sexta-feira, 29 de maio de 2009

Reitora e vice tomam posse em meio a ato de PMs

No AMAZÔNIA:

A reitora da Universidade Estadual do Pará (Uepa) Marília Xavier Brasil e a vice-reitora Maria das Graças da Silva foram empossadas ontem, durante solenidade realizada no auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da instituição. Marília Xavier foi eleita em maio deste ano, mas já havia dirigido a instituição por quase um ano em uma gestão pro-tempore, indicada pela governadora em abril de 2008, após o embargo da eleição anterior, considerada irregular pela Justiça. Marília Xavier concorreu com o professor José Augusto Carvalho de Araújo e foi eleita com mais de 70% do votos.
Os novos dirigentes da Uepa foram empossados pela governadora Ana Júlia Carepa em uma solenidade concorrida, que contou com grande parte dos secretários da administração estadual, dirigentes da Universidade Federal do Pará e de várias instituições de ensino superior privado local. A cerimônia foi transmitida ao vivo para outros campi da Uepa no interior do Pará, através de teleconferência, trasmitida pelo programa Navega Pará.
A reitora, que é professora da Uepa e médica, ressaltou que a gestão pro-tempore foi um grande desafio na sua vida profissional e que tem certeza que os próximos quatro anos o desafio será ainda maior. Segundo Marília Xavier, o compromisso com a educação e com o Estado tem que estar à frente de qualquer projeto de ensino superior. 'Temos que encontrar novos caminhos que apontem para um novo projeto da universidade, seu contexto na sociedade e para atender as pressões e demandas da população para ter acesso á universidade', afirmou a reitora no discurso de posse.
Protesto - Um grupo de ex-policiais militares fez uma manifestação na porta da Uepa para atrair a atenção da governadora Ana Júlia Carepa. Quando a governadora saiu da solenidade de posse da nova reitora, eles a entregaram um documento, cobrando o resultado da apuração sobre processos de exoneração na corporação militar desde 1985. Os ex-policiais acusam a cúpula da PM de terem expulsado grande parte dos seus membros irregularmente. Em 2007, o governo abriu sindicância para rever os casos, mas até agora não anunciou o resultado da apuração.

2 comentários:

làm duoc digamet disse...

Segue a transcrição do documento entregue à governadora pelos ex-militares, durante o evento.

Dos Ex-Militares

Para Exmª Srª Governadora do Estado do Pará.

Senhora Governadora,

Nós, ex-militares do Estado do Pará, em torno de 1400 (mil e quatrocentos) em todo o Estado, requeremos a V.Exª, no início do vosso governo (março de 2007) a ANULAÇÃO dos atos administrativos com os quais fomos injustamente excluídos das fileiras das corporações militares. Não tivemos o constitucional direito do DEVIDO PROCESSO LEGAL, nem ao CONTRADITÓRIO.

No entanto, o Comando da PM não tem nos tratado como cidadãos ao longo desse período, praticando atos com total parcialidade em nosso desfavor, É notório que o comando da PM não quer o nosso retorno. Procure saber o que ocorre na PM e verifique se os oficiais estão interessados em ajudar o vosso governo.

Por exemplo: Houve uma reunião nesta semana no Quartel do Comando Geral, com a presença do Coronel Dário, onde os presidentes da associação chamada AMIRPA teceu sérias críticas a V.Exª em razão da perda de direitos (incorporação de DAS e outras). Todos os oficiais da capital estavam presentes e todos os que se manifestaram naquela oportunidade demonstraram estar contra a senhora. Verifique se o que lhe dizemos tem ou não fundamento.

Nós lhe somos gratos por ter acolhido os nossos pedidos e sabemos que o nosso caso não foi solucionado ainda por causa de assessores que não esclarecem os fatos como deveriam, fazendo-a crer que atender o nosso pedido é uma ilegalidade. Temos parecer de vários escritórios de advocacia em nosso favor. Já foram entregues aos vossos assessores, mas foram desconsiderados.

Aguardamos uma resposta sua e estamos do vosso lado. Não se esqueça de nós. Mande pessoas confiáveis investigarem quem, de fato, está do vosso lado.

PEDIMOS APENAS UMA RESPOSTA, SÃO DOIS ANOS DE AGONIA PARA QUEM FOI INJUSTIÇADO. QUE DEUS A PROTEJA DESSES TRAIDORES!!!!!!!!!



OS EX-MILITARES DO ESTADO DO PARÁ

Poster disse...

Grato, Wolgrande.
Vou repercutir amanhã aqui.
Abs.