sábado, 16 de maio de 2009

Escola de Cotijuba servia merenda estragada

No AMAZÔNIA:

Professores e pais de alunos da Unidade Pedagógica Faveiro, anexo da Escola Bosque, na ilha de Cotijuba, denunciam que estão sendo oferecidos produtos com a data de validade vencida na merenda dos alunos. Segundo uma mãe, os próprios professores da instituição fizeram uma reunião na quinta-feira (7) e informaram os pais sobre o problema, que estão preocupados com a saúde dos filhos. Segundo a direção, os produtos são repassados pela Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae) e já chegam estragados na escola. Ontem foi realizada uma outra reunião com professores, direção e pais de alunos para discutir os problemas que serão repassados à Secretaria Municipal de Educação (Semec).
Uma mãe de aluno, que não quis se identificar, disse que além dos problemas existentes na escola, os professores resolveram paralisar as aulas há duas semanas. Segundo ela, além de alimentos vencidos, a estrutura do prédio também está comprometida. 'O telhado precisa ser trocado. Os professores reclamam que a cobertura do colégio está precisando de reparos. Além disso, as salas de aula são muito pequenas para comportar a grande quantidade de alunos. O prédio está ‘bonito’ por fora, mas por dentro necessita de manutenção', disse a mãe.
A mãe relatou ainda, que dentro da instituição existe uma horta e um pomar, que deveriam servir para o consumo dos alunos, porém não é isso que está acontecendo. 'A direção da escola informou para nós, durante a última reunião, que os alimentos retirados da horta da escola estão sendo vendidos, o que deveria ser consumido pelos alunos. Enquanto isso, os nossos filhos estão comendo alimentos estragados', reclama.
A assessoria da Semec respondeu que, 'em relação à merenda da escola, o que de fato aconteceu, foi que alguns pacotes de bolachas estavam com bolor e também foram encontrados alguns gorgulhos (bichinhos) nos pacotes de arroz, sendo que os produtos encontravam-se dentro do prazo de validade. Feita a reclamação por parte da direção da escola, a Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae ) fez a troca de imediato, sem causar nenhum dano para os alunos. Em relação à horta, tem um projeto que funciona da seguinte maneira, quando chega o período da colheita faz-se a retirada desses produtos para a venda e com o dinheiro arrecadado é comprado adubo, sementes e etc.

Nenhum comentário: