quarta-feira, 6 de maio de 2009

Enchente deixa comerciantes de Santarém no prejuízo

No AMAZÔNIA:

Nem o Dias das Mães nem a baixa do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) conseguem animar os comerciantes de Santarém, no oeste do Pará. O centro comercial da cidade foi tomado pelas águas do rio Tapajós e os prejuízos são grandes. Muitas lojas diminuíram em até 70% suas vendas. Outras tiveram de fechar as portas e até demitir funcionários.
Para não perder o cliente por causa da enchente os empresários construíram várias pontes e passarelas de madeira interligando as lojas e criando condições de acesso ao consumidor. Algumas lojas que estão alagadas de forma permanente, o jeito foi construir assoalhos para não perder as mercadorias e continuar as vendas. Tudo isso às vésperas do tão esperado Dia das Mães, que depois do Natal, é considerado o dia em que se vende mais no comércio brasileiro. 'É o que podemos fazer, pois não podemos ir contra a força da natureza', diz o comerciante José Aguiar.
O Corpo de Bombeiros realizou uma vistoria no local e constatou que 70 lojas estão numa área de risco. Sobre a possibilidade de desabamento de algum desses prédios nada foi revelado. No entanto, o solo de alvenaria está bastante danificado.
Outro risco diz respeito às instalações elétricas do local. Grande parte é distribuída por debaixo da terra. O contato com a água pode trazer riscos aos clientes que transitam pelo local.

Nenhum comentário: