Muitas saudades.
Quando ele nos deixou, em fevereiro de 2019, aqui fiz uma postagem a que dei o título de A discrição, a amabilidade, o jornalista: Ronald Junqueiro.
Neste 24 de setembro, seria impossível não nos lembrarmos desse jornalista, poeta e escritor.
Seria impossível não lembrá-lo por uma dupla razão: porque hoje é o aniversário de nascimento de Ronald e porque um evento literário está programado para marcar a data.
Está sendo lançado pela editora Paka-Tatu #SeTokyo, o segundo romance de Ronald, que estava pronto para impressão quando ele morreu. O lançamento ocorrerá por meio de publicações em mídia impressa e em plataformas sociais, como também pelo website https://ronaldjunqueiro.com.br/, criado para abrigar a sua história e as suas criações intelectuais e artísticas, a partir também de hoje.
O livro é a continuidade de um projeto a que Ronald deu início ainda no final dos anos 1990, voltado à expressão de experiências estéticas no universo das novas tecnologias e que foi deflagrado, em 2013, com o lançamento de “Berlinda – asas para o fim do mundo”, lançado em 2013.
Nas palavras do próprio autor, #SeTokyo “é uma trama vivida por personagens que transitam entre Tokyo, Belém do Pará e Tomé-Açu, uma cidade do estado para onde vieram, no início do século passado, levas de famílias japonesas, antes e depois da Segunda Guerra. Não é história, é ficção".
O personagem é um brasileiro que sofre um acidente no estacionamento do aquário de Shinagawa e é internado em um hospital eminentemente japonês, em Tokyo, onde será submetido a uma cirurgia devido à fratura que sofreu no fêmur direito.
Estou fora de Belém.
Mas sei que minha amiga Suely Nascimento, que foi companheira de Ronald e é uma das responsáveis pela concepção e administração do sítio virtual dedicado ao jornalista, mandou-me um exemplar de #SeTokyo. Farei um ótimo proveito, fique certa.
No mais, todos estão convidados para o lançamento do livro.
Um comentário:
Amigo Paulo Bemerguy. Muito obrigada pela divulgação e pelas palavras de amizade. Saudades. Abraço carinhoso. Suely
Postar um comentário