quinta-feira, 28 de maio de 2009

Nery preside Subcomissão de Combate ao Trabalho Escravo

O senador José Nery (PSOL-PA) foi escolhido nesta quarta-feira (27) presidente da Subcomissão Permanente de Combate ao Trabalho Escravo, ligada à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que preside a CDH, cumprimentou o senador eleito e disse que considera essa subcomissão uma das mais simbólicas do Senado.
Para o senador José Nery, a expectativa é que um dia essa comissão, apesar de ter se tornado permanente, um dia não precise mais existir. "Nossa esperança é conseguir abolir essa prática vergonhosa da sociedade brasileira", afirma.
Nessa nova fase, a Subcomissão terá um papel importante para a provação da PEC 438, que prevê o confisco de terras onde esteja comprovada a prática do trabalho escravo. A matéria já passou pelo plenário Senado Federal e espera votação em segundo turno na Câmara dos Deputados.
Na visão de Buarque, parece incrível que mais de 100 anos após a libertação dos escravos seja necessária uma comissão dessa natureza. "Mas ela é necessária sim, pois o trabalho escravo ainda existe no Brasil e agora não se restringe mais ao negro, mas também aos brancos".

Fonte: Agencia Senado com informações da assessoria de imprensa do senador

Nenhum comentário: