Do jornalista Carlos Mendes:
Foi uma noite de terror virtual.
A empresa OI, com seu famigerado sistema Velox, aprontou mais uma, deixando 70 mil clientes em Belém fora de qualquer comunicação com o mundo desde as 11 da noite de sábado até a madrugada de ontem.
Como sempre, nenhuma explicação, nenhum pedido de desculpas pelos transtornos e prejuízos causados. Se disser alguma coisa será algo do tipo "tivemos um problema técnico", e nada mais. A cobrança, no final do mês, pelo "serviço" de banda larga virá intacta na fatura, sem nenhum ressarcimento.
Queixar-se ao Procon, Polícia, Ministério Público, parece perda de tempo, porque nenhum deles nada faz para buscar direitos violados dos consumidores. É a impunidade total.
É o cinismo escancarado.
Resta convocar os prejudicados para um mutirão virtual de protesto, cobrando explicações e ressarcimento pelo que a Oi/Velox está fazendo com seus usuários. Buscar reparação na Justiça é outro caminho.
É o mínimo que um internauta com vergonha na cara deve fazer. E já.
O que estamos esperando?
25 comentários:
Olá Poster, bom dia!
Nem isso posso fazer, estou com uma solicitação de mudança de endereço de minha linha telefônica e velox desde 05/03/2009 e até agora nada, já me cobraram duas faturas (contas) sem mesmo utilizar o serviço (não fizeram a mudança ainda) Abri reclamação na ANATEL e a mesma coisa, só enrolação, acho que a ANATEL é conivente com a situação e acoberta toda essa papagaiada da Telemar.
Infelizmente o estado do Pará, Belém especificamente, está nas mãos - sujas e desrespeitosas - da OI/Velox no que concerne ao serviço de internet banda larga. Existem outras pouquíssimas e caras opções, que técnica e financeiramente não valem a pena. É o monopólio mais descarado.
Enquanto outros estados têm várias opções, mais baratas, eficientes e baratas. Belém é refém da OI/Velox. E pra quem reclamar? Ao papa? Ao bispo? Qual nada! Temos que tolerar o desserviço da malfadada OI/Velox. PROCON, DECON, etc. não tomam nenhuma atitude e se você tentar cobrar seus direitos, através daqueles órgãos, é pura perda de tempo. Pois, parece que nada fazem, nos fazendo de verdadeiros palhaços.
Façamos uma corrente para acionarmos o MPF para tentar resolver está questão.
Uso Velox 3G e tem algumas falhas, inclusive ontem fiquei no ar o tempo todo. Quem achar que esta sendo prejudicado é só reclamar a ANATEL que é um Orgão sério. Perdi R$ 1,50 para a antiga Telemar, hoje Oi, reclamei e a Anatel multou esta empresa em R$ 2.600.000,00 e esta multa foi paga pela OI, o négocio e reclamar e procurar os direitos que temos
É um desrespeito ao usuário o que a OI/Velox faz no Pará. Já fiz várias queixas ao Procon contra "apagões" da Velox e esse órgão desgraçado, que suja o contribuinte com sua ineficiência e desperdício do dinheiro público, nada fez. Concordo com o jornalista Carlos Mendes: nós, usuários, somos em parte culpados e precisamos nos organizar para fazer valer nossos direitos. Enquanto não fizermos isso seremos sempre vistos pela OI/Velox como palhaços. Com perdão dos verdadeiros palhaços.
Minha proposta, como prejudicado pela OI/Velox, é criarmos a Associação Paraense de Usuários de Banda Larga (APUBL), para lutar por nossos direitos. Com personalidade jurídica e a força de 90 mil usuários do Velox em Belém seremos fortse para ingressar com ações coletivas na Justiça em favor dos nossos direitos. Gostaria de saber se o jornalista Paulo Bemerguy, com sua inteligência e sensibilidade, aprova essa idéia da APUBL.
Não é só apagão na Velox/OI. Há também uma fraude no ar. A empresa vende banda de 600 kbps e só disponibiliza 300 kbps. Fiz um contrato desse e me ferrei. Decidi brigar para ser ressarcido. Toda vez que entrava em contato com a OI sobre baixa de velocidade pedia um número de protocolo ao suporte técnico. E quando constatado por eles, eu pedia o ressarcimento do valor da mensalidade por eles não estarem mantendo a velocidade contratada. Tive a devolução de 2 meses. Pode ser proporcional ao dia que voce entrou em contato com eles. Exijam os seus direitos. Acabaram mandando o supervisor e não os técnicos. Quando ele viu que os fios que ficam na caixinha do lado de fora da casa já estavam “sujos ou desgastados pelo tempo ” ou qualquer coisa assim. Refez a conexão e a velocidade se manteve normal como era no começo.
Quando a sua área estiver em manutenção de rede e sua velociadde estiver baixa por isso, ligue para o suporte técnico da Velox e faça com eles testes de velocidade. Para que eles comprovem isto também. Peça um protocolo para mostrar a data que entrou em contato Guarde sempre o número dos protocolos e anote dia, hora e com quem falou ao telefone e a velocidade que estava na hora.Faça teste de sua velocidade várias vezes e entre em contato novamente se estiver baixo e peça outro protocolo. Isto ajudará a comprovar que tanto no começo, no meio e no fim do mês sua velocidade esteve bem abaixo da contratada. Só de boca não resolve nada. Não esqueça e insista em obter o protocolo para voce conseguir o desconto da sua mensalidade proporcional ao período em que a sua velocidade se manteve abaixo da contratada.
Gostei do que o Carlos Mendes escreveu e o nome da associaçãoi dado pelo anônimo. Chega de humilhações. Eu entro nessa entidade se ela vingar.
Aconselho, pois, a todos que se sentirem lesados pela OI/Velox ou o tal OI (171) Total a buscar as portas da Justiça, através de uma ação de indenização cumulada com reparação por danos morais, com pedido de aplicação do “princípio do desestímulo”, ou seja, princípio segundo o qual o valor da condenação arbitrado pelo Juiz não tem o condão apenas de indenizar prejuízos ou de reparar os danos morais sofridos pelo consumidor, mas, também, de servir como desestímulo para o fornecedor de serviço abster-se de praticar novos atos ilícitos contra o consumidor.
Acontece, todavia, que não se vê juízes neste país aplicando referido princípios, através de condenações que realmente doam no bolso das empresas “delinqüentes”.
Somente quando condenações vultuosa tornarem-se praxe nos pretórios pátrios, é que o direito do consumidor será de fato respeitado neste país. Enquanto isso não acontece, continuaremos a ser lesados por aqueles que se locupletam às nossas custas, pois são sabedores de que “tapinha não dói…”, como é o caso da OI (171) Total ou OI/Velox.
Anônimo das 13:59,
Apoiadíssimo.
Estou disposto até a ir à passeata, quando marcarem (rssss).
Abs.
Não consegui manter contato com ninguém depois das 11 da noite de sábado. Minha filha, que gosta de ficar a madrugada estudando e batendo papo com amigas, me disse que o sistema OI/Velox em Belém só voltou ao ar depois das 4 horas da manhã de domingo. Um absurdo, em se tratando de uma empresa prestadora de serviços. Não vi ou li nenhuma nota a respeito dessa sacanagem nos jornais de segunda-feira. É assim que a OI/Velox trata seus clientes. Isto não pode ficar assim. Vamos nos unir. Eu topo entrar nessa associação de usuários de banda larga.
Estou à procura de um advogado com coragem e inteligência para ingressar com uma ação indenizatória contra os prejuízos que a OI/Velox me causou na madrugada de domingo. Estava fechando um negócio importante com um cliente fora do Brasil quando tudo saiu do ar. Tentei umas vinte vezes, até as 2 da manhã, mas o sistema não voltou mais. Nem comunicação com a Velox eu consegui. Eles desligaram o telefone. Quero meus direitos de volta, senhores OI/Velox.
José Cláudio Santos
O Brasil ficou em último lugar numa pesquisa que compara o preço e a qualidade do serviço de banda larga em vários países. Aqui se paga até vinte vezes mais por um serviço vinte vezes mais lento. Eqnaunto isso, aqui em Belém, a OI/Velox usa e abusa do terrorismo e do monopólio, desligando seus equipamentos para "manutenção" quando os clientes mais precisam e nem sequer são avisados. Onde é que vão fundar a Associação dos Usuários de Banda Larga do Pará? Eu quero participar e processar a OI/Velox. Meu caro Paulo Bemerguy, pelo amor de Deus me diga quem está organizando essa associação e como posso entrar em contato com os organizadores.
Sr. Bemerguy, fui outro dia no Procon fazer uma queixa contra a OI/Velox e a funcionária saiu-se com a seguinte pérola: "Se o senhor quer reclamar da Velox procure a empresa primeiro. Se eles não o atenderem, vá à polícia". É piada, ou gozação com a cara da gente?
Uma VERGONHA !!! É a palavra mais suave para demonstrar minha insatisfação não com essa "empresa maldita" chamada OI/VELOX/TELEMAR, imaginem a herança deixada pela Telemar na época em que todos pensavam que a OI era uma empresa diferente, quanto engano ..., mas minha revolta é com um tal "Helio Costa" (leia-se ex-rede globo) e com os organismos por ele "controlados" que deveriam fazer a defesa de nós, usuarios dos sistemas de telefonia, dados e afins (incluindo radios e tv comunitarias, educativas e comerciais) mas não é isso que acontece. Temos a impressão que o maior CALOTEIRO nessa história toda é o proprio Estado. Uma assinatura que iria desaparecer faz tempo ... e nada, o tal fundo de Comunicações (que fundo?), que se paga na conta telefonica fora outros impostos e você nem lembra mais que ele existe não é mesmo? mas ta ai, vivinho da silva em sua conta de telefone. Esta na hora de nos reunirmos aqui no Pará, e mostrar para o Brasil todo que NÃO SOMOS OTÁRIOS, sabemos dar valor para nosso suado dinheiro que o patrão (governo) tanto quer, vamos unir nossas forças, somo nós que pagamos o salário desses e outros ministros, somos nós que fazemos crescer ou diminuir qualquer empresa, qualquer governo; está na hora de fundarmos uma ASSOCIACAO DE USUARIOS não só de uma BANDA ESTREITA (larga? onde? longe ...), mas de telefone fixo, móvel. Você está satisfeito com sua operadora de telefonia celular? Seu VELOX ta rapidao nos downloads? Ta? Então esse não é seu lugar. Minha sugestão é uma ASSOCIAÇÃO sim, com personalidade jurica claro, mas que servisse de PortaVoz para usuarios de comunicação, onde realmente fosse possivel uma açao eficaz por parte da Promotoria de Defesa do Consumidor, que só trabalha em ações ditas "coletivas", qual seria a desculpa entao? Minha proposta: reuniao na praça da republica, para arrecadar assinaturas dos interessados, e que fosse disparado por emails, blogs etc ... nossa ação em prol da ASSOCICAO DOS USUARIOS DE COMUNICAÇÃO DO PARA - AUCOMPA.
Para refrescar, coloque JAZZ em sua vida, ouça www.apeufm.com.br e sinta a diferença.
Uma VERGONHA !!! É a palavra mais suave para demonstrar minha insatisfação não com essa "empresa maldita" chamada OI/VELOX/TELEMAR, imaginem a herança deixada pela Telemar na época em que todos pensavam que a OI era uma empresa diferente, quanto engano ..., mas minha revolta é com um tal "Helio Costa" (leia-se ex-rede globo) e com os organismos por ele "controlados" que deveriam fazer a defesa de nós, usuarios dos sistemas de telefonia, dados e afins (incluindo radios e tv comunitarias, educativas e comerciais) mas não é isso que acontece. Temos a impressão que o maior CALOTEIRO nessa história toda é o proprio Estado. Uma assinatura que iria desaparecer faz tempo ... e nada, o tal fundo de Comunicações (que fundo?), que se paga na conta telefonica fora outros impostos e você nem lembra mais que ele existe não é mesmo? mas ta ai, vivinho da silva em sua conta de telefone. Esta na hora de nos reunirmos aqui no Pará, e mostrar para o Brasil todo que NÃO SOMOS OTÁRIOS, sabemos dar valor para nosso suado dinheiro que o patrão (governo) tanto quer, vamos unir nossas forças, somo nós que pagamos o salário desses e outros ministros, somos nós que fazemos crescer ou diminuir qualquer empresa, qualquer governo; está na hora de fundarmos uma ASSOCIACAO DE USUARIOS não só de uma BANDA ESTREITA (larga? onde? longe ...), mas de telefone fixo, móvel. Você está satisfeito com sua operadora de telefonia celular? Seu VELOX ta rapidao nos downloads? Ta? Então esse não é seu lugar. Minha sugestão é uma ASSOCIAÇÃO sim, com personalidade jurica claro, mas que servisse de PortaVoz para usuarios de comunicação, onde realmente fosse possivel uma açao eficaz por parte da Promotoria de Defesa do Consumidor, que só trabalha em ações ditas "coletivas", qual seria a desculpa entao? Minha proposta: reuniao na praça da republica, para arrecadar assinaturas dos interessados, e que fosse disparado por emails, blogs etc ... nossa ação em prol da ASSOCICAO DOS USUARIOS DE COMUNICAÇÃO DO PARA - AUCOMPA.
