sábado, 8 de novembro de 2008

Redução de inscritos no Pss

No AMAZÔNIA:

Exatos 57.609 candidatos se inscreveram ao Processo Seletivo Seriado (PSS) da Universidade Federal do Pará (UFPA), 7,1 mil a menos que no ano passado, quando foram registradas 64.718 inscrições. Os cursos de Medicina e Educação Física encabeçam a lista dos mais concorridos, com 30 e 24 candidatos por vaga, respectivamente.
Os números do PSS 2009 foram divulgados ontem. Segundo o diretor do Centro de Processos Seletivos da UFPA (Ceps), Luiz Acácio Centeno, o número pode aumentar um pouco porque ainda são esperadas inscrições feitas no interior.
O total de inscritos é inferior ao do ano passado, mas a informação é que o número caia naturalmente porque os alunos da primeira série do ensino médio não precisarão se inscrever. No PSS passado, 16.180 candidatos haviam feito apenas a primeira prova.
Os 57,6 mil vestibulandos concorrerão às 5.362 vagas distribuídas na capital e interior. Metade das vagas de cada curso é destinada a alunos que cursaram todo o Ensino Médio na rede pública e, desse total, 40% são destinadas a alunos autodeclarantes negros ou pardos.
Entre os não-cotistas, o curso mais concorrido é Medicina, com 30,39 candidatos por vaga. Em seguida aparecem Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (26,50), Engenharia de Minas e Meio Ambiente ofertado em Marabá (23,53), Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (21,20) e Administração Matutino (19,70).
Entre os cotistas, o curso mais concorrido é o de Educação Física matutino, com 24,13 candidatos por vaga. O segundo é Serviço Social noturno (22,55), seguido por Administração noturno (22,50), Psicologia matutino (22,30) e Nutrição (21,87).
Segundo a assessoria da UFPA, a lista completa com a concorrência dos cursos estará disponível no site do Ceps em, aproximadamente, uma semana.
A assessoria lembra, ainda, que o cartão de inscrição deverá ser impresso pelos candidatos entre os dias 17 e 24 deste mês. Ao acessar o site www.ceps.ufpa.br, ele deve conferir os dados pessoais e a opção de língua estrangeira.
Caso haja erros, deve fazer a alterações. Se não dispuserem de computador com internet, a assessoria informa que a UFPA disponibilizará o serviço em suas sedes na capital e no interior do Estado.

Nenhum comentário: