terça-feira, 23 de junho de 2009

“O PSDB não é um feudo”, diz Mário Couto a jovens tucanos

“O PSDB não é um feudo, mas uma agremiação que converge todas as tendências da social democracia que busca sempre a melhoria da qualidade de vida do povo do Pará”. Esse apenas um trecho da dura carta remetida pelo senador Mário Couto à juventude tucana, reunida durante encontro que elegeu a nova direção da Juventude do PSDB em Belém.
Couto foi claro: disse que a definição sobre o candidato da legenda ao governo do Estado, em 2010, na pode ser fruto “da iniciativa isolada de grupos inconformados com o exercício da democracia, que podem passar à população a idéia de que estão manejando alguns jovens, filhos dos que ocuparam cargos importantes no governo passado [de Simão Jatene, com quem Mário Couto disputa a indicação], para agora assumirem a postura no interesse de seus pais, sem que a grande militância do partido, que está localizada não somente nesses núcleos familiares, mas em todo Estado do Pará, sequer seja consultada.”
É a seguinte a íntegra da carta:

-------------------------------------------

Caríssimos Jovens

Com muita satisfação é que me dirijo aos jovens do PSDB para demonstrar minha alegria e poder fazer esse contato com essa Juventude que com muita dedicação contribuiu para a minha eleição ao Senado Federal com 1.456.456 votos.
No momento em que coloco à disposição do Partido meu nome para concorrer ao governo do Estado do Pará, conto com a experiência de quem conhece e mantém diariamente contato com todos os integrantes do partido em todo o Estado, sentido nesse dia a dia, a necessidade de que essa escolha de candidatura do partido ao governo do Estado, deve ser levada ao debate amplo tanto no âmbito do partido, como com a sociedade paraense, que precisa de muito trabalho, segurança, emprego, saúde e desenvolvimento auto sustentável, além de tantos outros pontos necessários para a melhoria de sua qualidade de vida.
Essa questão de apoio, de definição por candidatura, deve ser colocada com muita cautela, não podendo ser fruto da iniciativa isolada de grupos inconformados com o exercício da democracia, que podem passar à população a idéia de que estão manejando alguns jovens, filhos dos que ocuparam cargos importantes no governo passado, para agora assumirem a postura no interesse de seus pais, sem que a grande militância do partido, que está localizada não somente nesses núcleos familiares, mas em todo Estado do Pará, sequer seja consultada.
Essa atitude isolada e de grupos familiares deve ser repudiada na medida em que não se pretenda manipular a juventude para atender interesses pessoais, em detrimento de ampla consulta aos correligionários e àqueles que fazem diariamente a sustentação da agremiação em todos os municípios do Estado.
O compromisso que devemos assumir, e o fazemos sempre, é com a unidade da agremiação no sentido de que esse debate, essa consulta seja efetuada de modo claro, a todos os segmentos partidários e não somente no âmbito de grupos e de núcleos familiares que integraram à administração do PSDB, manejando seus descendentes por ter ocupado cargos de relevância anteriormente.
A ampla consulta ao partido deve ser exemplo à sociedade paraense, porque o PSDB não é um feudo, mas uma agremiação que converge todas as tendências da social democracia que busca sempre a melhoria da qualidade de vida do povo do Pará.
Finalizo, reiterando meu compromisso em trazer a juventude para essa discussão em amplo debate sobre a definição de candidatura ao Governo do Estado, mas sempre de forma aberta, sem conveniências de núcleos familiares, fazendo com que todos os que fazem diariamente a agremiação em todo o Estado possam participar.

Senador Mário Couto

14 comentários:

Anônimo disse...

Se o sr. Mário Couto acha que com ameaças vai intimidar a juventude está redondamente enganado. Esse tipo de atitude não faz mais efeito nos dias de hoje, em que a democracia é plena e a decisão dos jovens deve ser respeitada, até por quê ninguém é moleque ou marionete de ninguém pra se deixar levar por quem quer que seja.

Anônimo disse...

É, no mínimo, desrespeitosa e imoral a postura do senador Mário Couto ao acusar a juventude do PSDB de se deixar manipular ao assumir seus posicionamentos, desprezando a autonomia, a independência e as convicções de um segmento do partido que merece o respeito de todos inclusive do senador que se auto denomina democrata e nesse ato repudia a posição da JPSDB simplesmente por esta ir de encontro a seus interesses.

Anônimo disse...

vossa excelência senador Mario Couto, o sr. começa sua carta dizendo que é com muita satisfação e alegria que se dirige a juventude tucana. Pois bem, tenho a lhe dizer que a recíproca não é verdadeira, perante o seu posicionamento e diante de suas palavras, digo-lhe que é com extrema insatisfação e desprezo que a juventude tucana recebe esse pedaço de papel com dizeres mentirosos sobre as pessoas que fazem parte desse diretório municipal e estadual da juventude.

O sr. disse alguns dias atras ter ainda muitas cartas na manga para esse embate com o ex-governador Simao Jatene, para quem virá a ser candidato ao governo deste estado em 2010, imagino eu que se o as cartas que vossa excelencia tem nas mangas forem iguais a essa com que o sr. se dirije a juventude tucana, o povo do pará esta perdido! a maneira com que o sr. faz acusações levianas e sem fundamento algum nos faz pensar que o sr. não é mesmo o melhor nome para ser governador deste estado a partir do proximo pleito.

A maneira como toda essa situação dentro do PSDB esta ocorrendo só esta cansando todo mundo, picuinhas pra cá, picuinhas pra lá, 70 prefeitos de lá, 10 deputados de cá, casamentos de lá, manifestos de cá, aposentados com rancor de lá, etc... etc... etc...
nao entendo como consegue se chegar a um nível desses. só acho uma atitude mais sensata de sua parte senador que voce fique no seu feudo, lá em brasília e lute pelo nosso povo do Pará de uma outra maneira, o sr. ainda tem mais 6 anos de feudo, ops, desculpe-me, de senado!!
deixe para quem tem mais cacife botar ordem e governar este estado da maneira que ele merece, com dignidade e competência.

abs e tenham todos um maravilhoso dia!!!

Anônimo disse...

Esse simão tá usando até o Wlad, imagine esses garotos.

Anônimo disse...

eu não sou filho de ex secretário, tampouco de ex funcionário da administração de doze anos do PSDB...

FOI UM TIRO NO PÉ QUE DERAM NO SENADOR

Anônimo disse...

O projeto dos tucanos vai ser a continuidade do que o Jatene começou e os petistas acabaram, como o seminário de formação dos conselheiros, a publicação do livro de memórias do processo (já pago pela fundação Kelogs), retomar a rúbrica específica para atividades do conselho no orçamento, fazer o plano estadual de desenvolvimento da juventude que tava previsto com o Sandro. Vamos também manter os convênios com o Projovem mas reformando pra ficarem nos lugares certos sem aparelhamento partidário. AH e vamos transformar esse Procampo em um projeto de voluntariado juvenil pra ajudar populações carentes.

Anônimo disse...

Do www.juventudeempauta.blogspot.com:

Juventude Tucana vai de Jatene

Mais madura que o próprio partido, a juventude do PSDB/PA aprovou, no último sábado, por ampla maioria, o apoio à candidatura do ex-governador Simão Jatene ao governo do estado em 2010. A direção estadual é presidida por Raimundo Rodrigues

O tucanos travam uma ácida disputa pela cabeça de chapa do partido entre Jatene e o atual senador Mário Couto. O primeiro tem maioria interna e apoio das principais lideranças. O segundo tem Almir Gabriel como mentor e cabo-eleitoral e vem em nítida desvantagem desde que seu guru foi a público, no Diário do Pará, de Jáder Barbalho, atacar a candidatura de Jatene. Agora, perde o apoio dos jovens do partido.

Mas, como é peculiar a Mário Couto, ele acusou a JPSDB de ser controlada por filhos de deputados e ex-secretários de Jatene que querem retornar ao poder , como informa o jornalista Paulo Bemerguy em seu Espaço Aberto.

O apoio da juventude tucana não é de todo surpresa, nem pela quase unanimidade, afinal foi no governo Jatene que foi criado o atual Conselho de Juventude do Estado do Pará, realizada uma Conferência Estadual de Juventude e até reservada verba orçamentária à política estadual de juventude, tudo minunciosamente acompanhado pela filha do governador, a professora Isabela Jatene.

Anônimo disse...

Estão dando muita moral pra essa juventude....ela nao vale essas coisas....não tem inserçao no movimento estudantil e sempre foram motivo de chacotas das entidades juvenis.

Anônimo disse...

É a operação Wladimirim que está em curso!

Anônimo disse...

Ao anônimo de 10:15. Na realidade, o início da carta demonstra, combinado com o restante, quanto o Senador é hipócrita. Com certeza a carta foi redigida com sentimento que está muito longe do prazer. Um grande abraço.

tucano45 disse...

Disseram que a JPSDB serve de chacota e que não tem inserção nos movimentos estudantis, mas aqui vem a pergunta:

Que movimentos estudantis são esses? Os vendidos para o governo? ou os que se vendem por tres garrafas de vinho de 5 litros???

Moral é uma coisa que esses anônimos da vida não têm pra dar pitaco no processo eleitoral de nenhum partido político que não seja m

os malfadados e medíocres partidos de uma esquerda ignóbil e que afunila o pensamento em torno de uma "Verdade" mais que ultrapassada.

Anônimo disse...

Eita criançada rancorosa e opiniosa, cheia de certezas vãs e de conteúdo tão pobre.

Anônimo disse...

Tem sim inserção no ME a Juventude Tucana. Vítor Picanço é diretor do centro acadêmico mais importante da universidade mais importante do Pará, o de Direito (CADEL) da UFPA.
Inclusive fez parte da chapa que desalojou a DS do CADEL depois de 6 anos.

hudson lobato disse...

o senador mario couto pessoa com quem eu adimiro muito é um senador muito convicto de suas idéias,pois,sua postura do senado federal têm nos dado várias alegrias.para o jatene é o nome mais positivo para o governo do estado.pois se houve um traidor nessa história foi o almir gabriel,pois não deixou o jatene acabar com o seu mandato.