Dois políticos da oposição, e ambos do pequenino Psol, foram apontados por 167 profissionais que fazem a cobertura jornalística do Congresso como os melhores representantes da população no Parlamento.
Na opinião deles, Chico Alencar (RJ), na Câmara dos Deputados, e Randolfe Rodrigues (AP), no Senado, são os dois nomes que hoje melhor representam os eleitores no Poder Legislativo. A dupla repete assim a dobradinha que liderou a escolha dos jornalistas de 2012.
A votação, realizada pelo Congresso em Foco em conjunto com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, é a primeira etapa do Prêmio Congresso em Foco, criado em 2006 para incentivar a população a acompanhar com mais atenção o desempenho dos congressistas.
Todos os parlamentares pré-selecionados pelos jornalistas serão automaticamente homenageados, e receberão pelo menos um diploma na festa de premiação que será realizada em Brasília, no dia 26 de setembro, no centro de eventos Unique Palace.
A sociedade define a lista final dos premiados, podendo acrescentar nomes aos escolhidos pelos jornalistas, além de determinar a ordem de classificação dos congressistas. Sua voz se fará ouvir pela internet, no período de 9 de julho a 9 de setembro, em votação que contará com o monitoramento da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).
O prêmio foi uma decorrência natural da proposta editorial que tem orientado este site desde o seu lançamento, em fevereiro de 2004. Uma proposta que é, sobretudo, jornalística, e envolve o esforço para trazer à tona temas, levantamentos, reportagens e artigos de opinião que contribuam para ampliar o conhecimento da população sobre os seus representantes. Mas que também inclui, na outra ponta, a disposição de contribuir para a mudança de hábitos políticos.
Um exemplo é a nossa atuação em relação aos parlamentares acusados criminalmente.
Em março de 2004, mês seguinte à sua criação, o Congresso em Foco levou ao ar a primeira lista de políticos processados a sair na imprensa brasileira. Foi o pontapé inicial do debate público sobre os chamados “ficha suja”, que ganhou corpo nos anos seguintes, a ponto de motivar a sociedade a oferecer, por meio de suas organizações próprias, uma resposta ao problema – o projeto de iniciativa popular que resultou na Lei da Ficha Limpa. Aderimos de corpo e alma àquela campanha, ainda na fase de coleta de assinaturas. E, claro, continuamos de olho nas denúncias criminais contra os parlamentares.
É, aliás, impedido de receber o Prêmio Congresso em Foco quem responde a inquéritos ou ações penais no Supremo Tribunal Federal (STF), assim como aqueles acusados de grave violação aos direitos humanos.
Patrocinado pela Ambev e pela Petrobras, o Prêmio Congresso em Foco 2013 tem o apoio da APCF, da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), da Associação Nacional dos Auditores Ficais da Receita Federal do Brasil (Anfip), do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp) e da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), contando com a parceria institucional do Sindicato dos Jornalistas e da ONG carioca A Voz do Cidadão.
2 comentários:
Xiii, então os "grandes conselheiros" do gobierno cumpanheru estão fuera.
Confiram: Sarna, Maluf, Delfin, Renan, Barbalho foram listados?
Só para não fugir da rotina, novamente não temos um parlamentar do Pará nessa relação. Será que algum dia vamos tomar vergonha na cara e começar a votar melhor, ou até mesmo, não votar mais nessa corja que só faz mal ao nosso Estado e bem para os bolsos deles? Acorda Pará!!!
Postar um comentário