sábado, 23 de maio de 2009

Comer bem e sem culpa

Na VEJA:

Corpo alinhado, sensação de bem-estar e beleza que vem com a saúde, manifestando-se nos cabelos, na pele e no olhar. Todo mundo quer ter tudo isso, embora a atenção e a disciplina necessárias tenham sido distribuídas, como tantas outras qualidades, de forma desigual. Nas páginas seguintes, especialistas em boa comida e nutrição, duas coisas que parecem mas não são conflitantes, dão sugestões e conselhos para uma alimentação saudável e saborosa. O tamanho das porções e seu valor calórico são indicados para mulheres que querem perder aqueles 3 ou 4 quilos que sempre parecem sobrar em algum lugar do corpo. Mais do que isso requer orientação médica.
Nosso corpo vive no século XXI, com automação generalizada, esguios padrões de beleza e prolongada expectativa de vida – o que também aumenta o tempo necessário para entupir artérias e oxidar todo o resto. Mas nossa cabeça guarda os mecanismos que garantiram a sobrevivência da espécie há centenas de milhares de anos, basicamente através da estocagem de gordura. Uma coisa não combina com a outra e é por isso que, em alguma altura da vida, todos precisamos controlar a alimentação.
Quem sabe ler um balanço, equilibrar custos, atender clientes, administrar uma folha de pagamentos ou cuidar da família em seus múltiplos e complexos aspectos também sabe fazer dieta. Os princípios fundamentais são os mesmos: organização e disciplina.
Todo regime começa no supermercado. Só quem dispõe dos alimentos apropriados bem à mão consegue diminuir calorias. Se não tiver filhos e o cônjuge concordar, mantenha apenas coisas de regime no armário e na geladeira. "Não leve o inimigo para dentro de casa", aconselha a nutricionista Suzana Bonumá. E nunca faça supermercado com fome.

Mais aqui.

Nenhum comentário: