sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Comparado a Batman em corrida rumo à Prefeitura de Belém, pré-candidato do Novo avisa que não vai parar: "Não importa o quanto riam"



Anunciado pelo Partido Novo, no início de novembro passado, como seu pré-candidato a prefeito de Belém nas eleições de outubro deste ano, o professor Ítalo Neves Abati passou a experimentar, concretamente, uma exposição pública com viés eleitoral, tendo como palco o implacável tribunal das redes sociais. No pleito de 2020, o único que disputou até agora, obteve pouco mais de 1.500 votos.
A exposição de Abati aos eleitores nas redes ocorre de forma crescente há cerca de 10 dias, desde que ele postou no Instagram um vídeo em que, trajado com um figurino de tons escuros, aparece correndo de madrugada por ruas de Belém tomadas pelo lixo (incusive na área do Ver-o-Peso, mostrado em destaque durante o sprint final da maratona), num roteiro que o leva, em grand finale, até a a frente do Palácio Antônio Lemos, sede do governo municipal. Bem aí, ao final da corrida, Abati, de costas para a câmera, agacha-se, como se estivesse retomando o fôlego após a puxada corrida, e sentencia: "Não se trata de chegar onde se quer, mas o que fazer quando se chega lá".
O vídeo, com pouco mais de 1 minuto de duração, tem como narrador o próprio Abati, que imprime um um tom tipo Cid Moreira (com voz grave e tingida de um certo dramatismo). O texto que ele lê, ou melhor, interpreta é permeado por frases bem ao feitio dos normalmente usados por coaches e ampara as imagens que mostram o pré-candidato narrador em sua corrida - literal, vale dizer - rumo à Prefeitura de Belém.

Apoios e deboches
A repercussão do vídeo de Abati já rendeu até agora, no Instagram, cerca de 7 mil curtidas e 1.100 comentários, que variam de apoios declarados (e, em alguns casos, entusiasmados) às suas pretensões de suceder o psolista Edmilson Rodrigues no comando da Prefeitura de Belém a apreciações marcadas por ironias e deboches, como as que comparam o pré-candidato a Batman.
Aliás, numa das passagens do vídeo, o próprio Abati dá indicações de que, pelo inusitado da obra, já estava preparado para julgamentos tendentes a depreciá-lo - e de forma impiedosa, em algumas situações. "Não importa o quanto duvidem, não importa o quanto riam, não importa o quanto julguem. Eu vou estar lá, eu vou continuar e eu não vou parar", avisa.
Fiel aos melhores protocolos das redes sociais, que recomendam aos donos de perfis interagirem com os autores de comentários - mesmo, e principalmente, os negativos -, o pré-candidato do Novo procura responder a várias interações, sobretudo, é evidente, aquelas que o depreciam (veja algumas acima). Caso seja mesmo o candidato em outubro, não se sabe se demonstrará o mesmo fôlego para continuar respondendo a interações no curso da campanha.

Poucos votos em 2020
Na política, o pré-candidato do Novo tem pouca experiência. Nas eleições de 2020, disputou um mandato de vereador e obteve apenas 1.544 votos - o mais votado, dentre os oitos candidatos que a legenda lançou na disputa por cadeiras na Câmara, em Belém -, não tendo declarado nem um bem à Justiça Eleitoral. Durante a campanha, gastou R$ 4.237,42, recursos que custearam, basicamente, serviços gráficos.
Na plataforma Lattes, conforme informações disponíveis até junho de 2023, Abati é apresentado como bacharel em Direito pela Unama, servidor público lotado na Procuradoria Jurídica da Escola de Governança Pública do Estado do Pará, professor de Direito Civil e Processo Civil para Concursos Públicos na instituição Hertz Concursos, professor de Direito Constitucional na instituição preparatória para OAB e Concursos Públicos Libbre Educacional, e professor de Noções de Direito Constitucional no Projeto Pré-Vestibular Municipal de Belém (PVMB). Também soma experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Administrativo e Hermenêutica Jurídica.
No seu perfil no Instagram, estão fotos em que aparece ministrando palestras em órgãos como a Receita Federal, onde falou sobre sobre o tema "Método, Governança e Formação Humana", e na Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa), onde fez a conferência de abertura do Programa de Formação dos Novos Auditores.

Um comentário:

Anônimo disse...

Só não vai ganhar porque o também professor e principalmente potoqueiro vai se reeleger, caso contrário teria grande chance.