segunda-feira, 11 de maio de 2009

Água representa perigo

No AMAZÔNIA:

A falta de água, que já virou rotina em Belém, atinge agora os moradores. Desde outubro do ano passado, além de ter que conviver com constantes interrupções no abastecimento, eles enfrentam outro problema: a água que sai das torneiras é imunda. Providências já foram exigidas para solucionar o caso, mas nada foi feito até hoje pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), segundo a moradora Vasthy Pereira.
Ela conta que nos cinco anos que mora no conjunto, nunca presenciou algo parecido. Para garantir a saúde de sua família por causa da sujeira na água, ela compra água mineral todos os dias para cozinhar e beber. 'Mas o banho a gente toma com a água da Cosanpa mesmo, porque não temos condições de comprar água mineral toda hora. Consumimos só para cozinhar e beber dois galões de água por dia. É muito dinheiro', informou.
O improviso também foi uma arma adotada pela moradora para conseguir amenizar o problema. Nas torneiras da casa de Vasthy Pereira foram colocados grandes pedaços de pano para 'coar' a sujeira. Já para a vela dos filtros não existe solução. Elas têm que ser trocadas de quinze em quinze dias para garantir a qualidade da água. 'A vida da minha família está em risco. Tenho crianças em casa que, assim como eu, estão com coceira no corpo inteiro', reclamou.
O mesmo acontece na residência de Minervina Paiva, que é membro da Associação dos Moradores do Conjunto Amapá. Ela conta que, mesmo com a falta de abastecimento, a conta de água da sua casa veio no valor de R$ 100. 'É absurdo, porque a gente praticamente não consome essa água', disse.
Assim como Vasthy Pereira, Minervina também adotou métodos para deixar a água um pouco mais limpa. Ela comprou dois cestos de roupa para armazenar o líquido, espera a sujeira baixar e consome apenas a água que está na parte de cima. Roupas brancas também não podem ser lavadas no conjunto. A moradora tem que pegar água no Utinga para não ficar no prejuízo. 'A Cosanpa disse que está mudando a tubulação e que, por isso, a água está suja. Mas isso já tem 8 meses', explicou.
A reportagem tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa da Cosanpa, mas ninguém atendeu.

7 comentários:

Anônimo disse...

É o que dá ter diretores nesta companhia nomeados por indicação politica. Não sabem nem ao menos a formula da agua. É um despreparo geral o que hoje se vê na COSANPA com esta gente que só sabe fazer barbalhidades com o dinheiro farto do PAC. As obras e compras para não fujir a regra deste Governo a maioria com dispensa de licitação. O Diretor de Mercado (cunhado de Jader) é quem de fato da as cartas, é o homem do dinheiro segundo o Boletim do Sindicato dos Urbanitários de 14.04.2009 - www.urbanitários-paorg.br. Se esta AGE quer ter trabalho porque não dá uma passadinha de leve e vê os absurdos que estão agora em toda esta Companhia. A unica coisa que não fazem é dar agua para o povo. São uns incopetentes que a Ana Julia não enxerga. O que está faltando para marcarem uma consulta com o Oftalmologista Dulciomar Costa para que este pessoal do mensalão enxerguem mais este deserviço que estão a prestar ao povo do Pará.

Anônimo disse...

Será que não informam a nossa Governadora do pessimo serviço que a COSANPA está prestado a população? Se fosse fofoca como diz o Dr. Jader já teriam buzinado para que a mesma tomasse providências contra esta gente que manda nesta Empresa. Governadora, por ocasião de sua campanha politica para Governadora, a senhora prometeu que iria modificar tudo na COSANPA para que tivessemos um bom serviço de agua e esgoto. Já se passaram quase 3 anos e até agora nada das promessas foram feitas. Cada vez o serviço piora e ninguem toma providencia alguma. Ana Julia o que está faltando para a senhora mudar estas coisas?

Anônimo disse...

Moro na Alcindo Cacela com Nazaré e ontem Dia das Mães fomos premiados por esta maldita Cosanpa com a falta dagua o dia inteiro. Não sabemos para quem reclamar deste péssimo serviço que deveriam prestar ao povo. Se esta falta d'agua fosse na casa da Governadora, possivelmente até carro pipa teria em sua porta, como não somos governantes o abuso continua e só temos o direito de pagar esta conta desta famigerada Cosanpa.

Unknown disse...

Paulinho
O telefone do teu tio Ércio não funciona? Ele pode te dar explicação para o caos da Cosanpa em Belém. Aqui em Santarém não é diferente!

celivaldo carneiro

Poster disse...

Hehehehe,
Caro Celivaldo.
Mas não é preciso.
As explicações da Cosanpa são padronizadas. Quem ouve uma, ouve todas (rsssss).
Abs.

Anônimo disse...

A imcopetencia deste DesGoverno esta no fundo do poço e a COSANPA faz parte deste circo. Se estamos doente procuramos medico, se não deu certo procuramos outro e assim vamos até acharmos um que nos cure, assim deveria ser o Governo com relação aos dirigentes ou chefes na COSANPA. A Governadora ou sei lá quem manda neste Governo não vê ou não lê as coisas que acontecem nesta malfadada Companhia. E nos o zé povinho a sofrer com a incopetencia desta gente que manda nesta Cosampa. O Jader que colocou esta gente não pode fazer um favorzinho para a população colocando estes incopetentes para fora?

Anônimo disse...

Não é possivel que as pessoas de bem desde Governo não "fuxiquem" a nossa Governadora que as coisas não andam nada boas pelas bandas da COSANPA. Até o Jornal dos Sindicatos dos Urbanitários que é ligado ao PT, não aguentando mais o que se passa nessa Companhia já está divulgando as trapalhadas la existentes.(www.urbanitarios-pa.org.br). Conforme Boletim do dia 14.04.2009 deste Sindicato é aberta a caixa de ferramentas quanto aos atuais dirigentes, aliás todos indicados pelo PMDM.