domingo, 24 de maio de 2009

Caminhada alerta para abuso

No AMAZÔNIA:

Pelo menos 300 adolescentes foram retirados de bares e outros estabelecimentos durante a operação 'Cadê seu filho?', da Polícia Civil, no período de três anos. Em nova ação realizada na última sexta, 22, à noite, mais nove menores de idade foram parar no Conselho Tutelar por estarem desacompanhados dos pais, depois das 22 horas, nos bairros da Terra Firme e Guamá, segundo revelou a diretora da Delegacia de Atendimento à Criança e Adolescente (Data), Socorro Maciel. Os dados foram divulgados durante caminhada e ato público realizado para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil em Belém, transcorrido em 18 de maio.
Durante a operação, segundo ela, mais de 26 bares foram visitados e 11 deles acabaram com as portas fechadas por permitir a frequência de menores de idade. O delegado geral de Polícia Civil, Raimundo Benassuly, participou do ato e disse que as ações da operação 'Cadê seu filho?' devem continuar.
O secretário de Estado de Segurança Pública em exercício, José Salles, realçou durante a caminhada que o Estado, apesar de ter o estigma de tolerar crimes de violência e abuso contra menores de idade, está organizado para o combate. 'A questão não é só policial. É social', disse.
A secretária de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, Eutália Barbosa, reconheceu que se trata 'de um fenômeno ainda muito presente', mas aposta na 'união estratégica entre Estado e sociedade civil organizada' para o combate ao crime.
Durante a manifestação, os participantes do ato deram um abraço simbólico em prédios públicos como o Fórum e a Assembléia Legislativa do Pará.
A caminhada, que teve concentração na Estação das Docas, na escadinha do cais do porto, seguiu pela Boulevard Castilhos França e foi até a praça do Relógio.
A programação de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil acontecerá durante todo o ano de 2009. Haverá uma extensa agenda com palestras, seminários, oficinas de prevenção da violência, além da semana das blitzen, que ocorrerão em aeroportos, zonas portuárias, terminais rodoviários, praças e feiras livres, ruas, cruzamentos e avenidas, além de outros pontos estratégicos. Hoje haverá a mostra de filme sobre o tema, 'Cinderelas, Lobos e Príncipes'.

Nenhum comentário: