A Secretaria de Estado de Projetos Estratégicos (Sepe) lança nesta segunda-feira o “Estudo Preparatório para o Projeto de Sistema de Transporte de Ônibus da Região Metropolitana de Belém na República Federativa do Brasil - Relatório Final”.
O evento reunirá autoridades e formadores de opinião em um coquetel no Espaço Usina, no Reduto, a partir das 20hs. O lançamento ocorre um dia antes da abertura do Fórum de Transporte da Região Metropolitana, quando profissionais renomados no setor debatem com lideranças comunitárias e técnicos assuntos como tarifação, integração e gestão de sistema de transporte.
Elaborado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), o documento foi determinante na elaboração de Carta-Consulta aprovada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que garante o empréstimo de R$ 320 milhões do Governo Japonês para a implantação do Sistema Integrado de Transporte Metropolitano no corredor BR-316 – Almirante Barroso – Centro Expandido de Belém, obra que integra o programa Ação Metrópole.
O estudo comprova a viabilidade econômica do empreendimento e explica por que na Região Metropolitana de Belém (RMB) é mais viável o investimento em um sistema cuja matriz é o ônibus, e não o metrô, meio de transporte que metrópoles brasileiras estão apostando.
Ação Metrópole – Considerado a maior intervenção na malha viária da Região Metropolitana de Belém, o Ação Metrópole garante mais segurança, conforto e mobilidade aos 2 milhões de moradores dos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Izabel e Santa Bárbara do Pará.
Atualmente, seis obras do programa estão em execução: prolongamento da Avenida Independência, no trecho entre a Rodovia Augusto Montenegro e a Avenida Júlio César; compensações ambientais no Parque Ecológico do Município de Belém; revitalização da Rodovia Arthur Bernardes; construção do parque de bairro da Sacramenta; drenagem e pavimentação asfáltica das ruas Dois Amigos, Samaúma, São José e Santo Antônio, na Pratinha II; e construção de uma praça também na Pratinha II. Em maio, o Governo do Estado entregou a primeira obra do sistema, o Complexo Viário Júlio Cezar Ribeiro de Souza.
Fonte: Secretaria de Comunicação do governo do Estado
6 comentários:
Uma solução cara.
Bastaria licitar as linhas de ônibus e permitir eletrônicamente, por 12 horas, o uso de duas passagens pelo utente!
Mas no Brasil é preciso gartar muito para pensar que algo vai dar certo.
É um mix de incompetência, de oportunismo e sabe-se lá mais o quê.
"O evento reunirá autoridades e formadores de opinião..."
Ou seja, reunirá gente que não anda de ônibus e não sente na própria pele a agonia diária dos usuários de transporte coletivo.
Lamentável.
Não acredito que o ônibus seja mais viável que o Metrô de superfície. Não acredito em mais nada deste governo mentiroso. Verdade essa gente nunca andou de ônibus, tá é tudo armado.
"O evento reunirá autoridades e formadores de opinião..."
Será que são os mesmos que estacionam seus carros nas paradas de ônibus, fila tripla, calçadas e faixas de pedestre?
estamos bem arranjados mesmo...
"O evento reunirá autoridades e formadores de opinião..."
será que são os mesmos que estacionam nas paradas de ônibus, calçadas, faixas...?
Tá na cara que o sistema de ônibus de Belém é uma porcaria, daí porque vez por outra os meios de comunicação anuciam que seus motoristas são os maiores causadores de acidentes de trânsito.
Gastar muito não vai adiantar.
Tem muito ônibus em Belém. Falta organizá-los porque passam pelas mesmas ruas, inexistindo distribuição correta de linhas.
E ainda tens as vans, outra loucura, e as moto-taxis, pior ainda, as quais apenas refletem o subdesenvolvimento a que estamos submersos. Mas tem gente que gosta!
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