quarta-feira, 20 de maio de 2009

Investigações começaram há sete meses

No AMAZÔNIA:

A operação 'Mosaico', que em sua terceira etapa desmantelou a quadrilha de 'Patron', foi iniciada em outubro de 2008, após o encerramento das operações 'Leão da Terra' e 'Bajara', da DRE. A primeira, de acordo com o delegado João Bosco Rodrigues, diretor da DRCO, revelou a participação de traficantes presos no complexo de Americano, em Santa Isabel, na compra e distribuição de drogas no Pará. Entre eles está o peruano Miguel Florez Arevalo, tido como articulador das ações, que usava celulares dentro da cadeia para negociar a compra da droga; Carlos Alberto Lindoso Duarte, preso em maio de 2008 pela Leão da Terra; e Ronaldo da Conceição Silva, o 'Camaleão', articulador do tráfico de maconha no Estado.
O delegado João Bosco afirma que com a prisão de Manoel 'Patron' a polícia colocou atrás das grades o maior distribuidor de cocaína do Pará nos últimos dez anos. Um empresário do tráfico que sem utilizar armas controlava um esquema sofisticado e milionário de distribuição de cocaína. A droga traficada por 'Patron' e pelo esquema familiar dele, segundo a polícia, abastece principalmente os bairros da Sacramenta, da Pedreira e do Telégrafo.
Ainda segundo o delegado João Bosco Rodrigues, a operação 'Mosaico' continua. 'À medida que se adiantam as investigações, surgem outros nomes e outras ramificações da quadrilha', explica. O delegado fala ainda da utilização dos rios para o escoamento da cocaína produzida no Peru e na Colômbia, pela já conhecida rota de Tabatinga (AM)/Letícia (Colômbia) e pelo Acre, por Cruzeiro do Sul. As duas rotas utilizam as cidade próximas a Santarém como bases logísticas. O delegado também fala da rota Suriname/Abaetetuba, que já figura com destaque no mapa da distribuição de entorpecentes no Pará.

Nenhum comentário: