domingo, 31 de maio de 2009

Destino de Belém em jogo

No AMAZÔNIA:

A Fifa anuncia hoje, às 15h30, nas Bahamas, quais cidades brasileiras receberão jogos do Mundial. Por critérios técnicos, Belém vence. Por fatores políticos, Manaus leva. De fato, as duas capitais têm chance de ser escolhidas para representar a Amazônia na Copa do Mundo de 2014. O clima em Belém seria de festa, hoje, não fosse o vazamento da notícia, divulgada pelo colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, de que a capital paraense está fora. Em seu blog, na sexta-feira, Gois anunciou as 12 subsedes, com Manaus escolhida.
Para as capitais paraense e amazonense, a espera foi longa. Com direito a lobby, especulações e, em menor proporção, trabalho duro para cumprir as determinações da entidade. Já as obras de infraestrutura e os investimentos em saúde, transporte urbano e segurança ficaram para depois do anúncio.
Desde outubro de 2007, quando Joseph Blatter, presidente da Fifa, anunciou que o Brasil seria a sede do Mundial em 2014 e que uma das subsedes seria na Amazônia, Belém e Manaus começaram uma disputa aberta pela vaga.
Hoje, depois da exposição dos prós e contras de cada cidade, não seria surpresa se as duas capitais constassem na lista de 12 subsedes anunciada pela Fifa.
'Se escolherem Manaus, cairá por terra a ideia do critério técnico. Então, é provável que escolham as duas. E, aquela que não cumprir com os compromissos a tempo, ficará de fora', diz Lúcia Penedo, coordenadora do GT Copa.
Orlando Silva, ministro do Esporte, anunciou, em janeiro passado, que a Copa de 2014 terá, necessariamente, uma sede na Amazônia e outra no Pantanal. 'São destinos turísticos fundamentais do Brasil, que merecem ser promovidos. Sobretudo a Amazônia', declarou o ministro à imprensa, após reunião com Joseph Blatter e com o presidente Lula.
Orlando Silva só não deixou claro se seria 'pelo menos' uma sede ou 'somente' uma sede em cada região. A rixa entre Belém e Manaus está equilibrada. A capital paraense tem um estádio semipronto, capacidade hoteleira e acessibilidade aérea, terrestre e fluvial. Pesam contra Belém o trânsito caótico, a falta de segurança e a crise na saúde.
A capital amazonense conta com um projeto para a construção de um estádio, hotelaria de Primeiro Mundo, um avançado plano de transportes e, principalmente, com o marketing da 'copa ecologicamente correta'.
Os pontos negativos de Manaus são os custos e o tempo para a criação de um novo estádio e a precariedade da segurança pública.

Nenhum comentário: