segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Jader pediu a Ana Júlia garantias de que se elegerá senador

Começam a surgir, aos poucos, os detalhes sobre a conversa de horas, na quinta-feira (13), entre a governadora Ana Júlia Carepa e deputado federal Jader Barbalho, presidente regional do PMDB.
E os detalhes podem ser resumidos assim: nem Jader, nem Ana Júlia acreditam que a aliança entre o PMDB e PT sobreviva até a eleição de outubro do próximo ano, na qual a governadora disputará a reeleição.
É claro que nenhum externou ao outro essa percepção. É claro que a governadora, como boa anfitriã, tratou o convidado com a cortesia e a delicadeza que o momento exigia. Mas é evidente que ambos, Ana Júlia e Jader, sabem que dificilmente seus partidos marcharão unidos.
Durante o almoço, Jader brindou Ana Júlia com uma lista de todos os cargos que o PMDB já perdeu no governo, desde o dia 1º de janeiro de janeiro, quando a governadora assumiu o cargo como a primeira mulher a governar o Pará.

“Cadê meus 30%?”
O PMDB, mostrou Jader, chegou a deter um naco de poder estimado em 30% no governo do Estado. Aos poucos, foi sendo enxotado, foi sendo empurrado, foi sendo rejeitado até chegar hoje a um quinhão que está muito longe de recuperar as condições iniciais.
Como reaver esse naco de poder? Agora está difícil. Primeiro, porque o relacionamento entre os dois partidos estará carregadíssimo. Segundo, porque o governo do Estado, para não ficar totalmente refém do PMDB, começa a recompor sua base, tentando atrair outros partidos, como é o caso do PP de Gerson Peres. E terceiro, porque o PT precisa saber quais são os trunfos do PMDB. E o PMDB, é claro, não vai mostrá-los por inteiro.
Pelo menos por enquanto.

O sonho de voltar ao Senado
Jader aproveitou o almoço para externar uma pretensão e apresentar uma, digamos, proposta.
A pretensão externada a Ana Júlia: ser candidato ao Senado na eleição do próximo ano. Esse, inquestionávelmente, é o sonho de consumo do deputado, que pretende encerrar sua carreira no Senado.
A proposta apresentada à governadora: ele pediu garantias de que, uma vez candidato ao Senado, será eleito. E para ter a garantias de que será eleito, não gostaria que o deputado federal Paulo Rocha fosse lançado candidato ao Senado pelo PT.
E a reação de Ana Júlia à pretensão e à proposta de Jader?
Ela mesma, mais do que ninguém, sabe que pessoalmente pode fazer muito pouco para atender o deputado.
Isso porque a deliberação será partidária. E no PT há um ditado que pode até não valer sempre, mas muitas vezes é seguido à risca: o partido é o partido, o governo é o governo.
E houve algum resultado concreto do encontro entre a governadora e o deputado?
A rigor, não.
Mas o almoço serviu, pelo menos, para reabrir o diálogo entre Ana Júlia e Jader.
É preciso aguardar, todavia, os próximos passos do PT e do PMDB.

7 comentários:

Anônimo disse...

E o Jader ainda acredita na palavra de quem não tem palavra??

Anônimo disse...

Claro que não acredita, mas por enquanto é estratégico fazer de conta que acredita, não tem nada a perder.

Anônimo disse...

Paulo, pode publicar este quadro para as eleições de 2010, primeiro turno:
Para governador: PMDB - Zé Priante; PSDB - Simão Jatene; PT - Ana Júlia.

Para o Senado (duas vagas)
PMDB - Jader Barbalho
PSDB - Mario Couto
PT - Paulo Rocha

Está difícil, mas se Couto conseguir desbancar Jatene, este irá disputar a Câmara Federal e Flexa, o Senado.

Manoel Alfredo C. Calandrine

Anônimo disse...

Certamente o Jader está ressabiado com este Governo das fraudes, apesar de ser um craque nesta matéria, ele sabe que é o fiel da balança, para onde for certamente o candidato que ele apoiar vencerá, pois em politica ele é mil na frente destes PUTYS da vida.

Anônimo disse...

Se o governo de Ana Julia, não presta, pq Jader ainda cogita apoia-la?
Será que Jader vai trair seus 40 prefeitos?
Será que vai se juntar, de novo, com quem está fazendo o pior governo da história deste Estado, só para realizar um sonho pessoal seu?
Voltar ao senado (podre senado) vale a pena.. e o povo do Pará que se lixe!!!
Sr. Jader, se isso acontecer, o povo lhe dará uma resposta a altura, e o senhor nunca mais se elegerá para sindico do prédio onde mora.

Anônimo disse...

Jader sabe que acordo com o PT é via de mão única, isto é o acordo pedurará enquanto for conveinente ao PT.
- Isso aconteceu quando Ana, candidata ao Senado juntamente com Luis Otávio Campos, pediu ajuda a Jader na fiscalização das urnas (na época, as de lona) no interior e prometeu apoiá-lo no segundo turno, o que não cumpriu.
- Está acontecendo agora, quando, aos poucos, vai empurrando o PMDB para os canto do ringue.
Não dá pra confiar em um partido que tem um senador que "revoga o irrevogável" e "renuncia à renúncia"

Luiz Duarte disse...

Em política muito se fala, muito se cogita, mas ninguém sabe de fato. Quem disse que Jader quer ir pro Senado com tudo pegando fogo por lá? Quem disse que Jader quer o apoio de Ana se pode contar com o apoio de Lula? Quem disse que Jader quer ser o canditado do PMDB pro Governo do Estado correndo o risco de não ser eleito e ficar sem mandato? Quem disse que Jader não está confortável como Dep. Federal onde pode exercer sua forte e sabida influência política sem ser incomodado?
Enfim, Jader é um CRAQUE que só precisa ser convocado pra seleção pra ter seu passe elevado ao nível das grandes estrelas.