quarta-feira, 20 de maio de 2009

Megatraficante é preso em casa por policiais da DRCO

No AMAZÔNIA:

Manoel de Lima Rego, de 37 anos, apontado pela Polícia Civil como o maior distribuidor de cocaína do Pará nos últimos dez anos, foi preso ontem em Belém, durante mais uma etapa da operação 'Mosaico', da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO). Manoel chefiava uma rede de distribuição de drogas com participação de traficantes que estão presos no Complexo Penitenciário de Americano, em Santa Isabel, e com ramificações nos maiores pólos produtores de cocaína em países da América Latina - incluindo os grandes produtores Peru e Colômbia.
O megatraficante, conhecido entre os subalternos como 'Patron', esperava em Belém pelo carregamento de mais de 100 kg de cocaína apreendidos anteontem por uma equipe da Divisão de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Polícia Civil do Pará em Santarém. Na casa dele, no bairro da Sacramenta, a polícia apreendeu R$ 19 mil em dinheiro, um carro, duas motos e uma lancha de passeio.
A droga fora adquirida no Peru por um consórcio de traficantes, entrou no País pela cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre, e viajaria de barco até Belém, onde seria recebida e distribuída por 'Patron'. O carregamento, segundo a Polícia Civil, abasteceria as redes de comercialização de cocaína na capital e Região Metropolitana. Beneficiada, a droga apreendida renderia nas ruas o equivalente a R$ 1,5 milhão.
Do consórcio para a compra da cocaína também faziam parte o traficante Raimundo Íris Nunes Penha, conhecido como 'Índio' ou 'Raimundo Nira', amazonense que responde a cinco processos na Justiça por tráfico e associação ao tráfico, com atuação em pelo menos três Estados; Elson Conceição Mangabeira, o 'Velho', que responde na Justiça do Amapá a sete processos por tráfico e já recebeu condenação em três deles; Samuel Rodrigues Ramirez, o 'Santiago', responsável por acompanhar de perto o carregamento até Belém; e Adriano Melo Penha, filho de Raimundo Penha, responsável por dar suporte à operação de transferência da droga. Todos eles foram presos na segunda-feira juntamente com a droga apreendida.
Também foram presos em Santarém, na última segunda-feira, Vilsomar Oliveira Lameira, o 'Somar', e João Maria Ramos, o 'Jango' - prático enviado de avião a Santarém por Manoel 'Patron' para guiar o barco com a droga até um porto na capital paraense, conforme apurou a investigação da Polícia Civil. As fotos dos presos (no quadro ao lado) foram enviadas pela Polícia Civil, sem a identificação de cada acusado.
Participaram da operação em Santarém policiais da Superintendência da Região do Baixo Amazonas e agentes da Polícia Federal.

Nenhum comentário: