Estimular a criatividade e novos olhares para o cotidiano, a partir de lembranças marcantes do passado. Com esse objetivo, o “Workshop de Geração de Produtos de Acessórios de Moda – Criação de Projetos” resultará na nova coleção de acessórios de moda e manualidades, criada pelos profissionais que fazem parte do Programa Polo Joalheiro do Pará. O workshop, que começou na última terça-feira (7), prossegue até esta sexta-feira (10), no auditório do Espaço São José Liberto.
Cerca de 20 designers participam da atividade, que integra a programação anual do Projeto de Qualificação Profissional do Programa Polo Joalheiro do Pará, uma realização do governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama). O workshop visa a melhoria da qualidade dos produtos gerados e o incentivo à atuação do profissional da área de design, dando suporte, ainda, a novos empreendedores que desejam ingressar no mercado por meio do Programa.
Yorrana Maia e Fernando Hage |
O processo criativo é ministrado por Yorrana Maia, especialista em Moda e Criação, pela Faculdade Santa Marcelina/SP e professora da Universidade da Amazônia (Unama), e Fernando Hage, mestre em Moda, Cultura e Arte pelo Centro Universitário Senac/SP e professor da Unama. No primeiro dia foram mostradas novas tendências e inspirações na área de Design e Moda. No segundo dia do curso foi trabalhada a parte prática, em que cada aluno buscou inspiração na sua história de vida.
“Na verdade, o que a gente quer é trazer um novo olhar para esse universo que eles já conhecem. A criação é um treino, é treinar o olhar e enxergar naquele universo particular outras formas, outras referências, agregando sempre algo novo para aquilo que a gente já faz. A moda funciona a partir do novo, então, cada projeto tem que agregar algo novo, e o novo está ao nosso redor. São coisas que chamam a nossa atenção a ponto de querermos falar sobre elas. Isso é inspirador para o criador. Basta treinar esse olhar”, explicou Yorrana Maia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário