sábado, 9 de maio de 2009

De quem a culpa?

Do leitor Toninho Freire, sobre a postagem Jader chama auxiliares de Ana Júlia de “fofoqueiros”:

Devemos nos perguntar como a cidade chegou a este caos.
Na saúde pública (Ofir Loyola), na segurança pública e até na política, com a falha tentativa de instalação de uma CPI, que no final das contas era acertado e politicamente correto a se fazer.
Culpa do PT? Talvez.
Culpa do Jader? Talvez.
Culpa do sistema? Talvez.
Essas incertezas só serão resolvidas através nosso senso comum na análise dos fatos.

3 comentários:

Antonio Freire disse...

Não estou do lado dos que pensam que a corrupção tem origem no Brasil Colônia, quando Portugal mandava os mais “ilustres” cidadãos para povoar esta terra. Aceitar isso é aceitar que todos nós convalidamos socialmente tais comportamentos, a meu ver, injustificáveis. Políticos foram feitos para representar interesses, não os seus interesses, mas os interesses de toda sociedade, isto sim é democracia. Ao passear pela história, antes mesmo da capital do país ser Brasília, deputados e senadores recebiam valores simbólicos por seus cargos, significando, naquela época, mais “status social” do que ascensão econômica. Aplicou-se no Brasil aquilo que Mao-Tsé-Tung aplicou na China: dar aos funcionários públicos altos salários para evitar que caiam na tentação de desviar recursos do Estado. Porém, não foi o que aconteceu por aqui e, esta não é uma opinião pessoal, pois, a história diz por ela mesma. De quem é a culpa? de nós eleitores que elegemos estas pessoas? Não sei se concordo, pelo simples fato de na última eleição não se ter candidatos não “viciados”. Chega-se ao poder hoje em dia já comprometido com alguém. A solução? Aplicar a lei sem tolerar atitudes atentatórias a democracia e, com isso, criar exemplos e parâmetros a se seguir. Isso, em dúvida, seria o começo do começo para nós.

Anônimo disse...

e a aliança vai continuar...so falta agora definir os substitutos...pode anotar ai...pro detran, ou vai o sobrinho do carmona, o luziel ou o zeca pirao....com os 3 "jarde" tem dividas a cumprir....vamos ver quem será o ungido.

Francisco Almeida disse...

O comprometimento dos políticos e as alianças deveriam ser com o povo. À democracia cabem as opiniões e interesses de todos, à nós,cabe a obrigação de fazermos a nossa parte e de tentar, sempre,separar o joio do trigo.