segunda-feira, 4 de maio de 2009

Pesquisa traçará satisfação do usuário do Hospital Bettina

O Hospital Universitário Bettina Ferro Souza (HUBFS) está fazendo, em parceria com o Instituto de Ciência Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará (UFPA), uma pesquisa científica para avaliar o grau de satisfação dos usuários do hospital nas áreas de atendimento e de estrutura disponibilizada aos usuários e pacientes da instituição. Os dados serão coletados pelos discentes que trabalham no Laboratório de Sistema de Informação e Georreferenciamento (Lasig), da UFPA.
Segundo a estatística Silvia dos Santos Almeida, do Lasig, serão aplicados, por amostragem, 500 questionários, com uma margem de 5% de erro. "A meta é detectar as maiores demandas da instituição e definir ou redefinir os investimentos realizados no hospital. Vamos avaliar estatisticamente os segmentos atendidos no Bettina, além de realizar um levantamento do perfil social e econômico dos usuários", detalha a pesquisadora. Os dados já foram coletados.
Pela parceria firmada com o laboratório, o relatório final da pesquisa deverá ser entregue à direção do hospital no final da primeira quinzena deste mês. "Nesta primeira etapa, a pesquisa é direcionada aos usuários. Num segundo momento, que estamos discutindo com a direção do hospital, poderemos fazer outra pesquisa com os servidores", explica Edson Ramos, estatístico do Lasig.
De acordo com os pesquisadores, o hospital entrará com a infraestrutura e o material da pesquisa, além de disponibilizar uma bolsa de extensão para discentes da graduação ou pós-graduação na área de estatística e informática. "É uma forma de fortalecer o papel da extensão dentro da universidade-, além de ser uma ótima experiência para o discente aprender a trabalhar com as informações no mercado de trabalho, manter a conduta ética, o sigilo sobre os dados e o profissionalismo na aplicação da pesquisa de satisfação do usuário", enfatiza Edson.
De acordo com o Diretor Geral do Hospital Bettina, Paulo de Tarso Oliveira, a parceria fortalece o ensino, a pesquisa e a extensão dos universitários das áreas de Ciências Exatas e Naturais da UFPA, além de disponibilizar, com o relatório final, um conjunto de informações que nortearam novas melhorias a serem implantadas no hospital para beneficiar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Lasig é um laboratório de pesquisa científica e tecnológica do Instituto de Ciência Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará e já realizou estudos no setor público para os governos estaduais e municipais e para a Albras, no setor privado. Atuam no Lasig 14 professores com mestrado e doutorado e 35 alunos da Universidade, com o princípio de dar suporte técnico e científico para a comunidade acadêmica e aprimorar a difusão do conhecimento.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: