domingo, 17 de maio de 2009

Crescem boatos sobre a Copa

No AMAZÔNIA:

Das duas, uma: ou o governo do Amazonas tem usado parte da mídia para fazer lobby, ou a Fifa deu a entender, em algum momento das visitas ao Brasil, que Manaus será a subsede amazônica da Copa do Mundo de 2014.
Embora o anúncio das 12 cidades que receberão os jogos do Mundial esteja marcado para 31 de maio, às 15h30, após reunião do Comitê Executivo da Fifa em Nassau, nas Bahamas, não foram poucos os boatos que anteciparam a decisão da entidade.
No último domingo, o colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, publicou nota sobre a definição da cidade da Amazônia que receberá uma das chaves do torneio e retomou a polêmica sobre a disputa entre as capitais paraense e amazonense.
Sob o título 'Manaus na cabeça', a notícia sugere que Belém e Rio Branco estejam fora dos planos da Fifa para a Copa de 2014. 'Não será surpresa para esta coluna se Manaus - e não Belém ou Rio Branco - for escolhida subsede amazônica da Copa de 2014', escreveu.
Em fevereiro, o próprio Ancelmo Gois noticiou que só haveria uma dúvida entre as candidatas a subsedes da Copa do Mundo: a capital pantaneira. Contudo, a informação foi veiculada dias após a visita dos representantes da Fifa ao Brasil. A não ser que a eleição das cidades seja um jogo de cartas marcada, não haveria tempo para avaliar o material e decidir quais seriam as subsedes.
Na última quinta-feira, Gois voltou a tratar do assunto. 'A governadora Ana Júlia Carepa procurou José Sarney em busca de apoio para que Belém seja escolhida a sede da Amazônia na Copa de 2014', publicou.
Gois não é o primeiro a incomodar os dois governos com 'curtas'. O jornalista esportivo Juca Kfouri também disparou uma notícia sobre a rixa entre Belém e Manaus em janeiro.
'São Paulo será a sede da partida inaugural da Copa de 2014 e Manaus será a sede amazônica da Copa, deixando Belém de fora. Tudo porque Manaus é a capital amazônica mais conhecida no mundo...', escreveu Kfouri, em seu blog. Nos comentários, a nota foi duramente criticada por paraenses e, claro, elogiada por manauaras.
As notícias, verdadeiras ou não, repercutiram entre os jornalistas do eixo Rio-São Paulo. Paulo Vinícius Coelho, colunista da Folha de São Paulo e comentarista da ESPN Brasil, também crê na preferência da Fifa por Manaus.
Em visita a Belém para participar da cobertura do jogo entre Remo e Flamengo, pela Copa do Brasil, o jornalista admitiu que concorda com Juca Kfouri. O argumento também é o mesmo: a capital amazonense é mais conhecida internacionalmente do que a paraense.

Nenhum comentário: