sábado, 16 de maio de 2009

Caravana passa por Belém

No AMAZÔNIA:

Belém entrou na rota da Caravana Comunidade Segura, realizada pelas organizações sociais Viva Comunidade e Rede Desarma Brasil, que percorre o país para encontrar soluções para a violência. Na tarde de ontem, integrantes da Caravana se reuniram com representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), instituições religiosas e ONGs para reativar o Comitê do Desarmamento no Pará, sem atividades há pelo menos três anos. Além disso, o encontro, no auditório do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, foi uma oportunidade para troca de ideias e experiências sobre o tema da segurança pública e incentivar a participação na Conferência Nacional de Segurança Publica (Conseg), que ocorre em Brasília, em agosto deste ano.
Na cidade desde a última quarta-feira, 13, membros da Caravana já tiveram contato com pesquisas interessantes sobre a violência, de acordo com Edenildo Nascimento, coordenador da Iniciativa de Religiões Unidas de Brasília e integrante da caravana. Uma delas, feita por estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), explica como as drogas chegam ao Pará e as suas implicações diretas. Em outra pesquisa, a violência nas escolas foi esmiuçada com um método inovador. 'Essas ideias são resumidas em um relatório para serem aplicadas em outros locais também. Não só pesquisas, mas sugestões dadas durante as reuniões por líderes de entidades também são levadas em conta', explica Edenildo.
Uma das missões da Caravana em cada cidade por onde passa é agregar as pessoas que têm trabalhos de combate à violência, estimulando a união de esforços. 'Muitas vezes, há várias entidades como mesmo objetivo, mas mal se conhecem. É importante essa junção de forças', diz. Com apoio do Governo Federal, a caravana percorre todas as capitais e algumas outras cidades importantes do Brasil, levando temas como o controle de armas, desenvolvimento institucional das polícias, juventude e violência armada e política de drogas. No Conseg, será apresentado um resumo do que foi proposto em cada cidade.

Nenhum comentário: