Da jornalista Lilian Leitão para o Espaço Aberto, sob o título acima
No último dia 24 de junho, por volta das 6h10, fui vítima de uma colisão na rua da minha casa. Eu entrava na via e um veículo, que vinha na contramão, me atingiu. O motorista causador do acidente foi obrigado a fazer o retorno indevido porque a Cosanpa – sempre a Cosanpa – fechou a rua para realizar “serviço de manutenção de rede” e não garantiu nenhuma sinalização preventiva – ressalte-se que essa prática da Cosanpa, ali, é recorrente. Depois do acidente um funcionário da Cosanpa apareceu com uma placa, por volta das 8h, e pôs no local. Em outras palavras: não havia quaisquer avisos na entrada da via, apenas aquelas fitas amarelas isolando a “obra” – que aliás hoje está fechada sem que a pista fosse recuperada (só tem uma imundície de terra revirada).
O rapaz acionou pelo 0800 o seguro do carro dele, que é da seguradora Mapfre, contratada através do Banco do Brasil, que mandou um guincho para levar meu carro para a oficina que eu escolhi, a Pará Pintacar, na avenida Pedro Miranda. Eu e o causador do acidente fomos até a Delegacia do Marco e registramos ocorrência, atendendo exigência do seguro.
Eu, sinceramente, me surpreendi com a “eficiência” do seguro. Mas me precipitei no julgamento. Pelo telefone, a atendente da Mapfre disse que o prazo para liberação dos serviços era de 24 horas e me solicitou o envio do Boletim de Ocorrência pelo site da empresa, o que foi feito. Ela nada mais pediu. Fiquei tranquila. No dia seguinte, 25 de junho, recebi um e-mail da Mapfre informando que o prazo era, na verdade, de 72 horas. Liguei para o escritório local da Mapfre para me informar e tentar agilizar tudo. O perito Luís Cláudio Sardinha, que me atendeu, me pediu mais documentos: o do carro e a minha carteira de habilitação. Levei. Ele me disse que o serviço seria liberado em até 72 horas. Ou seja, até quinta-feira, dia 27 de junho. Só que não foi. Liguei e cobrei dele, que foi vago, repetindo irritantemente, apenas, que estava no prazo. Me estressei, lógico, como qualquer consumidor desse País – que todo santo dia é lesado por essas grandes empresas que vendem o céu para que compremos seus produtos ou serviços e depois nos tratam como se prestassem favores. Mas a criatura não recuou.
Na sexta-feira, 28, recebei a notícia, da oficina, de que o serviço fora autorizado e que à tarde eu seria comunicada dos que seria feito do meu carro à tarde. Pois bem, aí começou meu suplício. A criatura Luís Cláudio me ligou dizendo que a autorização havia sido cancelada para determinar melhor as circunstâncias do acidente. Como assim determinar melhor, se estava tudo lá no BO? Perguntei o motivo, ele só repetia isso (deve ter trabalhado com telemarkenting)... E ainda disse que teria mais 48 horas para encerrar a segunda vistoria e dar parecer, autorizando ou não o serviço (senti que o desgraçado riu por dentro ao dizer isso). Bem, liguei para o 0800 e descobri que o serviço estava sim autorizado pela empresa. Ou seja, conclui que a Mapfre mantém um funcionário que sabota o patrão... Ou será que ele é orientado a agir assim em prejuízo aos clientes? Nesse País de desmandos, difícil saber.
Vale registrar que o rapaz que bateu meu carro tem se esforçado para resolver a questão, até porque já fez a obrigação dele e pagou um prêmio de mais de R$ 1 mil para ter direito aos serviços no carro dele e no meu. Ele inclusive também já constatou que a Mapfre nacional já liberou os serviços no meu carro. O rapaz liga todos os dias para o tal Luís Cláudio e já esteve com ele esta semana, o perito de araque só diz que está priorizando o caso e que deve liberar no mesmo dia, e não libera.
O dono da oficina Pará Pintacar também já falou com o dito cujo várias vezes e ele sempre diz a mesma coisa: - Ainda não está autorizado. Ontem à tarde disse, após a insistência do dono da oficina, que foi acidente e por isso “demora”.
É brincadeira! Estamos lidando com um moleque, nunca com um profissional. E se ele é um moleque, a Mapfre é uma empresa de conduta absolutamente duvidosa.
Pedi um orçamento para a oficina e, se eu tiver que mandar fazer o serviço por minha conta, acionarei judicialmente o seguro. Tenho certeza que é mais barato para a Mapfre liberar logo o serviço do que pagar na Justiça. É mais barato também porque suja menos a imagem da empresa.
Todos os dias tenho ligado para o 0800 e ouço a mesma coisa: o serviço está liberado e uma queixa será aberta. E só. Ninguém pressiona ou obriga esse indivíduo, Luís Cláudio Sardinha, a trabalhar direito.
Vou pedir socorro ao Ministério Público. Creio que a Procuradoria dos Direitos do Consumidor, que é extremamente atuante, pode me ajudar. E rezar para que Deus controle meu ímpeto partir para a ignorância com esse energúmeno da Mapfre de Belém.
5 comentários:
Sugiro que todos também fujam da Allianz Seguros. Acionei a seguradora para limpeza de caixa d'água e troca de lâmpadas(fluorescentes). Segundo pactuado na apólice, o morador compra o material eventualmente necessário e eles dão a mão de obra. Fui surpreendido pela negativa da Allianz, que alegou que a troca do reator não estava pactuada. Ora, lâmpadas fluorescentes(daquelas compridas) exigem reatores (que eu já havia comprado) para funcionar. De que adianta trocar a lâmpada se o reator é que está com problemas?
Fiz o que era para ser feito. Cancelei imediatamente o meu seguro nessa porcaria de Allianz(após 13 anos seguidos ) e renovei em outra seguradora, a um custo 60% mais barato.
Kenneth
Essa mafre é muito lenta!
Quem quiser saber mais sobre a MAPFRE basta pesquisar na internet a respeito de uma CPI em São Paulo que inclui essa seguradora entre outras numa investigação que menciona até desmanches de carros , e tb podem consultar o SINDIFUPI-SP que chegou a ser processado por calúnia por essa seguradora que acusou a MAPFRE até de sonegar impostos quando ela própria fornece as peças a serem trocadas, peças essas, segundo o sindicato, nem tão originais assim...Também tenho um primo que está passando um sufoco com a MAPFRE. Sugiro, a quem deseje acioná-la judicialmente que anexe ao processo cópias dessa CPI paulista e mais textos do SINDIFUPI, além de inúmeros outros
Me arrependo até o último fio de cabelo de um dia ter optado por essa seguradora estou tendo muitos problemas com eles, só funciona enquanto vc só está pagando no momento que vc precisa usar descobre a montanha de burocracia o péssimo atendimento, ninguém resolve nada só enrolam nunca mais faço nem um tipo de negócio com esta empresa que não tem respeito e nem honram o que está em contrato aí somos obrigados a passar por dias de incansáveis tentativas de solucionar os problemas e no fim nada resolvido temos que partir pra justiça. Péssimo, horrível sem mais palavras.
Não é a toa que a Mapfre é uma porcaria , um amigo meu trabalha para a Mapfre desenvolvendo o sistema da empresa. Muita burocracia e pessoas na gerência mais ignorantes que um asno.
Pessoas completamente desqualificadas profissionalmente e sem a menor condição de prestar suporte aos seus colaboradores externos.
De fato o sistema de informática da Mapfre equivale aos dos anos 90, apenas pela aparência dá para se notar.
Quem optar pela seguradora Mapfre está sujeita a tet muita dor de cabeça.
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