sábado, 23 de maio de 2009

Gaúcho quer forte marcação

No AMAZÔNIA:

Depois de seis dias em Barcarena se preparando para a estreia na Série C do Brasileiro, o time do Paysandu retorna hoje, depois do almoço, a Belém, com sua formação definida para enfrentar o Sampaio Corrêa-MA, amanhã, às 18 horas, no Mangueirão. A equipe é praticamente a mesma que enfrentou o São Raimundo, nos dois jogos da final do Campeonato Paraense.
A única novidade está na lateral-direita, onde Allax substitui Paulo de Tárcio. O técnico Édson Gaúcho segue apostando no sistema 4-4-2, com Vélber e Reinaldo compondo o setor de ataque, enquanto no meio-campo Zeziel aparece como responsável pela criação das jogadas.
A permanência de Alex Sandro no meio-campo foi o que mais chamou a atenção nos poucos treinos táticos comandados pelo treinador em Barcarena. A princípio, imaginava-se que a improvisação do lateral-direito no setor fosse uma estratégia do técnico apenas para os jogos da decisão do Estadual. No entanto, Alex acabou agradando em cheio ao treinador por imprimir uma marcação mais forte ao meio-campo e uma força a mais nas saídas do time para o ataque. O jogador se diz bem readaptado ao setor, no qual já havia atuando em outras equipes, só que na função de volante.
'Das outras vezes que joguei no meio, inclusive no começo da carreira, fica mais atrás só na marcação', observa Alex.
O time que entra jogando é formado por Rafael Córdova; Allax, Roni, Luciano e Aldivan; Mael, Dadá, Alex Sandro e Zeziel; Vélber e Reinaldo. Mesmo com Rossini liberado, após cumprir suspensão, o treinador preferiu deixá-lo de fora da equipe.
Nos treinos em Barcarena, Gaúcho exigiu o máximo de seus comandados, sobretudo no quesito marcação. A ordem é evitar que o adversário encontre espaço para armar suas jogadas. 'A pegada tem de ser forte', recomenda.
A temporada em Barcarena, na opinião de Gaúcho, fez bem ao time. 'É sempre importante voltar a Barcarena, onde temos uma boa infraestrutura e recebemos uma energia positiva', diz. Os jogadores retornam vigorados. 'Mesmo ficando longe da família, é importante conviver mais com o grupo, seja no trabalho, seja no lazer', afirma o apoiador Zeziel.
Ontem, o grupo aproveitou a folga da manhã e, como já havia ocorrido nos preparativos para a final do Parazão, visitou as crianças da Associação Pais de Alunos Excepcionais (Apae). 'Esse tipo de programação é importante. Ela serve não apenas para motivar essas crianças, mas também deixa a gente mais alegre', afirma o atacante Zé Augusto.
Televisão - Os jogos do Paysandu na Série C do Brasileiro, em Belém, serão mostrados pela televisão. Mas as transmissões só acontecerão para o interior do Estado, diferente do Parazão, que teve as partidas mostradas também para a capital. A diretoria bicolor fechou ontem um acordo com a Fundação de Telecomunicação do Pará (Funtelpa), que exibirá os jogos pela televisão Cultura.
As partes ainda discutem um contrato para que os jogos do Papão, fora de casa, sejam transmitidos para todo o Estado, inclusive Belém. O valor do negócio não foi divulgado pelas partes, mas sabe-se extra-oficialmente que é inferior ao que foi pago pela Funtelpa nos jogos do Estadual.
As negociações entre o Paysandu e o órgão do governo vinham se arrastando a algum tempo e só não foram fechadas antes, segundo uma fonte da Funtelpa, em função da exigência dos bicolores de que os jogos não fossem transmitidos para Belém. A Funtelpa relutava em aceitar a proposta do clube, já que a maior audiência da emissora é justamente na capital. Todavia, a direção da fundação acabou se curvando a proposta bicolor, mas contrapropondo a redução da cota inicialmente oferecida pelos direitos de transmissão, decisão acatada pelo presidente do Papão, Luiz Omar Pinheiro.

Nenhum comentário: