sábado, 2 de maio de 2009

Almir começa as articulações para fortalecer Mário Couto

O ex-governador Almir Gabriel (PSDB), decididamente, resolveu entrar de cabeça nas articulações políticas de bastidor que permitirão antecipar a formação da chapa tucana para o confronto de 2010.
Na última quarta-feira, Almir chegou a Belém. Aqui ficará até a próxima semana e depois volta a Bertioga, no interior de São Paulo.
Em Bertioga, cuidará de suas orquídeas – para que permaneçam viçosas – durante duas ou três semanas e de nova retornará a Belém, onde mandará engomar o fato para comparecer ao casamento do senador Mário Couto.
Um dos pré-candidatos do PSDB ao governo do Estado – o outro, ainda nem tão declarado assim, é o ex-governador Simão Jatene – em 2010, Mário vai unir-se em segundas núpcias no dia 18 de junho e terá Almir como um de seus padrinhos de casamento.
Esse vaivém de Almir entre Belém e Bertioga reterá o ex-governador cada vez por mais tempo no Pará, à medida que forem se aproximando as eleições e que o cenário político for se mostrando mais definido em termos de composições. Enquanto isso, o ex-governador esquenta as turbinas.
Ontem, por exemplo, alguns moradores – dois ou três – de um edifício próximo à Praça Batista Campos tiveram sua atenção despertada para a entrada no prédio, por volta das 9h30, da ex-vice-governadora Valéria Pires Franco, candidata do DEM à Prefeitura de Belém na eleição do ano passado.
Os que assistiram de camarote à entrada de Valéria e depois assuntaram sobre a que apartamento ela se dirigira, tiveram a certeza de que a ex-vice-governadora estava ali para conversar com Almir, que mora no mesmo prédio.
O blog, posteriormente, conseguiu confirmar o encontro, que durou cerca de 3 horas e meia. Mas não conseguiu checar o que foi conversado entre Valéria e Almir.
Mas é certo, absolutamente certo, que o ex-governador será, no PSDB, o grande empecilho, a grande barreira, a vigorosa oposição às pretensões do ex-governador Simão Jatene de aspirar a uma candidatura ao governo do Estado na eleição do próximo ano.
Almir, e isso não é segredo para ninguém, está firmemente convicto de que a candidatura de Mário Couto é a única, atualmente, em condições de bater Ana Júlia na eleição do próximo ano. O ex-governador, nesse sentido, elegeu o DEM como um partido fundamental, estratégico, especialmente relevante para que os tucanos retomem a hegemonia no Estado do Pará, que o PSDB governou por 12 anos consecutivos, de 1994 a 2002, nas duas gestões de Almir, e posteriormente de 2002 a 2006, com Simão Jatene.

O boi poderá avuá
Qual seria, no momento, a composição dos sonhos de Almir Gabriel?
Para o governo do Estado, repita-se, ele pensa dia e noite, noite e dia, em Mário Couto e em mais ninguém.
Para uma das vagas ao Senado, Almir sonha com Valéria candidata a uma das vagas.
E a outra vaga para o Senado? É aqui que vocês poderão ver o boi avuá mais uma vez na política paraense: para derrotar Jatene na disputa interna que se esboça do PSDB, Almir estaria disposto, na última das últimas instâncias, a admitir uma aliança com o PMDB, que assim entraria na composição com o candidato natural do partido ao Senado, o deputado Jader Barbalho, com quem o ex-governador está pessoalmente rompido há cerca de oito anos.
No momento, como ainda estamos a mais de um ano da eleição de 2010, o trabalho de Almir é de formiguinha. Chamará uma a uma as lideranças do PSDB – não se sabe é se Jatene está na relação dos que serão convidados a um tetê-à tête – para mostrar que é essencial o partido aliar-se ao DEM.
E Almir fará isso com mais vigor porque teme, ou melhor, porque desconfia que, se não agir a tempo e a hora, o Democratas pode ser atraído para viabilizar os interesses e projeto político do PMDB de Jader.
Ao que tudo indica, o apartamento que Almir mantém em Batista Campos será a meca – ou uma das mecas – de tucanos e não-tucanos até outubro de 2010.

10 comentários:

Anônimo disse...

Caro Paulo.
A Valéria esteve no apartamento do ex governador Almir Gabriel, ontem pela manhã. Foi chamada por ele. Só ela.
Conversaram só sobre política. Mais nada.
Depois de muito tempo, Almir só quer falar de política. Mais precisamente, 2010. Aliás, só 2010.
Três horas de conversa, que só a própria Valéria pode contar. Se quiser.
Do que me diz respeito, só fez me mandar um abraço e dizer que estava com saudades. Coisa rara.
O que consegui tirar da Valéria, foi uma frase:
" Nunca vi o doutor Almir tão determinado."
Só um detalhe. Nem sempre o que ele quer, é o que nós queremos.
Para encerrar, faço questão de deixar uma coisa bem clara: o DEM não está fechado com nenhuma candidatura ou partido político para 2010. Vamos conversar com todos os partidos. Todos !
Um abraço.
Vic Pires Franco

Anônimo disse...

O Almir Gabriel ainda não colocou na cabeça uma coisa muito simples. Ele já era e quem manda no PSDB é o Jatene.

Anônimo disse...

A convicção de que Mário Couto é o único em condições de bater em Ana Júlia é única e exclusivamente dele e só dele [Almir] porque mais ninguém dentro do PSDB tem essa mesma convicção, muito pelo contrário. Ele bem sabe disso, porque já foi dito com todas as letras pra ele [Almir].
A articulação do Almir nesse momento é única e exclusivamente tentar enfiar a candidatura do Mário Couto goela abaixo dos tucanos.

Anônimo disse...

Até com o PMDB, do Jáder, deputado ?

Anônimo disse...

O anônimo das 10:56 deixou bem claro que o PSDB não quer mais o ex governador Almir Gabriel por perto.
Agora, ele só precisa saber que quem realmente decide as coisas dentro de um partido é a executiva e o diretório estaduais. E lá, é matemática pura. Quem tem mais voto.
Até onde eu sei, tanto a executiva como o diretório, quem tem folgada maioria se chama justamente Almir Gabriel.
E nessa história de números, quem entende mesmo é o senador Mario Couto.
Pois não ?

Anônimo disse...

Em que bicho vão apostar as mãos limpas do doutor Almir Gabriel?

Anônimo disse...

Como é esta historia de maõs limpas? Como não notou que seu filhinho cada vez ficava mais rico sem saber o que era trabalho? Almir vá cantar junto com o Paulo Chaves no borboletário para ver se as borboletas dormem. O PSDB quer por antecipação dar a vitória a fraca Ana Julia ou a outro qualquer concorrente!

Anônimo disse...

Eita pau!
Tudo pode, tudo se conversa.Conchavos, namoricos, piscar de olhos, paquera...
A dona Éticae a dona Moral ficam esquecidas, lá longe.
E ainda querem que se acredite em "partidos".
Interesses pessoais gritam muito mais alto.
Os personagens são os mesmos, de novo?!

Léa Miralha disse...

Cada vez que leio um comentário do sr. Vic, idolatro mais e mais o cachorro do meu vizinho.

Anônimo disse...

É ISSO MESMO ANÔNIMO 17:37.
ESTÃO QUERENDO ANTECIPAR A VITÓRIA DE ANA JÚLIA. MAS NÃO PODEMOS GENERALIZAR. ISSO NÃO É COISA DO PSDB, ALIÁS, ESSE ESTAVA BEM COESSO EM TORNO DA CANDIDATURA DE JATENE, ATÉ O ALMIR RESOLVER QUE ISSO NÃO É O QUE "ELE", E SOMENTE "ELE", QUER.
O RESULTADO É ESSE AÍ QUE ESTAMOS VENDO, DESAGREGAÇÃO TOTAL, DIVISÃO DE FORÇAS E UM QUADRO FAVÓRAVEL À REELEIÇÃO DE ANA JÚLIA EM 2010.
O PARÁ AGRADECE!
VIVA ALMIR GABRIEL!