quinta-feira, 28 de maio de 2009

Deputados recebem bolo

No AMAZÔNIA:

Estudantes universitários e secundaristas de Belém e de municípios do interior do Pará lotaram ontem o plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa). A intenção era pressionar os deputados para a regulamentação da lei que estabelece a meia-passagem intermunicipal estudantil. Os manifestantes estavam acampados em frente à Alepa desde a noite de terça-feira, 26, onde permaneceram durante toda a madrugada em vigília.
Com nariz de palhaço e apitos, os estudantes fizeram muito barulho durante a votação de outros projetos que ocorria na Casa. 'Não vamos sair daqui sem uma resposta concreta, pois já são dois anos de espera. Estamos cobrando a regulamentação de uma emenda constitucional aprovada pela própria Alepa, em 2007', declarou o estudante Andrei Bertolo, do município de Paragominas.'Tem estudante do sudeste do Pará que não pode se deslocar para Belém devido os gastos com a passagem. A maioria dos congressos estudantis acontece na capital do Estado e se tivéssemos a meia-passagem poderíamos pagar menos', completou.
Um bolo representando os dois anos de espera pela regulamentação foi levado ao plenário. 'Queremos que os deputados recebam este bolo, que é o símbolo do desinteresse dos parlamentares com relação aos direitos dos estudantes', criticou Andrei, enquanto oferecia o bolo ao deputado Airton Faleiro. 'Sou a favor da luta dos estudantes, mas temos que reunir com todos os envolvidos, pois é um projeto que envolve também o setor empresarial e o Governo', afirmou o deputado. Uma comissão formada por estudantes de vários municípios foi recebida pelos deputados. Ao final, ficou decidido que daqui a 30 dias todas as categorias envolvidas receberão um projeto, que será encaminhado para votação. Nelma Neves, da União Paraense dos Estudantes (Upes), demonstrou otimismo após a reunião. 'Não podemos desanimar, pois só o fato de nos receberem e estabelecerem um próximo encontro já é uma grande vitória', afirmou.
A emenda constitucional foi aprovada pela Alepa no dia 24 de janeiro de 2007, mas nunca foi regulamentada (um projeto nesse sentido tramita na Comissão de Orçamento e Finanças). No final do ano passado, a Upes ingressou com mandado de injunção no Tribunal de Justiça do Estado pela garantia da meia-passagem intermunicipal para os estudantes.

Nenhum comentário: