quinta-feira, 21 de maio de 2009

Uma noite para campeões

No AMAZÔNIA:

Os atletas vencedores da 15ª edição do Troféu Romulo Maiorana, a maior premiação do esporte paraense, serão conhecidos hoje, às 20 horas, no Teatro Maria Silvia Nunes, na Estação das Docas. Além da premiação, será lançada a Carta de Recomendações para Profissionalização do Esporte Paraense, elaborada a partir dos temas discutidos ano passado, no Seminário Internacional de Esportes, em Belém. O Troféu Romulo Maiorana é uma realização da TV Liberal, com patrocínio Unimed, Esamaz e RR Pneus.
O repórter Carlos Gil, do programa Globo Esporte, será o mestre de cerimônia da entrega do Troféu RM. Os atletas participantes foram indicados por suas respectivas federações. Todos passaram por avaliação de um júri especializado e pelo voto popular. Na avaliação, foi considerado principalmente o desempenho de cada atleta em 2008. Os vencedores receberão uma bolsa-auxílio durante um ano. 'O Troféu RM deixou de ser um prêmio institucional para se tornar um evento importante socialmente', diz Christian Costa, coordenador do Troféu RM.
A 15ª edição do Troféu Romulo Maiorana teve diversas ações inovadoras. As principais foram as Oficinas de Esporte, que proporcionaram aos atletas indicados a convivência com crianças que participam do projeto Amigos da Escola, realizado pela Rede Globo, em sessões de iniciação esportiva. Outra novidade foi a realização do I Workshop de Jornalismo Esportivo, com a presença dos principais jornalistas esportivos das Organizações Romulo Maiorana (ORM), no auditório da TV Liberal, na última terça-feira.
Para Christian Costa, o Troféu RM é, atualmente, uma das principais iniciativas para colocar esportistas paraenses de diversas modalidades em evidência. 'Os atletas se interessam pela premião em dinheiro, até porque são atletas de uma realidade social diferente, mas também pela visibilidade que eles têm depois da premiação. Esse reconhecimento contribui para facilitar a captação de recurso e patrocínio, justamente uma das maiores dificuldades do esporte amador', ressalta Costa.
A TV Liberal realiza o Troféu RM desde 1993, com o objetivo de incentivar a prática esportiva no Pará e reconhecer o talento dos melhores atletas regionais em várias modalidades. O prêmio foi criado para homenagear os maiores atletas do futebol paraense, mas, a partir de 1998, a proposta do evento mudou. 'O Troféu RM cresceu e, diante da situação do esporte paraense, resolveu-se premiar os melhores atletas de variadas modalidades e dar uma bolsa de incentivo aos agraciados', conta Christian Costa.

Nenhum comentário: