quinta-feira, 7 de maio de 2009

Priante: “O PMDB deve deixar o governo Ana Júlia”

O ex-deputado José Priante (na foto), presidente do Diretório Municipal do PMDB de Belém, defendeu claramente, em entrevista concedida ao blog por telefone, no início da noite de ontem (6), que o partido não apenas deve romper como já deveria ter rompido com o governo Ana Júlia (PT).
“O PMDB deve sair do governo Ana Júlia. Aliás, o partido já deveria ter saído e agora está perdendo uma grande oportunidade de deixar o governo. O momento é agora. É mais ético, mais digno, mais sensato sairmos do governo do que permanecermos nele e ficarmos reclamando”, disse Priante, que no momento se encontra em São Paulo (SP).
O ex-deputado externa uma insatisfação que é clara em vários– para não dizer em todos – os segmentos do partido, se é que o PMDB do Pará, dirigido com mão de ferro por seu presidente regional, o deputado Jader Barbalho, tem algum segmento que não esteja afinado com a direção da legenda.
A irritação que domina os peemedebistas em toda a estrutura partidária, vertical e horizontalmente, deve-se ao notório, progressivo e, ao que parece, irreversível esvaziamento do peso político que o PMDB detinha no governo Ana Júlia nos dois primeiros anos.

“Só temos empregos”
“O que nós ainda temos hoje no governo Ana Júlia? Temos empregos”, diz Priante, ironia à flor da língua. “Cargos, nós não temos mais. Eu falo por mim, mas acho que todo mundo, todos os peemedebistas, inclusive os que têm empregos no governo Ana Júlia, deveriam fazer como o Lívio e deixar o governo”, reforçou o presidente municipal do PMDB.
O Lívio mencionado por Priante é Lívio Assis, que já se afastou da diretoria-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), conforme comunicou através de carta ao deputado Jader Barbalho.
Além de Lívio, todos os diretores do Ofir Loyola – a partir de seu presidente, o médico João de Deus -, indicados pelo PMDB, igualmente decidiram renunciar aos cargos, revoltados com o teor das conclusões de auditoria feita pela Auditoria Geral do Estado (AGE) que apontou vários problemas no hospital.
Priante avalia que a extensão desse esvaziamento político é suficiente para justificar que o PMDB adote uma posição compatível com a representatividade político-eleitoral que ostenta no cenário político do Pará. Se o PMDB virou um peso morto para o governo Ana Júlia, então é sinal de que o partido é dispensável e precisa procurar seu rumo, avalia Priante.
- E que rumos o PMDB, uma vez fora do governo, deverá buscar? – perguntou o repórter.
Priante riu do outro lado da linha. Riu, mas respondeu:
- O PMDB deveria deixar o governo e discutir o que pretende para 2010. Precisamos discutir se o partido, por exemplo, vai disputar o governo do Estado com candidato próprio ou não. Precisamos discutir alianças. E nessa discussão devemos considerar todos os partidos. Nenhum partido deve ser excluído dessas possibilidades. Mas acho, reafirmo, que é muito mais ético discutirmos isso fora do governo Ana Júlia. Quem sabe, se nós sairmos o PMDB será mais valorizado”, avalia o ex-deputado.
Priante, que disputou a eleição municipal do ano passado pelo PMDB e passou ao segundo turno na disputa com Duciomar Costa (PTB), que se elegeu prefeito de Belém, deu indicações de que a parceria entre PMDB-PT tornou-se apenas formal, aparente. E não é de agora.
“Veja o Duciomar. Na eleição do ano passado, ele estava eleitoralmente morto, mas acabou se reelegendo com a ajuda da Ana Júlia”, disse Priante, reafirmando seu ressentimento com o fato de o governo do Estado ter apoiado o prefeito petebista, muito embora o PT tenha fechado o candidato peemedebista no segundo turno.

Jader: sem compromisso com Ana Júlia
Antes de falar com Priante, o repórter conversou, também por telefone, com mais dois peemedebistas, ambos sem mandato eletivo, mas bastante afinados com a direção partidária.
Os dois pediram para não ser identificados, mas em essência externaram as mesmas críticas feitas por Priante ao governo Ana Júlia. “O partido, hoje, não tem mais nada no governo. Já abriu mão do Ofir Loyola, do Detran, da Santa Casa... Falta-nos apenas entregar a Cosanpa, a Secretaria de Obras e a Secretaria de Saúde. Mas essas duas secretarias também não valem mais nada. Na Secretaria de Obras, por exemplo, o orçamento é ridículo. Só temos dinheiro para construir microssistemas”, disse um dos peemedebistas.
Eles admitiram que, com o desembarque progressivo do PMDB do governo, é muito provável que a governadora Ana Júlia enfrentará seriíssimos problemas na Assembléia Legislativa. “Eles [os petistas] sabem que ficará ingovernável se o PMDB não se mantiver na base aliada. Mas é evidente que na prática essa aliança não mais existe. E na prática o Jader não tem mais compromisso político com o governo Ana Júlia. Na prática, é isso”, completou o outro peemedebista.

19 comentários:

Anônimo disse...

O PRIANTE ESTÁ CERTÍSSIMO, E AINDA DIGO MAIS,A ANA JÚLIA DEVIA TER VERGONHA DE APOIAR O DUCIOMAR BEM COMO ELA PRÓPRIA DEVERIA PEDIR O SEU IMPEDIMENTO .

Anônimo disse...

Quero ver largarem a COSANPA. Atualmente com o dinheiro do PAC é a galinha dos ovos de ouro da politica paraense. Nem no Detran corre tanta grana com a fartura que jorra nesta repartição. Não é a toa que o Diretor de Licitações é cunhado do todo poderoso JADER.

Anônimo disse...

O PMDB é só jogo de cena, onde eles arrumariam tanto emprego para essa gente? Priante responde?

Anônimo disse...

Finalmente um PMDEbista de coragem que denunciou tudo o que nós sentimos!!!!!É isso ai Priante!!!!!!!!

Anônimo disse...

O que a AnaJulia fez com o Priante não eleição municipal é o que vai fazer com Jader na eleição estadual..Aguardem!

Anônimo disse...

Priante tem razão..nao da pra ficar dentro do governo e reclamando..

Anônimo disse...

Parsifal esculhamba tanto..e sua mulher é secretária..pq não entrega logo o lugar pra dar exemplo.?
Parsifal alem de tudo nem se elegeu..é deputado graças ao governo da Ana JUlia que mantem Chicão na secretaria de obras..

Anônimo disse...

Tacerto Priante, ou saem do governo ou se calem para sempre!

Anônimo disse...

É isso aí Priante! Concordo com vc, além do que, a Sra Ana Júlia não teve caráter e nem palavra com você, que abriu mão de uma reeleição certa para Deputado Federal, pra que ela hoje estivesse no Governo do EStado, e a paga maior, ela te deu agora na eleição pra prefeito em 2008, apoiando o Duciomar, vale ressaltar, que na eleição pra Governador em 2006, quando alguem te perguntava quem era teu candidato a governador, vc respodía que era ela, Ana Julia, mas quando perguntaram pra ela, quem era seu candidato a prefeito, ela respondeu: "o que ganhar". Aí mostra a grande falta de caráter (o que me parece ser de praxe do PT), deste governo falido!
Silvia

Anônimo disse...

Tchau AANA JULIA CAREPA!

Anônimo disse...

Valeu PMDB;
Saiam desse barco desgovernado que é a administração petista da Ana Júlia. Saiam,o quanto antes. Vocês estão se queimando. Não há um segmento da sociedade que apoie esse "desgoverno". A história do PMDB no Pará, não merece uma aliança como essa. Não sujam a memória do PMDB, como um partido de apoio ao Governo de Ana Júlia. Essa senhora não se elege nem síndica de prédio. Seus dias estão contados.

Anônimo disse...

Ana e Ducimar só fazem nos afundar

Anônimo disse...

Até que em fim! O PT já teve sua primeira e última chance! Chega desse pessoal que não se entende entre sí, imagine com os outros!´To contigo Pripri

marcão disse...

Militantes do PSOL perdem eleição no SINTPREVS, mas não querem largar a “boquinha”.



Em processo eleitoral que rola desde novembro de 2008, no final de fevereiro ocorreu eleição no Sindicato dos Trabalhadores na Saúde e Previdência Social e concorrerem duas chapas. A situação formada por militantes do PSOL/APS, no poder há cerca de 20 anos e buscando se perpetuar no poder na marra e na maracutaia e a chapa de oposição, formada por novas lideranças que não aceitavam a manutenção do sindicato a serviço daquele partido e de seus diretores, bancando despesas de farras de telefone celular liberado, uso de taxis para atividades pessoais e muitas idas nos botecos da vida por conta do SINTPREVS.



Em novembro passado a chapa da situação perde o prazo de inscrição de chapa, que “elles” mesmo fixaram e melam o processo. Em janeiro2009 é recomeçado e marcam a eleição para o dia da Marcha do FSM 2009, na esperança de que apoio e presença de Heloisa Helena e Cia pudesse reverter a derrota certa. Mesmo assim perdem a eleição que, porém alcança o quorum regimental e teve de ser remarcada para 18 e 19 de fevereiro.



A oposição defendia em seu programa um sindicato a serviço da luta dos servidores e passar o sindicato a limpo, com uma auditoria nas contas da entidade. Foi isso que levou os diretores Maués & Cia a se apavorarem e pedirem socorro aos caciques do PSOL/APS.



E, para lá foi o senhor Eloi Borges fazer o serviço sujo, contrariando a vontade dos trabalhadores e para manter a entidade sem auditoria e sem mudança na direção, já que os pelegos estavam acostumados ao poder e imaginavam que o cargo fosse vitalício, isto explica o desespero e trapaça, mas nada adiantou, o trabalhador foi lá, e deu o seu recado votando na mudança e derrotando os pelegos do PSOL/APS e elegendo majoritariamente a chapa de oposição.



O senhor Eloi Borges, candidato derrotado pelo PSOL/APS nas últimas eleições e dirigente do SINTEPP, mesmo que informalmente afirmasse que os integrantes da chapa da situação estivessem errados em querer impor à chapa vitoriosa o controle da entidade pela chapa derrotada, mas Eloi que se também se mostrava disposto a fazer acordos para aceitar o resultado da eleição ele dizia “esse pessoal nosso no Sintprevs é ruim e difícil de tratar”. Mas, mesmo assim, reconhecendo que a turma do PSOL/APS na direção do sindicato era “ruim” não teve escrúpulo em realizar o autoritarismo, desonestidade e roubalheira que tanto dizem combater.



A fraude foi de todo tipo, desde voto de mesário por eleitor que estava viajando, com a desculpa de que o mesário sabia qual era a opção do eleitor ausente. Teve também falsificação de assinatura de eleitor para “emprenhar” urnas que deveriam conter apenas o voto do trabalhador e teve até eleição fantasma no interior do estado e votação realizada após encerrado o prazo eleitoral e com o resultado das demais urnas apurados e divulgados, para impedir a vitória da oposição. Foi um vale tudo típica de coronel de gangaço realizada às vistas e sob o comando do triste senhor Eloi Borges.



No dia final da apuração alertamos ao senhor Eloi de que ele estava rasgando sua história de dirigente sindical e de ética ao aceitar ser utilizado para manipular uma eleição onde seu grupo político foi derrotado. Porém, como tudo na vida, isso teve seu lado positivo. Deixou cair a máscara do PSOL, da APS e do Eloi Borges. E o que é pior ... não vai adiantar tanta força bruta, tanta roubalheira e desespero. Temos certeza que o golpe será revertido na justiça e, enfim os trabalhadores poderão ver triunfar a seriedade e sua vontade. E assim a categoria poderá ter de volta seu sindicato atuando de forma democrática e cristalina. E, com a auditoria realizada veremos o tamanho do “rombo” praticado nas contas da entidade, os responsáveis pela “farra” com o dinheiro dos trabalhadores.



Dessa forma poderemos separar o joio do trigo, realizando a punição dos bandidos sindicais e , para salvaguardar e garantir o direito do trabalhador a chapa 2 - É PRA MUDAR, interpôs AÇÃO CAUTELAR INOMINADA contra o resultado forjado e imposto contra a vontade do trabalhador, pelos “DITADORES” fantasiados de democratas.



A LUTA AINDA NÃO ACABOU! A JUSTIÇA CONFIRMARÁ A VITÓRIA DO TRABALHADOR!



Atenciosamente,





José Marcos de Lima Araujo

Presidente da CTB PA

Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Pará)

Anônimo disse...

Ô turma bem mandada essa do Priante, hein!
Um comentário atrás do outro, só dando amém pro rapaz.
Nem o Orli consegue tanto.

Anônimo disse...

O Mundo aqui em Belém está de cabeça pra baixo, incrivel esta situação, senão vejamos:
O PMDB está queimando sua imágem junto ao eleitorado, por conta da participação no desastre administrativo que é o governo da Ana Júlia do PT.
Não é incrivel, o PT etá sujando o PMDB.
RZZZZZZZZZZ

Anônimo disse...

Ei, José Marcos como tu achas que o Elói Borges está na Direção do Sintepp há mais de 20 anos? Acorda!

Anônimo disse...

Ô anonimo das 20:03, quanto despeito! Tu achas que um homem que foi levou a eleição de Belém pro segundo turno não tem seguidores fora de seu meio politico?? !! Quanta ignoracia, ele não é figurante tá!

Anônimo disse...

O PMDB E O PT se merecem tmara que continuen juntos pra perderem abraçados
È assim também no reino animal "os gambás se cheiram" aqui em Parauapebas não é diferente o PT esta acabando com a cidade o que o DARCI fez no primeiro mandato esta caindo, esta quebrado ou esta interditado (ex. hospital predio da prefeitura colegios pontes da entrada da cidade etc.)e os vereadores do PMDB fingem que não vê