Para refrescar, coloque JAZZ em sua vida, ouça www.apeufm.com.br e sinta a diferença.
Pela primeira vez acesso este blog para reclamar do grupo OI/Velox. Era 10:15 da noite de sábado e eu não estava bem de saúde quando decidi consultar pela Internet meu médicoque reside em São Paulo e saber qualquer o melhor procedimento para debelar o mal estar que eu senti. Comecei a conversar com ele por email quando por volta das 11 horas o sistema Velox saiu do ar. Fiquei desesperada e tentei falar com meu médico pelo telefone,mas acho que estava desligado. Não sei a que horas o sistema voltou. Fiquei tentando contatoaté 1 da manhã enão consegui, porque a Velox estava fora do ar. Desculpe o meu desabafo,mas esta empresa OI está fazendo coisas erradas, tirando do ar o Velox quando se está comproblemas de saúde.Não é 24 horas no ar o Velox? Uma atitude errrada da empresa.
O senhor que assina Rádio Apeu FM propõe que se funde a associação dos usuários na Praça Da República. Taí, gostei. Sugiro levarem um megafone ou um pequeno sistema de som para chamar atenção de quem estiver na praça e convocar quem queira fazer parte da associação. Chega de sermos humilhados. Abaixoi a OI/Velox !!!
Meu nome é Luiz Fernando Sousa e quero me solidarizar com todas as pessoas que manifestaram suas queixas neste democrático blog. Nenhum jornal de Belém faria isso por causa de seus interesses comerciais. Também estou pensando em processar a OI/Velox pelos prejuízos que sofri na noite de sábado e madrugada do último domingo. Ou nos unimos em uma associação que defenda nossos interesses ou continuaremos vítimas desse terrorismo da OI/Velox. Um abraço a todos.
São os benefícios da privataria, tão apregoados pela tucanagem. E não se iludam, as agências reguladoras foram criadas para despistar o consumidor.
Passei 5 meses tentando fazer uma solicitação de oi velox e ñ conseguia.Até q chegou o grande dia em q fiz a solicitação pela internet,e disse q minha linha estava disponível.Peguei número de protocolo e tudo.Passou uma semana e nada de resposta...Até q liguei pra telemerda,e disseram q minha linha esta com inviabilidade técnica?????? Liguei pra anatel,espero ser atendida,já q tenho o pedido em mãos.Me ajudem! O q mais posso fazer pra conseguir a tão sonhada banda larga.
ATENÇÃO A TODOS(AS) OS(AS) REVOLTADOS(AS) COM ESSA EMPRESA-LIXO OI !
sejam membros da comunidade: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=90899978
no orkut!
onde o intuito e reunir o maior numero de clientes insatisfeitos (todo territorio nacional) com essa operadora!
Obrigado a todos! e Conto com essa força!
Todas as informações aqui são verdadeiras e tenho como comprova-las.
Sou Webmaster, tenho 29 anos e trabalho em casa a 10 anos no ramo.
Sustento minha esposa e filha, a qual tem um problema de paralisia cerebral, ou seja, dependo de minha internet para trabalhar e sustenta-las.
Minha esposa não trabalha devido ao problema de saude de minha filha.
Tenho a velocidade contratada de 1Mb da empresa Oi Velox, a qual possuo a mais de 2 anos aqui nesta residencia.
Desde o dia 22 de junho que minha internet caiu de 1mb para 100Kbps, ou seja, 1/10 da velocidade.
Liguei para a empresa Oi Velox e me informaram que estavam fazendo uma manutenção no sistema e que retornaria no dia 30/09/2009 (hoje são 13/07/2009), perguntei se eu iria ficar sem internet durante 3 meses e sem trabalhar ? Me informaram que somente voltaria ao normal mesmo neste periodo.
Resolvi abrir um chamado na Anatel sobre o assunto, afinal estou parado e sem trabalhar e aqui na região (Belem/Pa) não existe outra operadora de telefonia que funcione internet a esta velocidade (disponivel para meu trabalho).
Deram um prazo de 5 dias uteis para a Telemar resolver o problema, esperei os 5 dias (terminou hoje) e liguei pra Telemar novamente e me informaram que meu Velox estava bloqueado por uma conta em atraso e assim que voltasse o Velox ja voltaria a velocidade normal. Pedi um dinheiro emprestado, paguei a conta e quando voltou, veio do mesmo jeito, aos miseros 100kbps...
Liguei de novo e me informaram que naum tem jeito, somente vai voltar ao normal no dia 30/09 (eles acham que eu sou palhaço ???).
Liguei pra Anatel e me informaram que eles pagarão uma multa por isso para a Anatel, vejam bem, UMA MULTA PRA ANATEL.
E eu ? Continuo sem trabalhar com uma navegação quase discada, e quando eu volto a trabalhar ?
Peço a amigos que por favor me ajudem, não tenho mais a quem recorrer..
LAMENTAVEL, expressão cortez para o que nosso amigo Erick Costa vivencia ...
Que sirva de lição e de remedio para Memoria de nós, usarios da
BANDALHEIRA que alguns chamam de BANdalarga (hahahahaah) que esta
empresa MALDITA chamada OI/VELOX/TELEMAR agora claramente em coluio
com essa tal "ANATEL", que só presta para perseguir as Radios
Comunitárias de 25 watts (aquelas que dizem derrubar aviões), DECLARE
onde está sendo empregado o dinheiro que eles dizem "ganhar" com as
multas contra a OI/Velox/Telemar e fazem o que depois? Olha o caso do
Erick, nada aconteceu . Conversa pra boi dormir, vamos é nos levantar
CONTRA ANATEL E SEUS ALIADOS e mostrar que não somos OTÁRIOS e nem
palhaços, O POVO TEM O PODER NAS MÃOS, só falta aprender a usá-lo.
Emanoel.
DIZEM OS FOFOQUEIROS!!!!!!!!!!!!!!QUE A OI VAI AUMENTAR AS VELOCIDADES CONSIDERAVELMENTE!!
2MB OU ATÉ 100 MB!!!!!!!
Ontem eu passei o dia todo coneectada,e de uns dia pra cá ñ apresentou nenhum problema. Mas ontem a conexão caiu,eu tentei um monte de vezes,ñ deu certo,hoje eu fui conectar,e sempre aparece a maldita mensagem: "FALHA NA CONEXÃO. SE O PROBLEMA PERSISTIR,ENTRE EM CONTATO COM A SUA OPERADORA. CÓDIGO DE ERRO: 0836. " Eu ñ sei + o que faço,eu entro na net c/ a net discada ( q tbm é um lixo) =//
ONTEM dia 13/12/2009 fui conectar a internet Móvel da OI que adquiri, foi instalada corretamente e até entrei nos meus e-mails e no Skype, mas de repente caiu e quando fui conectar novamente também deu essa maldita mensagem: "FALHA NA CONEXÃO. SE O PROBLEMA PERSISTIR,ENTRE EM CONTATO COM A SUA OPERADORA. CÓDIGO DE ERRO: 0836. "
SErá que alguém pode me explicar o que significa este ERRO 0836????
O suporte da Oi é simplesmente uma bela de uma porcaria. Fiquei seguramente mais de uma hora tentando falar no suporte para saber informações sobre este erro e o único atendente com quem eu consegui falar não era do suporte de 3G...
Pra pior um pouquinho, recebi uma mensagem de que a minha compra tinha sido efetuada com sucesso, sendo que não adquiri e não pedi nada....
AlGUÉM com PODER precisa fazer algo por nós consumidores...
Postar um comentário