sábado, 30 de maio de 2009

Dia inteiro de chuva e caos

No AMAZÔNIA:

Definitivamente Belém não está preparada para receber grandes chuvas. Ou até mesmo as menores. Bueiros transbordam, ruas enchem d’água, casas são invadidas por entulhos e a população acaba se tornando refém do problema. Ontem, com a chuva que caiu durante a manhã e continuou por toda a tarde e noite adentro, canais transbordaram e a população precisou, literalmente, meter o pé na água, para poder se locomover.
O pedreiro Paulo da Costa Nunes não pôde sair de casa ontem de manhã.
Ele mora em frente ao canal José Leal Martins, nas proximidades da travessa Barão do Triunfo, no bairro do Marco, em Belém, e lá, o canal transbordou. A água invadiu toda a rua e chegou a meio metro de altura no pavimento de baixo da casa onde Paulo mora com a família. 'É sempre assim. Toda vez que chove não se pode sair de casa. Ou, quando é o caso, a gente mete o pé na água e sai assim mesmo', reclama o pedreiro.
Durante todo o dia de ontem, grande parte dos canais da cidade transbordaram. Na Cremação, a situação não foi diferente. Os moradores da rua dos Pariquis e transversais tiveram muita dificuldade para sair de casa ou até mesmo passar de carro pelo local, que estava cheio d’água. Maria Lúcia da Silva era uma das moradoras que tentava sair de casa, durante a manhã de chuva. 'Por onde a gente vai está alagado. Tem que meter o pé e ir mesmo', disse, com bom humor.
As áreas mais afetadas pela chuva, na capital, foram os canais das travessas Doutor Moraes, Quintino Bocaiúva, 14 de Março e da avenida Tamandaré. A maioria das ruas no entorno delas ficou congestionada pelo trânsito lento, já que os veículos e ônibus precisaram desviar, reduzir a velocidade ou até dar meia volta.
Em Ananindeua, a chuva também não deu trégua. Conjuntos residenciais foram invadidos pela lama que, com o entupimento de bueiros, encheram ruas de entulhos.

Nenhum comentário: