quarta-feira, 6 de maio de 2009

Pará tem nova suspeita de gripe

No AMAZÔNIA:

A coordenadora de Estado de Vigilância em Saúde, Ana Helfer, confirmou ontem à noite que o Estado tem apenas um possível caso de gripe A (H1N1) sendo monitorado pela Secretaria de Estado de Saúde. Segundo ela, trata-se de um novo paciente e não mais dos dois casos que foram divulgados anteriormente. 'Os dois pacientes que estavam sob monitoramento foram liberados hoje (ontem) pela manhã. Está sob monitoramento desde o final da manhã um paciente que chegou dos Estados Unidos', afirma a coordenadora. Os dois casos anteriores foram descartados pois os pacientes não apresentavam o vírus da gripe.
O novo caso ainda não está incluído no relatório produzido diariamente pelo Ministério da Saúde. Com ele passa para quatro o número de casos que já estiveram sob monitoramento no Estado. Desses, até agora três já foram descartados. Apesar de Ana Helfer manter o discurso tranquilizador e garantir que não há razão para pânico, essa é a primeira vez em que um paciente fica sob monitoramento em um dos leitos de isolamento do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUBB). Nos três casos anteriores os pacientes permaneceram em casa enquanto aguardavam o resultado do exame.
De acordo com um funcionário do Hospital Universitário João de Barros Barreto, referência no Estado para atendimento da gripe A (H1N1), o paciente está sendo monitorado na área leste do hospital. O funcionário, que preferiu não se identificar, afirmou que o paciente é um advogado que chegou acompanhado da mãe por volta do meio-dia de ontem. 'Ficamos preocupados porque o paciente usou o elevador e circulou pelos corredores sem usar nenhuma proteção no rosto. E se ele estiver realmente com a doença? Todos nós ficamos expostos ao vírus', relata o funcionário.
Em nota, a assessoria do Barros Barreto informou que o paciente foi internado por ter vindo de uma área de risco da gripe A (H1N1). Ele está em um leito de isolamento por apresentar sintomas leves de uma virose respiratória. Até ontem à noite seu quadro clínico permanecia estável. Hoje, às 10 horas, o diretor do HUBB, Luís Moraes; a infectologista Rita Medeiros e a coordenadora do núcleo epidemiológico do hospital, Vivian Cartágenes, falarão com a imprensa sobre o caso. A entrevista coletiva será no prédio do hospital, no bairro do Guamá.

Um comentário:

Poster disse...

Grande amigo,
Muito obrigado.
Está corrigido o nome.
Abs.