quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Improviso é que dá as cartas

No AMAZÔNIA:

Soube a um operário contratado pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) a missão de orientar motoristas e organizar o fluxo de veículos no trecho parcialmente interditado da rua Mundurucus. Dias antes de o trecho entre a avenida Generalíssimo Deodoro e a travessa 14 de Março ser interditado, a prefeitura de Belém anunciou e publicou em sua página na internet o seguinte aviso: 'Durante a execução dos serviços a Seurb contará com apoio da Companhia de Transportes de Belém (Ctbel), que vai disponibilizar agentes de trânsito e sinalização para interditar e desviar, por no máximo 20 dias, o fluxo de carros e ônibus na via'. Ontem à tarde o que se via, contudo, era um operário desviado de sua função para fazer o serviço que deveria ser feito por agentes da Ctbel, como garantiu a prefeitura.
Um dos operários que trabalha no local da obra declarou que apenas durante uma parte da manhã de ontem alguns homens da Ctbel estiveram no local, porém, ao invés de permaneceram em um ponto visível da rua, 'os homens da Ctbel ficaram do outro lado da rua, na sombra da árvore'.
O engenheiro responsável pela obra, identificado apenas como John, proibiu que seus subordinados falassem com a imprensa e discretamente pediu que o 'agente de trânsito improvisado' se misturasse aos demais operários. Minutos depois, contudo, a reportagem flagrou novamente a irregularidade. As assessorias de comunicação da Seurb e Ctbel foram procuradas para comentar o assunto, mas nenhum assessor foi localizado.
Reclamações - A substituição das tubulações da rua Mundurucus, entre a avenida Generalíssimo Deodoro e travessa 14 de Março foi o motivo da interdição parcial do trecho. A alteração começou na manhã do último sábado e deve permanecer até o final do mês, quando espera-se que a obra seja concluída. Ontem, primeiro dia últil após a interdição, a lista de descontentes com a mudança era extensa. Além dos motoristas que alegavam pouca divulgação da mudança do trânsito, os comerciantes do perímetro mostravam-se insatisfeitos com a situação.
'O movimento caiu cerca de 20% nos últimos dias', afirmou Luciana Lins, funcionária de uma padaria localizada no trecho interditado. Para a dona de uma oficina mecânica o prejuízo é ainda maior. 'O movimento caiu 90%', garante Rita Alves.
A obra que está sendo realizada na rua Mundurucus estava programada para ser realizada durante o mês de julho, o que teoricamente minimizaria os transtornos, visto a redução do fluxo de veículos na cidade. A Seurb alega, porém, que os tubos usados são produzidos somente no Rio de Janeiro e não chegaram em Belém no tempo hábil.

2 comentários:

Anônimo disse...

Dizem que o Dudu Peraltinho tem dado expediente noturno DENTRO da tubulação.
Mais discreto impossivel.

Anônimo disse...

Se a CTBEL não impede pontos de taxi clandestinos, vans e motos clandestinos, ônibus que transitam além do prazo estipulado em norma, ônibus soltando fumaça acima do permitido e nem impedir que ingorantes fechem cruzamentos, o que dirá planejamento quando esse tipo de situação acontece.
Dou uma dica: alterem o sentido da Pariquis, rua que pode servir de escoamento a partir da Batista Campos, e tudo melhorará. Mas esse pessoal não aceita nem sugestão? Ou aceita?