sábado, 30 de maio de 2009

Belém recebe seu campeão

No AMAZÔNIA:

'Não sou baiano, não. Vim para cá com três meses. Sou paraense, p.', gritou Lyoto Machida, na primeira entrevista após voltar a Belém. O lutador chegou ontem à noite de Las Vegas, nos Estados Unidos, onde conquistou o cinturão dos meio-pesados do Ultimate Fighting Championship (UFC), principal competição de MMA do mundo. Ele foi recebido por alunos e professores da Associação Paraense de Artes Marciais (Apam), que fizeram uma homenagem no rol do Aeroporto Internacional de Belém.
Machida saiu em carreata pela cidade até a Apam, onde recebeu mais homenagens dos alunos e outros lutadores, companheiros de preparação para a última luta. No último sábado, Lyoto venceu o norte-americano Rashad Evans por nocaute e tornou-se o melhor lutador de MMA da categoria meio-pesado, para lutadores com até 93 quilos. 'Do ponto de vista psicológico, foi a luta mais difícil de minha carreira. Mas, do ponto de vista técnico, não. Posso dizer apenas que foi uma das mais difíceis', declarou o carateca, de 30 anos.
Para vencer, Lyoto mudou o próprio estilo de lutar. Com a ajuda do pai, Yoshizo Machida, e os irmãos, Take e Chinzô Machida, ele transformou o tradicionalmente defensivo caratê numa arte marcial agressiva e invencível. Ao mudar, Machida também conquistou o público norte-americano, que chegou no ginásio da MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, torcendo por Evans e saiu gritando 'Machida, Machida'. 'As críticas que recebi no início da carreira foram positivas para mim. Me motivaram a melhorar meu desempenho', disse.
Com um direto de esquerda, Lyoto Machida derrubou Evans e desferiu uma série de socos. O norte-americano caiu no chão desacordado e só depois levantou para encerrar a luta oficialmente. 'Ainda estou tonto', disse Rashad Evans para os repórteres de TV de Las Vegas. Para vencer, além da técnica, o paraense venceu o nervosismo de disputar uma grande final, com milhares de dólares em apostas, e usou a determinação. 'Do início ao fim eu acreditava: ‘Vou derrubar esse cara, vou derrubar esse cara’', contou.
Lyoto 'The Dragon' Machida tem 15 lutas de MMA na carreira e, com a vitória sobre Rashad Evans, manteve a invencibilidade. Os dois últimos combates Lyoto venceu por nocaute, sem levar golpes 'bem encaixados'. O desafio do paraense, agora, é manter-se no topo e invicto. O próximo adversário de Machida deve ser Quinton Jackson, outro experiente lutador de MMA, com um total de 30 lutas e 7 derrotas. 'Não há nada certo, mas provavelmente é o Quinton Jackson', revelou.

Nenhum comentário: