terça-feira, 19 de maio de 2009

Pará monitora dois novos casos da gripe suína

No AMAZÔNIA:

Após o final de semana sem novos casos da gripe A (H1N1), conhecida como gripe suína, a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) volta a monitorar dois possíveis casos da doença suína. De acordo com Ana Helfer, coordenadora estadual de Vigilância em Saúde, duas pessoas estão sendo monitoradas pela secretaria. Os pacientes chegaram ontem em Belém, vindos da Guiana Francesa e Argentina. Um deles está sob monitoramento domiciliar, enquanto o outro está em observação em um hospital particular em Belém. Segundo Ana Helfer, ambos passam bem.
O nome do hospital particular onde o paciente monitorado está internado não foi divulgado. O sigilo é para evitar tumulto e constrangimentos. De acordo com a assessoria de comunicação da Sespa, o monitoramento não deve obrigatoriamente ser feito em um dos leitos do Hospital Universitário João Barros Barreto (HUJBB). 'Para ser monitorado o paciente não precisa ser internado no Barros Barreto. Alguns casos são monitorados com o paciente em seu domícilio', diz. Cinco leitos de isolamento permanecem reservados no hospital universitário, até agora apenas dois pacientes ficaram internados no hospital, o último recebeu alta na tarde da quinta-feira, 14.
Os novos pacientes já forneceram o material que será analisado pelo Instituto Evandro Chagas (IEC). O resultado deve ser divulgado no prazo mínimo de 72 horas após a realização do exame. No entanto, é possível que os casos sejam descartados antes que o exame específico para o vírus H1N1 seja concluído. Isso porque os sintomas apresentados podem regredir ou mesmo desaparecer durante o período de monitoramento. Segundo a assessoria de comunicação da Sespa, os sintomas apresentados pelos novos pacientes são os mesmos de uma infecção respiratória comum, por isso são grandes as chances de que esses casos sejam descartados. Até ontem, 15 pessoas já haviam passado pelo monitoramento da secretaria de saúde, desses 13 casos foram descartados.
Segundo balanço do Ministério da Saúde, caiu para 20 o número de pessoas com sintomas no Brasil. Ontem, 22 casos suspeitos eram monitorados. Os casos suspeitos estão nos Estados de São Paulo (6), Minas Gerais (4), Distrito Federal (3), Alagoas (1), Amapá (1), Pernambuco (1), Piauí (1), Rio de Janeiro (1), Rio Grande do Sul (1) e Rondônia (1).

Nenhum comentário: