segunda-feira, 6 de abril de 2009

Jatene: “Se for da vontade do PSDB e da população...”

De tudo o que já foi contado sobre o evento político-sentimental-gastronômico de que se revestiu o jantar comemorativo dos 60 anos de idade do ex-governador Simão Jatene, na sexta-feira, na churrascaria Rodeio, merece destaque o discurso do aniversariante perante as cerca de 2.500 pessoas presentes.
Foi um discurso que, longe de ser uma declaração de vários propósitos e de chorosos agradecimentos, revleou clara e expressamente a pretensão de Jatene de ser o candidato tucano ao governo do Estado, na eleição do próximo ano.
“Se for da vontade do meu partido e da população do meu Estado, eu serei candidato ao governo em 2010”, afirmou textualmente Jatene, em dado momento de seu discurso, segundo relato de pelo menos três fontes consultadas pelo blog sobre o teor do pronunciamento do ex-governador.
Jatene saiu de casa, no dia do jantar, certo de que haveria manifestações explícitas em defesa de sua candidatura. E saiu de casa, além disso, certo de que deveria adotar o máximo de cautela, para que o evento não fosse confundido com uma manifestação eleitoral fora de época, o que é expressamente vedado pela legislação. E saiu de casa, além do mais, convicto de que neste momento, estrategicamente, não convém escancarar pretensões que podem, no futuro próximo ou remoto, mostrar-se como eventuais empecilhos para formar alianças.
Jatene, todavia, não resistiu à tentação de declarar abertamente suas pretensões de candidatar-se ao governo do Estado depois de ouvir discursos vários que defenderam sua candidatura como necessária e irreversível. Foi o caso, por exemplo, de tucanos como o ex-secretário de Cultura Paulo Chaves, dos deputados Zenaldo Coutinho (federal) e José Megale (líder do governo na Assembleia Legislativa).
Mais surpreendente ainda foi a presença, no jantar, de Wladimir Costa, um deputado federal do PMDB, partido que tem o deputado federal Jader Barbalho como presidente regional.
Está certo que, no momento, Wladimir não tomaria uma tijela de açaí na mesma mesa que Jader estivesse. Mas não se esqueçam de que ultimamente, conforme o blog já registrou, Jader tem sido extremamente cortês, elegante e deferente com Jatene. Prova disso são as matérias comedidas e respeitosas que o Diário do Pará, jornal de Jader, dedicou ao aniversário de Jatene, coisa impensável há poucos meses. O certo é que o deputado Wladimir Costa não apenas compareceu como pronunciou-se durante o jantar. E efusivamente declarou se apoio a Jatene
Surpreendeu também a presença, no aniversário, da ex-governadora Valéria Pires Franco, que na eleição passada disputou a eleição para prefeito de Belém numa aliança entre seu partido, o DEM, e o PSDB, que lançou Paulo Chaves como vice. Valéria, que compareceu acompanhada de duas filhas, fez um breve discurso durante o qual, educada e elegantemente, muito embora tenha omitido referências a futuras eleições, destacou as qualidades de homem público de Jatene, com quem dividiu o governo do Pará no período 2003-2006, na condição de vice-governadora.
O prefeito de Paragominas, Adnan Demachki, que se pronunciou em nome dos prefeitos e ex-prefeitos presentes ao jantar, também entrou na onda do “Parabéns a você” entoado em forma de discurso marcado pela declaração de apoio à volta de Jatene ao governo do Estado.
Foi em meio a esse clima que o ex-governador, o último a discursar, esqueceu quase tudo o que tinha combinado com ele mesmo, antes de sair de casa, e deixou escapar a revelação de que, “se for da vontade do meu partido e da população do meu Estado, eu serei candidato ao governo em 2010”.
Resta saber o que está pensando, lá com seus botões, o senador Mário Couto, que, aliás, não foi ao jantar.
Mas familiares de Mário Couto estiveram na churrascaria Rodeio e, com certeza, adoraram de tudo o que comeram e beberam.
Resta saber se também adoraram tudo o que ouviram.

5 comentários:

Anônimo disse...

Você contou quase tudo. Só esqueceu do prefeito Duciomar Costa, que não foi.
E não adianta os organizadores dizerem que ele estava em Brasília, porque ele chegou naquela tarde acompanhado do seu mais novo advogado, Sábato Rossetti.
Ingrato, esse prefeito hein !

Anônimo disse...

O prefeito falsário não se fez presente ao jantar por uma razão óbvia: ele não está querendo, nem podendo, aparecer em locais onde exista uma grande concentração de pessoas, como no caso do evento organizado em homenagem ao ex e futuro governador Simão Jatene.

Anônimo disse...

Comentario de um PeTista
hahahahahahahahahahahahahahahaha!!!!!!!
E finalizando e Ana de novo com a força do pavo!!!!!

Anônimo disse...

Só se for com a força do pavo, porque do povo mesmo tá difícil companheiro... hahahahahahahahahahahahahahahaha!!!!!!!

Anônimo disse...

Na verdade oq ue o comentarista petista queria dizer era: ANA DE NOVO, PAVOR DO POVO.