domingo, 17 de maio de 2009

Um alerta para as mulheres

No AMAZÔNIA:

As mulheres, em geral, têm mais medo da criminalidade. Pelo menos é o que afirmam muitos policiais. Não que os homens não tenham medo, mas as mulheres expressam mais este temor. Entretanto, elas são mais desatentas que os homens. E isso pode ser observado em várias situações: andando na rua, paradas no estacionamento ou dentro de seus carros.
Não chamar a atenção de bandidos é a dica número um para não virar uma vítima. E a dica número dois é justamente não ficar desatenta em nenhum momento, já que assaltantes esperam por um pequeno instante de distração para atacar suas vítimas.
O fato de que a mulher ainda é considerada 'sexo frágil' por muitos homens, também faz com que os bandidos prefiram vítimas deste gênero. Em Belém, mulheres têm sido vítimas de roubos com ou sem uso de violência e também de sequestros relâmpagos. Estas situações ocorrem principalmente na área do Comércio, onde é grande a movimentação de populares e também em São Brás, por causa das diversas agências bancárias e também movimentação de pessoas.
De acordo com a polícia, o importante é que a mulher esteja sempre atenta ao que acontece em volta dela. Caso ache alguma situação suspeita, o melhor é se afastar e procurar um local onde tenha o máximo de pessoas possíveis. Outra maneira de previnir ocorrências desagradáveis é evitar andar em locais desertos, escuros ou em ruas consideradas 'perigosas'.
Em Belém, a 6ª e a 2ª Zonas de Policiamento (Zpol) são as responsáveis pelo policiamento ostensivo nos bairros do Comércio e São Brás, respectivamente. Ambas integram o 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM). De acordo com o comandante da 2ª Zpol, Capitão Firmino, as mulheres precisam estar mais atentas no que diz respeito a suas bolsas. Segundo ele, em geral, elas carregam objetos desnecessários, de valor ou não. 'Uma bolsa que aparenta estar cheia de coisas, chama mais atenção dos bandidos. A gente aconselha que as mulheres só levem o que é necessário. E isso vale pra documentos pessoais, cartões de crédito e dinheiro. Se vai em determinada loja, leve apenas o cartão ou o dinheiro que pretende gastar', disse.
Na agência bancária, segundo Firmino, a mulher deve estar atenta às pessoas que estão no local, para ver se não tem ninguém em atitude suspeita. No momento de digitar a senha no caixa eletrônico, colocar o corpo próximo ao teclado do terminal eletrônico evita que outras pesoas saibam a senha. 'Após retirar o dinheiro, o ideal é contá-lo ainda na frente do terminal, e não depois que deixar a agência', disse o capitão, complementando que o ideal é usar caixas eletrônicos instalados dentro das agências, ao invés de outros que ficam isolados na frente de supermercados, por exemplo.

Nenhum comentário: