sábado, 30 de maio de 2009

Média histórica de maio já foi quebrada

No AMAZÔNIA:

Apesar dos alagamentos, a chuva que caiu anteontem não fugiu do prognóstico feito pelo Instituto de Meteorologia do Pará (Imet/PA). O período de maior intensidade se deu entre as 12h50 e as 14h20. Se considerados todos os intervalos de chuva do dia, o volume de água chegou a 46,3 milímetros, o que dá 46 litros por metro quadrado de área. O volume pluviométrico foi medido pela estação meteorológica do Imet localizada na área da Ceasa, bairro do Marco.
Conforme o relatório, voltou a chover às 12h50 e no seguido intervalo de quase duas horas foi registrado volume de 46,3 milímetros de água. A quantidade é equivalente a um estádio do Mangueirão transbordando.
Considerando ruas, passagens e vielas da cidade, a quantidade de 46 litros de chuva por metro quadrado provocou alagamentos, mas por causa da falta de saneamento.
Segundo o coordenador do 2º Distrito de Meteorologia, José Raimundo Abreu, a chuva que caiu anteontem compõe o quadro do mês de maio, com volume acima da média histórica dos últimos 30 anos. Mas foi moderada. A média histórica de maio é 304,5. Este ano, antes mesmo do final do mês, já foi registrada média mensal de 435 milímetros, ou seja, marca 30% acima da normal.

Nenhum comentário: