domingo, 24 de maio de 2009

Um alerta para a Amazônia

No AMAZÔNIA:

No próximo dia 5 de junho será comemorado o Dia Internacional do Meio Ambiente e, para antecipar as programações referentes a esse dia, será realizado esta semana, nos dias 27, 28 e 29 de maio, o I Seminário Amazônico de Brigada Ambiental. O evento vai ocorrer na Faculdade Esamaz e contará com a presença dos coordenadores da Ong Noolhar, Pátria Gonçalves e Marcos Pires, que farão uma palestra sobre a temática 'Educação Ambiental na Amazônia'.
De acordo com Patrícia Gonçalves, o objetivo principal do evento é o intercâmbio de todos os profissionais da área ambiental, como engenheiros, gestores, técnicos, empresários, Ongs e órgãos públicos e privados do Estado do Pará. 'Nós queremos unir esforços para a prevenção ambiental de nossa natureza, estabelecendo inovações para todos os tipos de problemas ambientais existentes dentro e fora das empresas', disse a coordenadora da Noolhar.
O seminário Amazônico de Brigada Ambiental terá palestras proferidas por profissionais especialistas e renomados de setores públicos e privados de nossa região. 'Os leitores do Amazônia, assim como toda a sociedade, não podem ficar de fora das programações que serão realizadas em nossa cidade a partir deste domingo em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente', destacou Marcos Pires. 'É de fundamental importância que a população de Belém busque um maior envolvimento ativo nas questões ambientais, na intenção de minimizar problemas que hoje vivenciamos, como por exemplo, as enchentes - que antes pareciam muito distantes de nossa realidade e que hoje, infelizmente, já atinge nosso Estado. E, para reverter esse quadro, é preciso o envolvimento de toda a sociedade', acrescentou a coordenadora de voluntariado da Noolhar, Helen Dias.
No Brasil a preocupação com a preservação ambiental cresce a cada instante e é mais latente quando se envolve a sociedade, incentivando a prática de ações mais conscientes no nosso cotidiano.
Desmatamento - A região Amazônica concentra uma grande extensão de floresta, que vem sendo vítima constante de desmatamento desordenado. Em várias regiões da Amazônia, esses desmatamentos são impulsionados por alguns fatores, como as madeireiras - em especial as clandestinas - a pecuária e as plantações de soja, sendo que as duas últimas precisam de um grande espaço de terra para a formação de pasto ou plantações, respectivamente. Fatos que causam impactos de forma direta em nosso meio ambiente, afinal esse também é um dos fatores do aquecimento global - fenômeno climático causa o aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da terra.

Nenhum comentário: