terça-feira, 26 de maio de 2009

Temporal deixa Tauá debaixo d’água e em estado de alerta

No AMAZÔNIA:

O município de Santo Antônio do Tauá, na região Nordeste do Estado, a 54 quilômetros de Belém, está em estado de alerta desde ontem à tarde, quando foi atingido por um temporal que provocou, inclusive, o transbordamento de igarapés que cortam a cidade, e inundou grande parte da sede municipal.
O estado de alerta para o município foi confirmado pelo coordenador adjunto da Defesa Civil Estadual, major Marcus Norat, ontem à noite. No Estado, são 41 municípios atingidos por chuvas fortes, inclusive, com enchentes de rios e rompimento de barragens, perfazendo, até o momento, 33 municípios em situação de emergência. Trinta e seis mil famílias foram atingidas pelas águas deste período invernoso, e 1.900 estão desabrigadas.
Tão logo a situação agravou-se no Tauá, uma guarnição da Defesa Civil Estadual e Corpo de Bombeiros Militar do Pará de Santa Izabel foi deslocada para o município, como informou o major Norat. Esse efetivo passou, então, a prestar socorro e auxiliar a dezenas de famílias em bairros da cidade, em situaçaõ de alagamento. A chuva forte começou por volta das 15 horas no balnário e em toda a região.
Moradores infomaram que nunca houve alagamento em Santo Antônio de Tauá, como o de ontem provocando o transbordamento de igarapés. Bairros como São Joaquim e o Centro estão debaixo d’água, e ruas como Senador Lemos e Teodózio Rodrigues ficaram sem nenhum acesso. Muitas famílias estão desabrigadas.

Nenhum comentário: