domingo, 31 de maio de 2009

Tubulação de quatro bairros está vencida há dez anos

No AMAZÔNIA:

Segundo a própria Cosanpa, os problemas - de quantidade e qualidade - enfrentados pelos moradores da 25 de Setembro resultam de debilidades no sistema do 5º setor de abastecimento de água metropolitano, que abrange os bairros do Marco, Souza e Curió-Utinga, além de parte da Pedreira. As redes de tubulação da área, feitas a partir de cimento-amianto, são as mesmas que abasteciam casas na década de 1960 e estão há dez anos com vida útil vencida.
O diretor geral da Cosanpa Eduardo Ribeiro reconhece a redução no fluxo de água à noite na área da avenida, mas garante: em nenhum momento, ele é interrompido. 'O que nós fazemos é reduzir o bombeamento nestes horários, já que o uso é reduzido e a pressão tubular, que durante o dia oscila entre 6 e 7 metros, tenha picos de até 15 a 18 metros com o excesso de água', afirmou. 'Este aumento, combinado com as debilidades estruturais do setor cinco, é muito arriscado e pode resultar na explosão da rede. Reduzir o abastecimento à noite é uma medida preventiva', justificou.
Da mesma forma que a tubulação, a estação de tratamento do Marco está há 48 anos em atividade e não sofreu reformas significativas desde sua criação. A variação topográfica dos bairros que ela atende, aliada ao crescimento populacional, fez com que sua capacidade ficasse comprometida ao longo do tempo. O diretor da Cosanpa garantiu que os problemas serão resolvidos até setembro, quando o processo licitatório para a reforma do setor deve ser iniciado. Além disso, cerca de R$ 240 milhões em recursos teriam sido pedidos pelo Governo do Estado ao Ministério das Cidades para revitalizar a rede de abastecimento da capital. 'Será uma obra a longo prazo, a ser concluída em meados de 2012', disse Ribeiro.
Da mesma forma, até o final do ano a setorização das zonas de abastescimento da Região Metropolitana devem ser concluídas pela Cosanpa, o que facilitaria a realização de obras em áreas como a da 25 de setembro.
No entanto, moradores contestam as palavras do presidente da companhia, a água falta todas as noites e, nos últimos meses o abastecimento vem sendo interrompido durante o dia várias vezes por semana. A moradora Ana Dias diz que o serviço piorou muito há dois anos e desde o início de 2009, a qualidade ficou péssima.

Um comentário:

Anônimo disse...

Conversa e politico esta deste tal de Eduardo Ribeiro, o mesmo foi indicado para a Presidencia da Cosanpa por seu irmão o ex suplente de senador Fernandinho Ribeiro o mesmo que carregava a faosa pasta "parrudinha" para o Dr. Jader. Se as coisas estão mal porque não consertar? Estão a esperar o que para trocar tudo? Alem de não fazerem nada são mentirosos, pois falta sim agua todos os dias na 25 de Setembro e isto é facil de constatar em perguntarem para alguem que trabalhe no Jornal e eles certamente informarão sobre esta falta de agua.