sábado, 9 de maio de 2009

Centro de Atenção à Saúde do Idoso faz evento com dança

No AMAZÔNIA:

A terceira idade curtiu momentos de lazer no Centro de Atenção à Saúde do Idoso durante a tarde de ontem, na comemoração de Dia das Mães da instituição. Houve apresentação de dança, sorteio de brindes e coquetel. Além disso, dezenas de pessoas com mais de 60 anos compareceram ao local para receber a vacina contra a gripe.
Depois de quase oito anos participando ativamente de quase todas as atividades oferecidas pela Casa do Idoso, a dona de casa Hilda Greijal, 69 anos, pela primeira vez contou com a companhia de suas duas irmãs, Neide e Emília Greijal, de 74 e 62 anos, respectivamente. 'Eu sempre convidava, mas elas não podiam. Uma trabalha, a outra vive viajando. Hoje, por sorte, as duas estavam disponíveis e pudemos vir juntas', conta. Hilda começou a frequentar a casa para fazer exercícios físicos, quando ainda funcionava na Aldeia Cabana. Atualmente, pelo tempo em que passa no local, chega a dizer que é sua segunda casa.
Hemopa - 'Doar sangue é dar luz a muitas vidas' é o tema da campanha especial para comemorar o Dia das Mães que a Fundação Hemopa realiza hoje e amanhã, das 8 às 9 horas, na sala de estar do hemocentro, localizado na travessa Padre Eutíquio próximo à avenida Serzedelo Correa. Durante a ação será servido café da manhã para as mães doadoras de sangue e haverá a apresentação da cantora Simone Almeida, de um coral e ainda da ex-BBB Mirla Prado. Haverá ainda a distribuição de mudas de plantas e de brindes com produtos de beleza.
As mudas foram doadas pela Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), Aimex e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). O objetivo da campanha é incentivar a doação feminina de sangue que hoje concentra cerca de 23% das coletas, cuja meta é de chegar a 30% até o fim deste ano. Para doar basta ter idade entre os 18 e 65 anos e apresentar o documento de identificação. Antes da coleta definitiva, serão feitos alguns exames para diagnosticar possíveis doenças como a aids, sífilis, doença de chagas e hepatite. Todos são feitos gratuitamente e o resultado sai rapidamente para que a coleta seja feita após o resultado.
Não é necessário fazer jejum no dia da doação, ao contrário. O doador deve estar bem alimentado. Por isso a campanha traz o café da manhã especial para as mães. Os homens também podem doar sangue hoje. Mas existe uma diferença. Os homens podem doar a cada dois meses, já as mulheres só podem apenas a cada três meses.

Nenhum comentário: