domingo, 22 de março de 2009

Jatene responde em carta aos “covardes e sem escrúpulos”

O ex-governador Simão Jatene, presidente de honra do PSDB, divulgou uma carta em que responde a ofensas escritas em outdoors afixados em vários pontos de Belém e nominalmente dirigidas a ele.
A seguir, a íntegra da carta do ex-governador.

-------------------------------------------

Carta aos que não se curvam aos covardes e sem escrúpulos

Recentemente, ao sair para resolver questões cotidianas, fiquei surpreso ao ver afixado sobre um "outdoor", que registrava discordância quanto à propaganda do governo: " Pará, terra de direitos", uma faixa impressa que agredia a minha honra de forma graciosa e despropositada, como que tentando esconder a crítica feita ao "slogan" governamental.
Passada a indignação natural e a sensação de impotência diante da covardia que quase sempre se esconde no anonimato, procurei refletir sobre o episódio, tentando identificar a autoria bem como a razão de tal atitude.
Antes de tudo, pela consciência tranquila e o respeito que sempre tive para com a população, que nunca me faltou com reciprocidade e carinho, percebi que aquilo, longe de ser uma manifestação popular e espontânea, era algo premeditado e orquestrado, o que foi reforçado pela informação de que sordidez semelhante havia sido reproduzida em várias outras placas que criticavam a propaganda governamental.
Assim, após ter sido aconselhado a procurar a empresa que veiculou a peça original para solicitar que a mesma mandasse retirar a adulteração ofensiva, já que ela também não poderia identificar os autores da canalhice, preferi escrever esta carta, para que as pessoas de bem e do bem, que sei são a esmagadora maioria na nossa cidade e no nosso Estado, possam refletir melhor sobre os tempos que vivemos.
Primeiramente, é bom ressaltar que desconheço os autores do "outdoor" original, mas, pelo que percebi, o mesmo fazia uma crítica ao governo e sua propaganda, sem atingir a honra de quem quer que fosse.
Segundo, como a peça original era assinada, acredito que o comportamento correto de quem se sentiu ofendido ou injustiçado por ela seria procurar a empresa responsável pela sua veiculação e buscar as explicações que julgasse merecedor. Assim, tenho certeza, agiria qualquer pessoa ou grupo político sério, que respeita para ser respeitado.
Desse modo, a forma de reação escolhida pelos que adulteraram o "outdoor", até pelo anonimato, já revela muito bem o caráter dos seus responsáveis e mandantes. É a acusação leviana e irresponsável de quem não aceita a crítica, e só defende a liberdade que lhe favorece. De quem, por não ter honra, não lhe sabe o valor.
Aprendi muito jovem que a solução da grande maioria dos problemas contemporâneos e até a liberdade individual só pode ser garantida pelo esforço coletivo. E essa foi a razão maior que me fez assumir o exercício da política, mesmo ainda adolescente e sem pretender disputar qualquer cargo eletivo.

-------------------------------------------
“A forma de reação escolhida pelos que adulteraram o ‘outdoor’, até pelo anonimato, já revela muito bem o caráter dos seus responsáveis e mandantes. É a acusação leviana e irresponsável de quem não aceita a crítica, e só defende a liberdade que lhe favorece. De quem, por não ter honra, não lhe sabe o valor.
-------------------------------------------


Como muitos, diante dos riscos naturais, inclusive da exposição pública, de toda ação coletiva, vivi o drama da incerteza e insegurança, que é uma das grandes travas a que as pessoas corretas se engajem mais. Mas a crença de que só o esforço comum pode nos livrar da "ditadura do mercado" ou "do estado" superou todos os medos. E não me arrependo.
Foi no exercício responsável da militância que fui formando minhas convicções a respeito do poder e percebendo que, embora muitos o busquem como instrumento "pra ter" e "pra ser", isso não lhe retira o condão de ser ferramenta decisiva "pra fazer", e fazer coisas boas e necessárias para a sociedade.
Embora reconheça as razões dos desencantos que, sobretudo nos nossos dias, se abatem sobre tantos, quando penso nos desafios que temos e na solidariedade da maioria da nossa gente, me convenço de que mesmo correndo o risco de enfrentar a covardia, a falta de escrúpulos e até a incompreensão legitima de alguns, é preciso não desistir de tentar colocar a política a serviço do bem.
Política que só é democrática e transformadora se, ao tempo em que rompe com os limites à liberdade do cidadão, também o capacita para que possa, individual e coletivamente, traçar seus próprios limites individuais e coletivos. Sem isso é a má política. É o vale tudo.
Já disse em outras oportunidades que, ainda que seja forçado a reconhecer que, lamentavelmente, ética e política nunca foram tão próximas como deviam, também é difícil negar que tenham estado tão longe quanto nos dias atuais. Tentar se aproveitar dessa triste realidade para a agressão leviana como forma de confundir, é apostar na esperteza em lugar da sabedoria, é desqualificar a política e os políticos afastando as pessoas de bem do seu exercício.
Fazer da ação política uma ação cínica e não cívica pode confundir alguns, pode até ser eleitoralmente eficiente, mas é retirar da sociedade o único instrumento pacífico de resolução de conflitos.
Por isso é que, verdadeiramente, já não mais me interessa saber exatamente quem foram os autores, deles já sei o suficiente. São pequenos. De alma pequena, pequenos de caráter. Pequenos de coragem. Pequenos de sabedoria. Pequenos para o Pará. Simplesmente pequenos.

Simão Jatene
Ex-governador do Pará

22 comentários:

Anônimo disse...

Com todos estes rolos recentes na Adminstração do PT é possivel que brevemente teremos um novo santo. E o ex Governador é um forte candidato ao cargo. Agora que é sacanagem do pessoal do PT não respeitar a propaganda dos outros isto tambem é verdade.

Anônimo disse...

Grande governador! Você mais uma vez demonstra que é um homem público de caráter! O Pará estaria bem melhor nas suas mãos...

Parabéns pela grandeza!

Anônimo disse...

É pra rir ou para chorar. Alguém me avisa!

Anônimo disse...

O desrespeito e a falta de integridade moral é marca registrada dessa gente do PT. Parabéns ao nobre governador que mais uma vez, com sua conduta, mostrou-se íntegro, de caráter e um homem público de grande valor para nosso estado.
Contamos com o senhor em 2010!

Anônimo disse...

o que será que incomoda mais jatene : a grosseria inserta nos outdoors, ou o fato deles lembrarem, de forma grosseira é verdade, mas lembrarem inevitavelmente, que seu governo terminou com um dos maiores escâdalos de corrupção do Estado, com o filho do ex-governador Almir Gabriel sendo preso pela Polícia Federal por falcatruas no IASEP; que seu ex-secretário de defesa social responde por processo em razão de corrupção na PM ; que o TCU recentemente condenou seus os ex-secretários de saúde e desenvolvimento urbano por irregularidades na construção do Hospital metropolitano ? O que será que incomoda mais ?

luluquefala disse...

Quem foi que disse que o Jatene é candidato a governador ?
É nada !
Essa carta é de quem é candidato a arcebispo, no lugar de Dom Orani.
A benção, Dom Jatene !

luluquefala disse...

Enquanto o Jatene escrevia sua carta de dramaturgia filosófica, o senador Mario Couto passava o sábado na casa do ex governador Almir Gabriel, em Bertioga.
O encontro foi cuidadosamente preparado pela ex vice governadora Valéria Pires Franco, quando Almir esteve em Belém na semana passada.
Mario chegou as oito da manhã e encontrou um Almir alegre e cheio de vontade de falar sobre política. Os dois não conversavam desde 2006. Mario foi pedir o apoio de Almir para concorrer ao governo, pelo PSDB.
Depois de quatro horas de conversa, os dois ligaram para Valéria, que estava em Belém, para passar o resultado do encontro.
Mário será o candidato do PSDB ao governo do estado e Valéria, do DEM, a uma das vagas ao senado.

Anônimo disse...

Boa noite, caroPaulo:

por e-mail já agradeci ao ex-governador a carta que escreveu. E achava que bastava isto até ler o nosso lulu-que-fala.

Como somos cordiais - lulu e eu - vim aqui pra provocar: lulu errou. Arcebispos são nomeados. Governadores são eleitos. Como Jatene o foi. E como poderá vir a ser. Sem canonização. Sem demonizações.

Abração,Paulo.

Abraço, lulu.

Anônimo disse...

Almir Gabriel deixou esse estado e foi morar em Bertioga. Não tem nada que se meter nas decisões políticas do Pará.
Ele tem mais é que curtir a aposentadia dele, já tá mais do que na hora dele deixar de fazer caca aqui pra nossas bandas... Cheeeeeeeeega Almir!
A insistência do DEM do Vic em empurrar o Mário Couto goela abaixo da população é um claro movimento de quem tá desesperado. Lógico! Com o Jatene no governo, dessa vez sem o velho Almir pra meter o bedelho, ele não poderá mais fazer suas sandices desatadas.
E tem mais, se o DEM não coligar com o PSDB, tá ferrado porque não coliga com ninguém.
Deputado, fique calmo e pare de fazer e falar asneiras, experimente tomar um PROZAC, vai lhe fazer bem!

luluquefala disse...

Querida Bia.
Arcebispos são nomeados, sim. Mas se até o Papa que é o Papa faz campanha velada durante o conclave, imagine a plebe do andar de baixo.
Já existem alguns candidatos ao lugar de Dom Orani que estão em plena campanha nos bastidores.
O quase ex marketeiro oficial dos tucanos é outro que está no páreo para ocupar o lugar de arcebispo coadjutor, e com certeza será a eminência parda do arcebispado de Dom Simão.
Pois não ?

Anônimo disse...

Caro anônimo das 19:50.
Será que é o deputado Vic quem está no desespero ? Será mesmo ?
Pense bem.
Mas pense, mesmo.
E outra coisa, amigo, fica muito feio você ficar cuspindo no prato que comeu e se lambuzou durante os oito anos do governo Almir Gabriel.
Você se lambuzava e seus colegas tentavam sobreviver.
Diga lá se eu não tenho razão ?
Sei da sua querência pelo Jatene.
Aliás, todos nós sabemos.
Eu, e todos os publicitários do Pará.

Anônimo disse...

Se esse luluvicquefala acha que vai fazer para aeleição de 2010 o mesmo que fez para a campanha de Prefeito de Belém está redondamente enganado. Não cola mais esses seus recados mal dados e inventados. Como já disseram por aqui, o desespero está batendo na porta com medo de ficar sozinho e não conseguir nem garantir a sua eleição, quanto a mais da mulher. Pare de fazer futrica e vá trabalhar em prol do Pará, que é o que deveria estar fazendo em Brasília.

Anônimo disse...

Quer dizer então que o casal Vic-Valéria é quem decide agora quem será o candidato a governo do Estado pelo PSDB?
Com a palavra os tucanos.

Anônimo disse...

Quero prestar o meu mais profundo respeito e solidariedade ao Governador Simão Jatene, pois estamos com saudades do tempo do seu governo, embora eu tivesse algumas reclamações como servidor público que sou, não posso deixar de reconhecer as suas realizações, principalmente quanto aos Hospitais Regionais e o Hangar Centro de Convenções. Não adianta o PT ou quem quer que seja se apropriar, pois toda população paraense sabe muito bem que são obras feitas quando o senhor foi governador e o que é do homem o bicho não come. Pode contar com o meu apoio e venha sim em 2010, pois o senhor terá o meu voto e de toda a minha família.

a) Bruno Farias

Anônimo disse...

Bom doa, caro Paulo, bom dia lulufalante:

Das coisas da Santa Madre sabe mais o lulu do que eu. Lá isso é certo. Mas, de eleição e processos democráticos, talvez empatemos.

Na vinda do Dr. Almir tive o prazer de almoçar com ele. E, caro lulu-que-fala,parecia-me que Dr. Almir apostava em outros bichos, ainda que não os nomeasse. Mas, como a política é mais dinâmica do que eu, acredito em você.

Cá com minhas saias, eis que não tenho botões, desejo que Simão Jatene seja o candidato do PSDB.

Mas, se não houvesse razões melhores para este meu desejo, uma razão seria suficiente para a permanência do nosso senador no Senado: manter seu vice longe de nós....rsrsrs...

Abração, Paulo.

Abração, lulu.

Anônimo disse...

O senhor tá certo, continue com essa postura e tá mais do que na hora do senhor voltar pra ser governador de novo, porque ninguém aguenta mais tanta abesteira feita em um só governo, como esse que está aí do PT sob o comando da Ana Júlia. CHEGA!!!!!!!

luluquefala disse...

ANOTE AÍ E CONFIRA DEPOIS:
1. Simão Robson Jatene não será candidato ao governo do Estado.
2. O PSDB troca de marketeiro em 2010.
3. Mario Couto será o candidato do PSDB.
4. O DEM não fará coligação para deputado federal e estadual.
5. O PSDB vai convidar a ex vice governadora Valéria Pires Franco para fazer parte da sua chapa majoritária.
6. O deputado Zenaldo Coutinho será o novo presidente do PSDB a partir de outubro desse ano.
7. O prazo de dois meses que Simão Jatene pediu para decidir se será candidato, por conta do seu estado emocional, acaba em maio e ele comunicará oficialmente sua desistência.
8. O PSDB pedirá para Jatene ser candidato a Câmara federal para ajudar a fazer um maior número de deputados.
9. Nunca, nunca mesmo, o DEM e o PSDB conversaram tanto, como nas últimas duas semanas.
10. Em breve, muito breve, prefeitos e lideranças políticas do PSDB assinarão um manifesto de apoio a candidatura do senador Mario Couto ao governo.
11. Almir Gabriel formalizará seu apoio ao senador Mário Couto.
12. O senador Flexa Ribeiro só não será candidato a reeleição para o senado se não quiser. E ele quer !
13. E PT saudações !

Anônimo disse...

Jatene é candidato, e meu voto é dele!Os caras falando de escandalo e não olha pro próprio umbigo. Melhor ficarem calados e fazerem política nos bastidores pois a população tem visto oque acontece na política de vocês.

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkk... O anônimo do Vic das 21:19 jura que o comentário das 19:50 é do Orly!
Pro senhor ver né deputado, mais gente do que o senhor imagina dizendo CHEEEEEEEEEEEEEEGA ALMIR... XÔÔÔÔÔÔÔ MÁRIO COUTO!!!

Anônimo disse...

VOTE JATENE, JATENE, JATENE, JATENE JÁ!
VOTE JATENE, JATENE, JATENE, JATENE JÁ!
VOTE JATENE, JATENE, JATENE, JATENE JÁ!
VOTE JATENE, JATENE, JATENE, JATENE JÁ!
VOTE JATENE, JATENE, JATENE, JATENE JÁ!
VOTE JATENE, JATENE, JATENE, JATENE JÁ!

Anônimo disse...

Tá feita a aposta: Jatene não será candidato ao governo.
Pelo menos, pelo PSDB.
Quem sabe ele não bate na porta do seu amigo e parceiro Duciomar Costa, e sai pelo PTB ?
Pelo PSDB, não !
Quer apostar, Orly ?

Anônimo disse...

Mas o assunto do Post num era os outdoor do Fórum Belém denunciava "Pará terra de direitos violados", que acaram sendo eles próprios violados?!