por fazer parte do processo histórico de reforma da Catedral. 'Parece que estou contribuindo com uma parte de mim para Deus. Sei que a igreja foi feita pelo homem, mas tem um significado religioso. Por isso me sinto privilegiada', diz a católica Gislande.
A obra conta com a experiência do pedreiro de restauração Mário Aires, que já participou de obras em outras igrejas integrantes do patrimônio histórico de Belém, como a de Santo Alexandre e a Igreja do Carmo. 'Espero que daqui a dez ou 20 anos eu possa entrar e dizer para os meus filhos e netos que trabalhei aqui. Iria me sentir muito orgulhoso', ressalta.
“É bom demais trabalhar na casa de Deus”
O eletricista José Oliveira, que acompanha o Círio de Nazaré com a família todos os anos, conta que sempre que entrar na Sé lembrará dos quase cinco anos em que ajudou a torná-la mais bonita. 'É bom demais trabalhar aqui, na casa de Deus', acrescenta. Ao falar sobre o trabalho na Catedral, o operário Fabrício da Silva cantarola um trecho da música 'Cidadão', do compositor mineiro Zé Geraldo, regravada pelo cantor paraibano Zé Ramalho: 'Tá vendo aquela igreja, moço? Ajudei a levantar...'.
Fé e dedicação profissional se misturam no trabalho de restauração da Catedral e mudam a vida de quem participa da obra. O baiano Sílvio Vieira, pintor de restauro há 18 anos, veio passar férias em Belém em 2008. Visitou a igreja e ali descobriu uma oportunidade de trabalho. Ajudou na reforma do teto, das paredes, das telas, molduras e imagens. Em Belém, se casou com uma paraense, com quem tem uma filha de cinco meses. “Já sou paraense. Vou ficar por aqui. Bahia, agora, só a passeio”.
Mãe entrega filho à polícia
A mãe de Eder Moises da Silva, o 'Olhão', de 23 anos, acabou entregando o filho às autoridades, depois de sentir a pressão que a Polícia Civil de Castanhal para capturar os envolvidos na morte do japonês Chiro Kató, cruelmente trucidado a golpes de enxada, na madrugada do domingo retrasado, na região onde fica a agrovila de Castelo Branco. 'Olhão' é acuado do crime juntamente com um adolescente de 17 anos, Francisco Eriton Souza de Oliveira, o 'Curió', de 20, e Paulo Roniere Góes. A vítima, que em setembro iria completar 80 anos, voltou há poucas semanas do Japão para se readaptar à vida no Brasil, mais precisamente à zona rural de Castanhal.
Dos quatro acusados, apenas Paulo Roniere falta ser preso. Ele está com sua prisão temporária decretada pela juíza Heloisa Helena da Silva Gato, de 3ª Vara Penal da Comarca de Castanhal. Familiares da vítima acreditam que com o empenho com que a policia está investigando o caso, que teve grande repercussão em Castanhal, será somente uma questão de tempo para que o criminoso vá parar atrás das grades.
Segundo a polícia, Paulo Roniere não tem muitas opções de fuga, e deve estar se escondendo em casas de parentes. Sem dinheiro e sentindo que está sendo caçado, existe até a possibilidade de que ele se entregue.
A família de Chiro Kato disse lamentar bastante que, embora algumas pessoas que residem naquela agrovila e comunidades próximas tenham colaborado para prender os bandidos, a maioria preferiu optar pela lei do silêncio. Ou por conhecer ou por ter algum tipo de parentesco com os acusados. 'Olhão', por exemplo, estava escondido numa casa de um parente que fica próxima de onde a vítima residia. Foi justamente a pressão policial e por ele não ter aonde ir, que fizeram com que sua mãe preferisse entregá-lo à polícia.
Participam da busca os investigadores Daruês, Mateus e Muniz, da Divisão de Homicídios, além de policiais da 12ª Seccional da Jaderlândia, sob o comando do delegado Marco Alberto Pereira dos Santos, e da Superintendência da Polícia Civil na região do Salgado, até ontem sob o comando interino da delegada Nilma Lima. A polícia pede que quem souber do paradeiro de Paulo Roniere, o ultimo foragido, telefone para 37213344 ou 37251555.
Feirante atira para o alto em Val-de-Cães
Policiais militares vinculados à 1ª Zona de Policiamento (Zpol) prenderam e conduziram à Seccional Urbana da Sacramenta o feirante Gilberto da Silva Ribeiro, de 40 anos. Ele, que não possui passagem pela Polícia Civil, é acusado de ter efetuado disparos a esmo com um revólver calibre 38 no quintal de sua casa, no bairro de Val-de-Cães, e gerado pânico entre vizinhos. Depois de ser preso, Gilberto depôs às autoridades policiais e informou ter se irritado com alguns vizinhos, mas mesmo assim acabou autuado por porte ilegal de arma, com base na lei de número 10.826. O feirante permanece no xadrez da seccional até sua situação ser comunicada à Justiça.
Residente na passagem Assembleia, próximo à avenida Júlio César, no bairro de Val-de-Cães, Gilberto foi denunciado por vizinhos ao efetuar dois disparos para o alto por volta das 22h de sábado. Assustados, os moradores acionaram o Centro Integrado de Operações (Ciop), que enviou a viatura 2136, comandada pelo sargento Damião da Silva, da 1ª Zpol, para averiguar a situação. Ao chegar à casa do feirante, a polícia não encontrou sinais dos disparos. Porém, uma revista cuidadosa na casa fez com que o revólver de calibre 38, marca Taurus, fosse encontrado embaixo de um cesto de lixo.
A arma estava enrolada em uma fralda, carregada com cinco munições - três delas não deflagradas. Sem oferecer resistência, Gilberto foi conduzido à Seccional da Sacramenta e autuado por porte ilegal de arma, com base nos artigos 12 e 15. Muito nervoso, ele disse ter 'perdido a cabeça' e estar muito arrependido do que vez. Sua versão é a de que há uma antiga rixa entre vizinhos na área em que mora, pouco atrás do hotel Vila Rica, e que provocações lhe foram dirigidas durante o sábado. Um inquérito foi instaurado para apurar a procedência do revólver.
Pantera dá show em casa
Na estreia do técnico Lúcio Santarém à frente do time, o São Raimundo fez o seu dever de casa, derrotando o Cristal/AP, por 4 a 1, na tarde/noite de ontem, no estádio Colosso do Tapajós, em Santarém. O resultado assegurou ao Alvinegro a classificação antecipada à quarta fase da Série D do Brasileiro, independente da partida de volta, dia 13 de setembro, no Amapá. A grande estrela do jogo foi o apoiador Michell, autor dos quatro gols do time do Baixo-Amazonas, três no primeiro e um no segundo tempo do confronto. A torcida da Pantera deixou o estádio fazendo grande festa pelas ruas de Santarém.
O São Raimundo iniciou a partida procurando se impor em campo. Logo aos dois minutos Michell quase abriu o placar. O Cristal tentava se fechar a partir da intermediária. Aos poucos o time visitante foi saindo mais para o jogo, abrindo espaço ao adversário. E foi assim que, aos onze minutos, o mesmo Michell balançou a rede cristalina. A jogada começou com João Pedro, que serviu a Hélcio. Este percebeu a penetração de Michell na área. O meia bateu com maestria, sem defesa para o goleiro. O gol mexeu com o Cristal, que foi pra cima e quase empatou, três minutos depois, por intermédio de Demir, após cobrança de falta de Renan.
O jogo era equilibrado, com as equipes se atacando sem trégua, mas com poucos lances de real perigo nas áreas. Neste período, a melhor chance foi do Cristal, mas Jardel, após bate-rebate na área, finalizou para fora. O São Raimundo, no entanto, empurrado pela torcida, chegou a dois gols relâmpagos, ambos anotados por Michell. No primeiro, o meia aproveitou rebote num chute de Trindade, que acertou a trave, aos 30 minutos. Dois minutos depois, Michell recebeu a bola de João Pedro, passou pelo goleiro e mandou para a rede, fazendo 3 a 0. A partir daí, o São Raimundo passou apenas a administrar a vantagem até o final do primeiro tempo.
O São Raimundo tomou a iniciativa de ataque, no segundo tempo. Nem bem a bola voltou a rolar e Pitbull quase aumentou o placar. Poucos minutos depois foi a vez de Hélcio perder o que seria o quarto gol alvinegro. O Cristal não mostrava o menor poder de reação, chegando a levar sufoco da Pantera, que voltou a perder gols com Déo Curuçá e Hélcio, este acertando a trave. Mas, aos 28 min, Demir, aproveitando contra-ataque diminuiu a vantagem alvinegra. A reação alvinegra veio aos 35 min, com Michell anotando o quarto gol dele e da equipe santarena, depois de jogada iniciada pelo atacante Garrinchinha, decretando o placar final do jogo.
Leão empata em amistoso: 1 a 1
Ao empatar por 1 a 1 ontem à noite em Marabá o Clube do Remo manteve a invencibilidade de oito jogos nessa fase sem amistosos. Mas o jogo com o Internacional, equipe da localidade de Morada Nova, foi provavelmente o teste mais forte que o Leão Azul teve até aqui. Os comandados de Sinomar Naves estiveram em desvantagem no placar durante quase toda a partida e só conseguiram e igualdade nos minutos finais. O confronto também foi complicado no quesito disciplinar. Os azulinos deixaram o estádio Zinho Oliveira reclamando bastante da arbitragem. Ao todo, três jogadores do Remo e dois do Internacional foram expulsos.
No começo dessa fase sem jogos oficiais o técnico do Remo salientava que as dificuldades que ela traria - viagens longas e desgastantes, acomodações acanhadas, campos ruins e adversários mais peladeiros que profissionais - trariam um certo ganho para os atletas, especialmente os mais jovens, que ganhariam em amadurecimento. Se a viagem, a acomodação e o gramado em Marabá são bons, o adversário completou o último componente citado antes.
Vá lá que o time de Morada Nova teve alguns profissionais, como Marcondes e Caçula - o ex-jogador e hoje deputado estadual Robgol, que era dado como reforço do time, não jogou -, mas os jogadores do Internacional entraram em campo como se estivessem por disputar quase uma decisão, e não um jogo festivo e com caráter beneficente. 'Nós viemos para jogar futebol, mas parece que o adversário não, e com a complacência da arbitragem. O Remo é um time composto basicamente por jovens e é normal que acabe por entrar no clima em que estava a partida', comentou Sinomar, que lembrou do fato do jogo ter servido ao amadurecimento dos mais novos. 'O importante é que mesmo com essas dificuldades eles se apresentaram bem. Isso os faz crescer como profissionais.'
O Internacional abriu o placar aos 37 minutos do primeiro tempo através do atacante Hermano, quando era o Remo quem mandava na partida. Ele aproveitou um contra-ataque puxado pelo lateral-esquerdo Marcondes e chutou de pé direito na saída do goleiro Evandro. O Leão Azul só empatou aos 42 da etapa final. O atacante Hélinton fez boa jogada e rolou para trás para o meia Paulo André dominar, livrar-se do marcador e chutar colocado no canto.
Paulo André tem 17 anos e, como a delegação que viajou a Marabá não tinha reservas para o ataque, foi incumbido de atuar mais avançado e aproveitou a chance. 'Esse gol veio em boa hora para evitar uma derrota. Ganhei essa oportunidade do professor Sinomar e acho que me saí bem', disse o jogador, que defendeu o titular da posição. 'O Alessandro vem jogando bem, infelizmente não está tendo sorte nas finalizações', completou Paulo André. Em tempo, Alessandro ainda não marcou nenhum gol nos amistosos.
Fim das férias é antecipado
Fora do Brasileiro da Série C e sem nenhuma competição prevista para o restante do ano, o Paysandu resolveu antecipar as férias dos jogadores (os que têm vínculo federativo com o clube) e a volta aos treinamentos estava marcada para o dia 1º de dezembro. Mas o presidente Luiz Omar Pinheiro - conforme antecipou o Amazônia - foi convencido a voltar atrás nesta decisão e antecipou o retorno dos atletas para o próximo dia 21.
Ainda não se tem o nome do treinador que vai receber a equipe na reapresentação, mas tudo indica que não será Válter Lima. O presidente bicolor revelou aos parceiros de diretoria que já tem um nome para substituir Valtinho no comando do time. O dirigente embarca hoje para São Paulo com o objetivo de acertar logo com o novo comandante.
Ninguém na Curuzu confirma, mas este treinador seria Jorginho, ex-jogador do clube e atual auxiliar-técnico de Muricy Ramalho, no Palmeiras-SP. 'O presidente está conversando com um treinador que tem perfil para comandar o time do Paysandu, mas só vamos dizer o nome dele quando estiver com o contrato assinado', disse o diretor de futebol Antônio Cláudio da Costa, o Louro.
Questionado sobre a possibilidade do técnico Givanildo Oliveira ser novamente convidado para assumir o time, Louro afirmou que apesar do bom histórico do treinador na equipe o nome dele não foi cotado dessa vez.
Na avaliação do cartola bicolor, Givanildo está muito bem no América-MG, que acabou de subir para a Série B sob o comando do treinador pernambucano, e o Paysandu não tem como fazer uma proposta melhor do que a do clube mineiro.
Em relação à saída do centroavante Torrô, que rescindiu contrato na sexta-feira passada para assinar com o São Raimundo, Louro afirmou que teve que aceitar o pedido do atleta, pois ele não estava disposto a ficar longe de competições oficiais até o final do ano.
'Eu conversei com o Torrô e ele mostrou o desejo de sair, pois estava animado para disputar a Série D pelo São Raimundo. O presidente Luiz Omar aceitou de pronto dizendo a ele que as portas estão abertas para um possível retorno no futuro próximo', revelou.
Enquanto Luiz Omar estiver em viagem, as negociações para a renovação ou dispensa de jogadores locais estão suspensas. O presidente, no entanto, adiantou a alguns jogadores que tem interesse em suas permanências. Pelo menos foi isso que ouviram o lateral-esquerdo Aldivan, o volante Lê, o meia Lecheva e o atacante Zé Augusto, que deixaram encaminhadas suas renovações de contrato.
'Está tudo praticamente certo entre o clube e eu. Só vou aguardar o retorno do presidente deste viagem para fechar tudo com ele. Tenho certeza que vamos chegar a um bom acordo, pois há interesse dos dois lados na renovação', comentou Lecheva.
O tempo
A temperatura máxima será de 34ºC e a mínima, de 23ºC.
A umidade relativa do ar varia de 62% a 88%.
Nesta segunda-feira, o sol brilha forte em praticamente todas as áreas da Região. O ar seco deixa o tempo firme no Tocantins e no sudeste do Pará. Nas demais áreas, o sol também aparece e o calor e a alta umidade provocam pancadas de chuva. Chove forte principalmente no oeste do Amazonas e do Acre.
As previsões são da Climatempo.
domingo, 30 de agosto de 2009
Belchior está morando em cabana no Uruguai, diz jornal
O músico Belchior, cujo desaparecimento virou notícia nesta semana na imprensa brasileira e mundial, está vivendo em uma cabana em San Gregorio de Polanco, no Uruguai, informa uma reportagem do jornal uruguaio "El País".
O jornal cita a reportagem exibida pelo "Fantástico" no último domingo, que deu origem à repercussão sobre o desaparecimento do cantor, e afirma que encontrou com Belchior, que "não quis falar sobre assuntos pessoais".
A reportagem do "El País" diz ainda que conversou com a mulher do músico por telefone e ela afirmou que não entendia como poderia falar sobre seu desaparecimento, já que o músico se apresentou recentemente e "é de conhecimento público que está trabalhando em novos projetos".
Edna Assunção de Araújo disse ainda que Belchior está em San Gregorio de Polanco em busca de tranquilidade: tanto para compor quanto para pensar em seu futuro.
A reportagem, publicada na versão eletrônica do jornal, afirma ainda que outras informações sobre o paradeiro de Belchior serão publicadas amanhã.
Um olhar pela lente
Inpe diz que 20% de florestas estão se recuperando
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou hoje (28) os primeiros dados sobre a regeneração de áreas de florestas desmatadas na Amazônia. O levantamento preliminar do Inpe feito para o Amapá, Pará e Mato Grosso mostra que, em média, 20% da floresta derrubada está conseguindo se recompor.
Para o cálculo da área em regeneração, o Inpe considerou as áreas em que a floresta conseguiu crescer o suficiente para que os satélites identificassem a cobertura vegetal. O levantamento utilizou as imagens de 2007. No Pará, dos 233.399 quilômetros quadrados (km²) derrubados, cerca de 50 mil km² estavam em processo de regeneração, 22% do total.
No Amapá, o Inpe registrou um percentual de regeneração de 25%, com 619,7 km² de área em recuperação dos 2,4 mil km² desmatados no estado. Em Mato Grosso, do total de 201.798 km² desflorestados, 22,1 km² estão se regenerando, o equivalente a 11%.
Os dados mostram que o uso da terra é mais intenso em Mato Grosso, onde a floresta foi substituída por culturas agrícolas – principalmente a de soja – que no Pará, onde o desmatamento abre pastos para a pecuária, e as áreas de pastagem são abandonadas após alguns anos.
De acordo com o Inpe, o acompanhamento da recuperação da floresta vai permitir avaliar o tempo de vida da chamada vegetação secundária e monitorar o quanto de carbono as novas árvores absorvem.
Os números foram apresentados durante a inauguração do Centro Regional da Amazônia, nova unidade do Inpe, em Belém (PA). A ideia é que o centro gradativamente passe a concentrar o monitoramento e as pesquisas sobre a Amazônia feitas pelo instituto.
Ana Júlia pode mandar engomar o “fato”
Ora , ora, até que o cenário não é ruim para a governadora, senão vejamos.
Em todos os cenários está o 2º turno. O adversário mais difícil é Jader, que fica em empate técnico e dificilmente disputa nestas condições quando para o Senado, com duas vagas disponíveis, aparece como franco favorito. Ela é a única que tem obras para inaugurar até junho de 2010 e assim pode combater a rejeição e melhorar os índices. Concorrerá sem desincompatibilizar-se. Poderá até ano que vem dispor dos instrumentos do Estado para atender prefeitos, vereadores e lideranças políticas, o que os demais (a não ser Jader) não têm. Apoiará uma candidata a presidente que, tudo indica, também estará no segundo turno e, por fim, terá o apoio do principal eleitor do Brasil - Lula. E a oposição, terá o quê?
-------------------------------------------
Do Espaço Aberto:
Em resumo, segundo o comentário do Anônimo: Sua Excelência pode mandar engomar o “fato” para iniciar o segundo mandato, a partir do dia 1º de janeiro de 2011.
-------------------------------------------
De outro Anônimo, respondendo ao de cima:
A oposição não terá - já tem José Serra em primeiro lugar de acordo com as últimas pesquisas, a despeito da "Mãe do PAC" estar todos os dias na Imprensa apoiada pelo grande eleitor Lula, que não conseguiu emplacar Marta Suplcy na Prefeitura de São Paulo, perdendo para o Kassab, do DEM.
Quanto à pesquisa feita aqui, repito a pergunta de outro anônimo: por que não fizeram uma simulação com o Jatene?
Jatene é candidato declarado à eleição e não me parece certo deixá-lo de fora das pesquisas.
Arte lapidada na fotografia
Sefa garante recepção de notas fiscais no Maranhão
Segundo auditor fiscal Marco Antonio Tavares, da Coordenação do Itinga, o trabalho é desenvolvido em duas etapas: a abordagem dos caminhões é feita no Maranhão e a digitalização no Itinga. “A gente está trabalhando normal, pegando a documentação, gerando os débitos e fazendo o controle de mercadorias. Assim fica mais tranqüilo administrativamente e também ajuda a preservar os colegas, para não haver exaltação dos grevistas”. O trabalho no Itinga, que é a maior unidade de fronteira do Pará, está sendo acompanhado por um procurador do Estado.
Neste domingo, todas as unidades fazendárias estão funcionando.
Ontem (29), no final da tarde, a Polícia Militar (PM) desobstruiu a pista em frente à unidade fazendária de Itinga, em Dom Eliseu, que fora tomada por grevistas a fim de impedir a passagem de veículos no local. A medida ocorreu para garantir o trabalho da Sefa e a integridade dos grevistas, dentro da legalidade, sem prisões e garantindo a manutenção da ordem pública. Segundo o coordenador do Itinga, a atitude da PM foi uma medida de segurança. A orientação do Governo para a PM é garantir a segurança e manter as vias desobstruídas, mas agir com cautela para evitar o confronto com os grevistas.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Sefa
E Palocci, se reelege ou não?
Em resumo: acham que Palocci, daqui para a frente, conseguirá se eleger no máximo síndico de prédio.
O poster só acredita nessas opiniões porque ele mesmo ouviu algumas.
É inacreditável que alguém possa pensar assim.
Ora, se Palocci passasse à condição de réu perante o Supremo, isso já não seria tanto problema para se eleger novamente; imaginem vocês Palocci livre de ser processado pela mais alta Corte do País!
E mais: basta olhar no entorno do cenário político-eleitoral e contar quantos políticos – com mandato e sem – são réus em processo dos mais cabeludos.
Contem quantos já não foram condenados em várias instâncias.
Contem quantos se locupletaram na vida pública, o que é visível pelas fortunas amealhadas coincidentemente a partir do momento em que essa turma – uma grande turma – começou a despontar na vida pública.
Contem e depois respondam: Palocci, livre de ser processado pelo Supremo, tem ou não condições de se eleger até presidente da República?
Tem ou não tem?
Cidade-irmã
Quem disse que Jader...?
Em política muito se fala, muito se cogita, mas ninguém sabe de fato. Quem disse que Jader quer ir pro Senado com tudo pegando fogo por lá? Quem disse que Jader quer o apoio de Ana se pode contar com o apoio de Lula? Quem disse que Jader quer ser o candidato do PMDB pro Governo do Estado correndo o risco de não ser eleito e ficar sem mandato? Quem disse que Jader não está confortável como deputado federal, onde pode exercer sua forte e sabida influência política sem ser incomodado?
Enfim, Jader é um craque que só precisa ser convocado pra seleção pra ter seu passe elevado ao nível das grandes estrelas.
Secretário da Sefa acha “bobagem” denúncia de nepotismo
As pessoas apontadas como cunhados do secretário, por serem irmãos de sua mulher Tânia Maria da Silva Costa (que exerce um DAS na Casa Civil da Governadoria), são Vera Lúcia Costa Sousa, diretora Fazendária; Humberto Brás Costa Júnior, secretário de Gabinete (chefe da Célula de Patrimônio), e Ronaldo Luís Silva de Sousa.
Menciona-se ainda Keila Ribeiro dos Santos, esposa de Flávio Marcelo Trindade, irmão do titular da Sefa. Ela trabalha no gabinete do secretário, contratada pela Fadesp, que presta serviços à secretaria.
A relação incluiria, além desses quatro servidores, Maria de Nazaré Maués Bentes de Sales, que exerce DAS e atua no Cerat Belém (Central de Serviços situada na avenida Gentil Bittencourt). Ele vem a ser esposa de Jó Bezerra de Sales, o mesmo que, segundo foi revelado em maio deste ano, desempenha cargo comissionado na Sefa, mas não é servidor de origem da própria secretaria.
Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará (Sindtaf) considerou ilegal a inexigibilidade de licitação para que Jó cursasse mestrado em gestão pública na Universidade de Trás os Montes e Alto D’Ouro, em Portugal. Àquela altura – no mês de maio -, Jó cursava mestrado em Portugal havia cerca de um ano. O curso no qual está matriculado é semipresencial, ou seja, não lhe exige presença permanente em Portugal.
Mas em julho do ano passado, Jó Sales, segundo apurou o Sindtaf, ficou em Portugal.
“Cunhado não é parente”
O blog entrou em contato, por telefone, com o secretário José Raimundo Trindade tão logo recebeu as informações sobre a presença de cunhados seus exercendo funções de confiança na Sefa.
“Primeiro, que cargo DAS é cargo de confiança. Além disso, o Supremo Tribunal Federal já decidiu que cunhado não é parente; não é nem aderente. E nós estamos no meio de uma luta política. Portanto, denúncias como essa são uma bobagem. Não passam de uma bobagem. E bobagens eu só discuto em outros fóruns”, encerrou o secretário, desejando boa noite ao repórter.
Que igualmente lhe desejou boa noite.
Greve afeta serviços da Sefa em 75%. Secretaria nega.
Segundo o sindicato, no sábado passado (22), até as 17h, foram registrados no posto de Itinga 6.700 documentos fiscais. Ontem, até o mesmo horário, esse número caiu para apenas 1.700, equivalente a apenas 25% em relação ao movimento de uma semana atrás.
O registro de 1.700 documentos não significa, obviamente, que 1.700 caminhões tenham passado pela barreira. Isso porque o número de documentos relativos à mercadoria transportada varia de caminhão para caminhão, de carreta para carreta. Assim como determinada mercadoria pode ser registrada em um ou dois documentos, outras mercadorias podem corresponder a dezenas.
Mas o Sinditaf aponta o movimento no posto do Itinga como um indicador seguro de que a greve, com duração prevista até a próxima quarta-feira, 2 de setembro, está tendo uma grande adesão, que deve aumentar ainda mais a partir da próxima segunda-feira.
Funcionamento é normal, diz a Sefa
O secretário da Fazenda, José Raimundo Trindade, informou na noite deste sábado ao blog, por telefone, que foi de “plena normalidade” o funcionamento no conjunto dos sete postos situados em áreas de divisa do Pará.
“Não sei de onde eles tiraram esses dados”, contrapôs o secretário, referindo-se ao Sinditaf, quando informado pelo repórter que, segundo o levantamento do sindicato, apenas 1.700 documentos fiscais haviam sido registrados até o final da tarde dete sábado.
Segundo o secretário, a diretoria de Arrecadação da Sefa ainda está fazendo o balanço para divulgar os dados, com maior precisão, apenas na segunda-feira. “Além disso, não se pode comparar um sábado com outro. Nós precisamos é ter uma média. É um dado impreciso [o apresentado pelo Sinditaf], ligado à luta política, porque esta é uma greve política”, resumiu o secretário.
Coordenador do Itinga se exonera após repressão da PM
A decisão de Tavares foi uma reação a ações de policiais militares, que, segundo informações do Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará (Sinditaf), jogaram bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta em grevistas que faziam uma manifestação no posto do Itinga.
“Estamos em uma sociedade democrática. O Poder Público não pode agir desta forma contra servidores públicos”, afirmou o presidente do Sinditaf, Charles Alcântara, em declarações ao Diário do Pará Online.
Ana Júlia diz que seu futuro político pertence a eleitores
Mendes estava em Barcarena, na sexta-feira (28) - quando foi inaugurada a rampa rodofluvial do Porto de Vila do Conde, primeira obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) entregue no Pará -, e aproveitou, juntamente com outros jornalistas, para abordar a governadora sobre vários temas. A entrevista foi transmitida no Jogo Aberto deste sábado, pela Rádio Tabajara FM.
Em relação à substituição da secretária de Educação, Iracy Gallo, acusada de improbidade no caso dos kits escolares, Ana Júlia disse apenas que essa é uma questão de ordem administrativa que será anunciada no momento oportuno.
Sobre a disputa pelo Senado, referiu-se ao deputado federal Paulo Rocha – uma das lideranças do PT no Pará, mas que vive às turras com Ana Júlia e sua tendência, a Democracia Socialista (DS) – como uma “alternativa importante”, para disputar uma vaga de senador, na eleição de 2010.
Após manifestar, também sucintamente, a sua expectativa de que, na próxima legislatura, com início em 2011, o Pará será bem representado por três senadores, a governadora, quando provocada por Mendes a falar sobre seu futuro político, limitou-se a dizer em meio a risos – que estiveram muito próximos de uma gargalhada -, que “o meu futuro político pertence aos meus eleitores”.
E mais não disse a governadora e nem lhe foi perguntado, porque as perguntas de outros tantos coleguinhas que a entrevistavam, sobretudo os de Barcarena, eram daquelas feitas na medida para que ela dominasse a pelota, matasse na coxa, arriasse no terreno e fizesse um golaço.
E vocês precisam ouvir Sua Excelência falando em “possibilidades imensas...”
“Possibilidades imensas...” de quê mesmo?
Sabe-se lá.
Só Sua Excelência é que poderá explicar pra vocês.
Ah, sim. Tem mais: Ana Júlia disse que bastava Carlos Mendes marcar com sua assessoria uma entrevista no Jogo Aberto que ela comparecerá ao programa, “com todo o prazer”, para falar ao vivo e em cores.
Mendes, caro amigo, convém que você não acredite.
Não acredite tanto assim...
Mas torçamos que seja verdade a promessa de Sua Excelência.
Pelo menos essa promessa.
Um preço muito alto
Nunca um ditado popular esteve em alta como agora: "Manda quem pode, obedece quem tem juízo". Algumas figuras importantes da política começaram a trabalhar no teatro de marionetes, e não se trata de ficção. Mãos certeiras e habilidosas manipulam esses fios invisíveis e não poderia ser ninguém que não fosse o Nosso Guia.
Ultimamente, o criador tem se utilizado da taxidermia e expõe seus troféus para que todos vejam quem manda. Entre muitos, está o do senador Aloizio Mercadante. Nosso Guia assume nos bastidores o comando do fragilizado e fragmentado PT, lidera a operação para salvar o senador José Sarney de investigação e tira o pouco de musculatura que ainda restava da agremiação.
Como bom taxidermista, Nosso Guia o obrigou a encenar o teatro de salvar a pele de um inimigo histórico do partido, o presidente do Senado, fazendo o mesmo papel de guarda-costas desempenhado com todo esmero por Fernando (Indiana) Collor e o "notável" Renan Calheiros, que dispensam apresentações.
Todos sabem que partiu do presidente Lula - para o presidente representa tranquilidade nesses momentos de turbulências na Corte - a ordem para poupar Sarney a qualquer custo no Conselho de Ética do Senado, mesmo que esse custo fosse a implosão do que ainda restava de pudor nas fileiras petistas.
Nosso Guia reduziu moralmente seu partido ao abrir mão de aliados históricos, como foi o caso da senadora acreana, Marina Silva, que deixou o PT por discordar dos caminhos trilhados; o outro foi o senador Flávio Arns, que disse: "Me envergonha estar no Partido dos Trabalhadores. O partido pegou a folha da ética e jogou no lixo"; o presidente Lula certamente tem em mente um plano auspicioso (coisas de Caminho das Índias). Penoso será convencer as pessoas de como algo que se imagina virtuoso possa passar pela salvação do dândi maranhense.
Por outro viés, o governo precisa do PMDB para viabilizar seu projeto de poder. É exatamente aí que aparece a fatura pesada. Se para passar recibo for preciso fazer alguns sacrifícios, como defender corruptos ou enfraquecer a agremiação que levou Nosso Guia ao poder, segue-se em frente, sem o mínimo constrangimento.
Apreensivo, Nosso Guia determinou a Ricardo Berzoini, presidente do PT e o seu chefe de gabinete, Gilberto Carvalho, que levassem a seguinte ordem ao senador Aloizio Mercadante, líder do partido no Senado: "É para salvar Sarney".
-------------------------------------------
“Todos sabem que partiu do presidente Lula - para o presidente representa tranquilidade nesses momentos de turbulências na Corte - a ordem para poupar Sarney a qualquer custo no Conselho de Ética do Senado, mesmo que esse custo fosse a implosão do que ainda restava de pudor nas fileiras petistas.”
-------------------------------------------
Embora tenha sido exitosa, a missão não era simples. Os senadores do PT estavam entre a cruz e a espada, ou seja, entre a lealdade ao presidente e a própria sobrevivência política. A maioria não tinha problemas de consciência em absolver Sarney, mas temia se desgastar junto à opinião pública. Será? Pesquisa feito pelo instituto Datafolha, 70% dos brasileiros querem vê-lo fora do comando do Senado.
Se essa votação fosse aberta, muitos teriam vergonha e alguns votos de petistas levariam Sarney ao cadafalso. Diante de tantos problemas e um vergonhoso troca-troca, havia, porém, outro problema. O líder Mercadante já tinha dito publicamente que não patrocinaria nenhuma manobra para salvar Sarney. Para evitar humilhações, inventaram uma "viagem" para Mercadante ao exterior (Uruguai), até que ele topou, para em seguida voltar atrás. Concluiu que a manobra o desgastaria perante seu eleitorado.
A quebra do acordo irritou o Nosso Guia, e o PT que sentiu na decisão de Mercadante cheiro de traição e de uma indesejada rebelião no partido. Uma tropa de choque comandada por José Dirceu usando de todos os meios, inclusive a ameaça como argumento. Mercadante ameaçou, esperneou e no rol de tantas humilhações o PT enquadrou Mercadante. Continuará liderando a tropa petista sobre a qual ele já não exerce liderança alguma.
No mais, na coluna de Ancelmo Gois, em O LIBERAL, ele diz que as paredes do Palácio do Planalto têm ouvido. Lula confidenciou a interlocutores que, na conversa com Mercadante, foi direto ao ponto: "Nunca vi um líder renunciar. Quem é líder lidera". Que tal? A humilhação pagou um preço muito alto.
-------------------------------------------
SERGIO BARRA é médico e professor
sergiobarra9@gmail.com
Desfile escolar terá cuidado com gripe
O desfile escolar da rede pública estadual deste ano terá algumas restrições quanto ao número de participantes por conta da nova gripe, transmitida pelo vírus H1N1. A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) está orientando as escolas para que o número de participantes fique restrito a 300 alunos por unidade escolar. O mesmo cuidado está sendo tomado quanto ao número de pessoas nas arquibancadas. A ideia da secretaria é evitar aglomerações e uma possível proliferação da doença.
De acordo com o coordenador do desfile escolar da Seduc, Raimundo Pena, a secretaria resolveu também cancelar a tradicional cerimônia de abertura, que era realizada no ginásio da Escola Superior de Educação Física (Esef), porque o local é fechado. 'Estamos nos reunindo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sespa) para que a secretaria possa esquematizar a forma educativa e preventiva que será usada nos desfiles', disse.
Pena explica que os desfiles escolares dos bairros não sofrerão alteração porque são realizados em locais abertos. Além disso, segundo ele, a programação da Semana da Pátria é ampla e prevê também a realização de caminhadas cívicas e feiras cívicas e culturais. 'Estamos trabalhando e tomando todos os cuidados necessários, orientados pela equipe técnica da Sespa, para que possamos ter um desfile com tranquilidade', disse o coordenador do desfile.
Cerca de 12 mil estudantes de 40 escolas, com pelotões de 300 alunos, no máximo, participarão do desfile na Aldeia Amazônica este ano. A coordenação do desfile está se reunindo com a Sespa e com a equipe técnica da Seduc para acertar todos os detalhes da programação na Aldeia e em todos os bairros onde os desfiles escolares são realizados. 'Estamos solicitando o assessoramento para a Sespa, que detém o conhecimento científico sobre a gripe, para definir todos os detalhes do desfile', ressaltou Pena. 'Em anos anteriores, algumas escolas levavam até mil alunos para o desfile, mas este ano precisamos reduzir esse número para evitar aglomerações e a possibilidade de proliferação da gripe'.
Os desfiles escolares dos bairros serão realizados de 2 a 4 de setembro em 20 bairros da Região Metropolitana de Belém (RMB), incluindo Mosqueiro, Icoaraci e Outeiro. Segundo Pena, a Seduc também está se reunindo com as bandas das escolas para discutir a melhor forma de realizar o tradicional concurso de bandas, este ano, já que ele não poderá ser feito em locais fechados.
Escolas municipais já foram instruídas
Nas escolas da rede municipal, os desfiles são feitos nos bairros. Segundo a Secretaria Municipal de Educação de Belém (Semec), as comemorações relacionadas à Semana da Pátria são feitas nas escolas, de acordo com a orientação e a programação de cada conselho escolar. Ou seja, cada diretor de escola ou unidade escolar é responsável por organizar sua própria comemoração, que pode ser feita de diversas formas, inclusive por desfile em seu bairro. Não há, portanto, um desfile unificado, com todas as escolas da rede desfilando num mesmo evento, como ocorre com as escolas da rede estadual de ensino.
Em nota enviada à redação, a assessoria de imprensa da Semec informa que em relação aos cuidados tomados em relação à gripe A, transmitida pelo vírus H1N1, nestes eventos (desfiles escolares) e em outras situações, a secretaria já orientou todos os diretores de escolas e unidades escolares da rede municipal de ensino a seguir os procedimentos de segurança - instruídos pela Coordenação de Vigilância à Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) - e também a repassar as informações e esclarecimentos a alunos e professores.
Um ofício circular, contendo orientações de prevenção, foi expedido e enviado não apenas às escolas que fazem parte da RME, mas também a todos os departamentos da Semec. Além disso, foi feita uma reunião com todos os diretores responsáveis por escolas e unidades de ensino, na qual a importância desses cuidados, relativos à prevenção da doença, foram reforçados. Diz a nota: 'Todos os diretores das unidades educacionais ficaram cientes sobre o assunto e comprometeram-se a seguir as orientações'.
Um instrumento para cada integrante
Na banda marcial do colégio estadual Paes de Carvalho também estão sendo adotados procedimentos para evitar a proliferação da gripe A, transmitida pelo vírus H1N1. O maestro da banda, Wendell Barros, de 22 anos, conta que deu um instrumento para cada músico. Os instrumentos não podem ser usados por vários alunos. 'Definimos para que cada um tenha o seu. A ideia é evitar o contato dos instrumentos por mais de um usuário e, assim, nos proteger da possibilidade de pegar essa gripe', explicou o maestro, acrescentando que, antes dos ensaios, os alunos passam álcool líquido no bocal dos instrumentos. Os ensaios estão sendo realizados também em espaços abertos. Todas as noites, das 18h30 às 21 horas, eles se reúnem para tocar nas praças Filipe Patroni ou da Bandeira.
Moradores do Icuí cobram mais políticas públicas
A comunidade do bairro do Icuí-Guajará, em Ananindeua, começou a reagir contra a criminalidade. Com objetivo de cobrar soluções do Poder Público, dezenas de representantes de movimentos religiosos, estudantis e de associações comunitárias se reuniram no primeiro Seminário de Políticas Públicas, iniciado ontem na escola Francisco Paulo Mendes, sob iniciativa da Paróquia Santo Inácio de Loyola. Ontem, foram selecionadas propostas práticas que serão apresentadas hoje para representantes da Prefeitura Municipal de Ananindeua, do Governo do Estado e do Ministério Público Estadual, no encerramento do seminário.
A mobilização em torno do seminário foi consequência de um despertar da comunidade católica no início deste ano, durante os primeiros movimentos da Campanha da Fraternidade, desenvolvida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). No primeiro encontro para tratar sobre o tema, em março, foi apresentado o caso clássico do Jardim Ângela, uma comunidade periférica da cidade de São Paulo que conseguiu diminuir drasticamente os índices de violência a partir da mobilização social. 'Aquilo serviu como um chamamento para nós. Se eles conseguiram, a gente também pode. Mas tem que se juntar e trabalhar', diz a irmã Noely Domingos, missionária da paróquia.
Crimes contra mulher assustam Barcarena
Pelo menos uma mulher é agredida por dia em Barcarena, nordeste do Estado. Apesar disso, o município, que tem mais de 80 mil habitantes, possui apenas uma delegacia com seis investigadores, dois escrivães e um delegado para conseguir dar conta de todas as ocorrências. Foi pensando nesta situação que o movimento 'Viva Henrica de Nazaré' decidiu fazer um abaixo-assinado na cidade, que já conta com 5 mil assinaturas, para exigir da governadora Ana Julia Carepa a criação de uma delegacia da mulher no muniípio.
O pontapé inicial para a criação do movimento partiu de Fátima Menezes, mãe de Henrica de Nazaré Menezes (36), assassinada a facadas pelo companheiro há pouco mais de quatro meses, em 14 de maio deste ano. Revoltada com a forma fria como a filha perdeu a vida, Fátima decidiu reunir a comunidade para que o mesmo episódio não acontecesse com outras mulheres da região.
A primeira audiência pública para tratar do assuntou aconteceu no dia 22 de julho e teve a participação da população do município e órgãos governamentais e não governamentais. 'Se a gente se calar, minha filha vai ter morrido à toa. Não quero que aconteça com outra mulher o que aconteceu com a Henrica. A nossa família sofreu muito e ela não merecia ter perdido a vida de forma tão brutal', disse a mãe de Henrica, aos prantos.
A criação de uma delegacia da mulher é a última esperança das mulheres que vivem em Barcarena para que a cultura de violência que existe no local seja amenizada. De acordo com a irmã de Henrica, Solange Menezes, o município possui uma zona portuária, com pólo industrial, mais de 50 mil habitantes, que respondem aos critérios necessários para que a delegacia seja implantada.
O movimento 'Viva Henrica de Nazaré' já tem até uma sede para a delegacia da mulher: um prédio antigo que um dia também foi sede da zona de policiamento da cidade. 'Além do atendimento realizado por mulheres no local, queremos ainda apoio psicológico para as mulheres, já que, devido ao envolvimento emocional com os agressores, muitas delas acabam retirando a queixa da delegacia', explicou Fernanda.
Polícia não tem estrutura para investigar
Pior do que as mulheres voltaram atrás na decisão de denunciar seus agressores à polícia, é não ter infraestrutura suficiente para conseguir investigar todos os casos de agressão. De acordo com o delegado do município, Silvio Garcia, falta efetivo policial e, principalmente, viaturas suficientes para dar conta do recado. 'Aparecem muitas ocorrências por aqui, mas não podemos fazer muita coisa por essas mulheres porque falta efetivo policial e viatura para investigar o caso. Eu sou só um. Uma delegacia da mulher seria ótimo para a gente porque o nosso sistema está quebrado. Tudo é urgente por aqui. Assalto, furto, violência contra idoso, criança, é uma sobrecarga muito grande', ressaltou.
Para piorar a situação, o delegado explicou que possui duas viaturas, sendo que uma é alugada e, portanto, não pode utilizar o dinheiro do Governo para comprar gasolina. O jeito é tirar dinheiro do próprio bolso para resolver os casos mais urgentes. O escrivão Ivan Santos, que lida diretamente com as mulheres que sofreram algum tipo de violência, diz ainda que seria muito importante que elas tivessem um apoio psicológico. Isso porque a maioria se sente constrangida ao tratar de assuntos como abuso sexual com policiais do sexo masculino. Segundo ele, embriaguez e ciúmes são os principais motivos de agressão no município.
A promotora de Barcarena, Viglia Barra , também apóia a criação de uma delegacia da mulher. Mas ela será apenas um fio de uma rede muito extensa, pois, segundo Viglia, para combater a violência é preciso muito mais empenho das autoridades. 'Precisamos de psicólogos e participação ativa do Ministério Público, Polícia Militar e do Judiciário. Uma mulher que denuncia o agressor à polícia, volta para casa e ele recebe uma notificação. Quando o homem toma conhecimento da denúncia, mais uma vez é agredida. É um ciclo vicioso', ressaltou.
Leão enfrenta o Internacional
O Clube do Remo volta a campo hoje, às 18 horas, em Marabá para encarar o Internacional, equipe da localidade de Morada Nova. Será o oitavo amistoso do Leão Azul nessa fase sem competições oficiais, com um retrospecto de quatro vitórias e três empates. Para o confronto o técnico Sinomar Naves não terá dois titulares, ambos lesionados. O zagueiro Pedro Paulo e o meia Thiago dão lugar a, respectivamente, Jorge Santos e Edinaldo.
Se na zaga a perda de maior experiência é compensada pelo entrosamento de Jorge Santos e Raul, que jogam juntos desde os 15 anos, no meio-de-campo há a experimentação de Edinaldo na armação. Lateral-esquerdo que se destacou esse ano pela habilidade e pela falta de atenção tática, o jogador fará sua reestreia como titular no Leão depois da passagem pelo Águia na Série C do Campeonato Brasileiro.
'Estou me adaptando ainda à posição, mas tenho a confiança dos meus amigos e conheço o Levy há muito tempo e isso tem me ajudado bastante', afirma Edinaldo. Para o treinador, é o momento de quem está no grupo mostrar que pode garantir uma presença no elenco para o ano que vem. 'São jogadores que estão trabalhando duro no dia-a-dia e que esperam por uma oportunidade. Quando ela aparece, eles têm que aproveitar', dia Sinomar.
O time de Marabá, assim como acontece com a maioria dos times que têm enfrentado o Remo, estará recheado de jogadores profissionais e ex-atletas, como o centroavante Róbson, o Robgol. Entre os profissionais que estarão em campo estão Marcondes, Balão, ambos do Águia, e o volante Chicão, ex-Remo.
Reformulação já começou
Embora ainda vá se reunir para traçar os planos do clube para 2010, a diretoria do Paysandu, desde a eliminação na Série C do Brasileiro, já deu início à reformulação do elenco do clube. Dos 30 atletas que chegaram ao fim da campanha no Nacional, apenas aqueles que são do futebol local permanecem no clube. Todos os importados, como o goleiro Rafael Córdova, os zagueiros Luciano e Roni, o lateral Aldivan, o atacante Zé Carlos, entre outros, já foram liberados e não voltam mais para a próxima temporada. Dos importados apenas dois jogadores interessam: o zagueiro Rogério Corrêa e o meia Zeziel, que deixaram Belém apalavrados com o clube.
Os jogadores contratados no futebol local, caso do lateral-direito Leandrinho, do apoiador Michel e do atacante Torrô também fizeram acerto e não vestirão a camisa alvi-azul no ano que vem. 'Liberamos de oito a nove jogadores que não estão dentro de nossos planos para 2010', diz o diretor Antônio Cláudio, o Louro, que tem sido a fonte de informação à imprensa diante do silêncio adotado pelo presidente Luiz Omar Pinheiro.
Segundo Louro, as possibilidades de Rogério Corrêa e Zeziel retornarem são as melhores possíveis. 'Eles receberam bem o convite que fizemos', conta. 'Além disso, aqui eles sempre receberam os salários em dia, uma coisa difícil de se ver no nosso futebol atualmente', salienta Louro. Com relação aos jogadores liberados, inclusive Rogério e Zeziel, o cartola do Papão assegura que eles receberam os salários até o final de seus respectivos contratos.
'De início eles levaram uma parte em dinheiro e a outra em notas promissórias, que temos como resgatá-las dentro do prazo fixado', afirma o dirigente. O dinheiro para honrar o compromisso com os jogadores e membros da comissão técnica, conforme informa Louro, virá dos contratados firmados com os patrocinadores do clubes, no caso, Unimed, Cerpa e Banpará. 'Assim como no ano passado, não haverá pendências de salário deste ano para o clube pagar em 2010. Quanto a isso o torcedor pode ficar tranquilo que não vamos correr o risco de voltar a conviver com queixas trabalhistas na justiça', prevê.
Pantera enfrenta o Cristal
Ignorando uma suposta vantagem encontrada em uma brecha do regulamento da Série D, o São Raimundo entra em campo hoje, às 17 horas, no Colosso do Tapajós, tentando a primeira vitória contra o Cristal-AP. Um ponto é considerado vital para determinar o sucesso nos combates: não levar gol em casa. E isso exige uma atenção ainda maior dos jogadores da Pantera, já que a equipe amapaense mostrou ao longo da competição ser um visitante indigesto, com três vitórias e um empate longe de casa. A próxima partida só acontecerá daqui a 14 dias.
O técnico Lúcio Santarém, que assumiu a equipe na terça-feira, descarta qualquer possibilidade de a equipe santarena aceitar um 'acerto' com o Cristal, o que poderia beneficiar ambas as equipes no caminho para a classificação para a quarta fase, no que uma vitória para cada lado poderia ser o suficiente.
E para provar que a equipe alvinegra não pensa em nada além de seu bom desempenho, o técnico afirmou que desconhecia o fato de que o Cristal poderia vir para o jogo recheado de desfalques na equipe.
O Cristal-AP, por sua vez, vem a Santarém muito motivado depois da incrível reação protagonizada pela equipe contra o Nacional-AM, mas com problemas para armar a equipe que vai tentar a classificação. Isso porque jogadores importantes como o zagueiro Toti e o meia Lamar voltaram de contusão. Porém, os substitutos Ronaldão e Renan, que foram fundamentais na goleada sobre o Nacional, correm por fora pelo lugar na equipe.
O tempo
A temperatura máxima será de 32C e a mínima, de 23ºC.
A umidade relativa do ar varia de 56% a 85%.
Neste domingo, o tempo fica firme e o sol brilha forte e não chove no centro-leste do Tocantins. Nas demais áreas da região Norte, o sol brilha com força e faz calor à tarde. O calor e a alta umidade provocam pancadas rápidas de chuva no norte e no leste do Pará, no Amapá, em Roraima e no sul de Rondônia. Nas demais regiões, o sol aparece, mas a nebulosidade é maior e pode chover a qualquer hora do dia.
As previsões são da Climatempo.
sábado, 29 de agosto de 2009
Joaquim Barbosa será o relator de pedido contra Sarney
O ministro Celso de Mello se declarou impedido para julgar o mandado de segurança contra arquivamento de processos de José Sarney no Conselho de Ética. O ministro Joaquim Barbosa será o responsável pela análise do pedido. A ação foi apresentada por sete senadores na última quinta-feira (27/8).
A matéria tinha sido distribuída inicialmente ao ministro Celso de Mello, que se declarou impedido alegando foro íntimo. Mello chegou ao Supremo em 1989, indicado justamente por Sarney, quando o senador maranhense ocupava a Presidência da República.
A ação só deve ser analisada por Barbosa na próxima semana, quando o ministro retornará de licença médica. Há um pedido de liminar para que o arquivamento de denúncias sobre Sarney seja levado a votação no plenário do Senado.
Os senadores José Nery (P-SOL-PA), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Renato Casagrande (PSB-ES), Jefferson Praia (PDT-AM), Demóstenes Torres (DEM-GO), Pedro Simon (PMDB-RS) e Kátia Abreu (DEM-TO), que assinaram o mandado, ressaltaram que as acusações contra Sarney eram suficientes para inciar um processo disciplinar. Assinalaram, ainda, que é “forte o dano e irreparável o prejuízo à imagem e prerrogativa dos parlamentares impetrantes, com o perigo do descredenciamento e retirada de legitimidade dos parlamentares frente aos seus eleitores”.