segunda-feira, 4 de maio de 2009

Devoção une motociclistas

No AMAZÔNIA:

Uma homenagem especial, feita ontem por dezenas de motoqueiros, marcou pelo terceiro ano consecutivo a festividade da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima. Além da moto-romaria, uma carreata também em devoção à santa percorreu várias ruas de Belém. Com início às 9 horas, na rua 9 de Janeiro, moradores do entorno do Santuário de Fátima percorreram em seus veículos quase 15 quilômetros até o Grêmio Literário Português, na rodovia Augusto Montenegro - onde a santa foi recebida por representantes do clube e da própria paróquia, além de centenas de fiéis. Segundo Paulo Daibes, coordenador geral da moto-romaria, a ideia de realizar o passeio surgiu a partir da homenagem dos motoqueiros feita à Virgem de Nazaré durante o Círio. 'Aproveitamos o momento de estarmos mais próximos de Nossa Senhora de Fátima e pedimos proteção. A cada ano, o número de participantes aumenta - contudo, devido ao feriado prolongado, acredito que este ano não vai dar muita gente. Mas isso não deve tirar o brilho da nossa romaria', revela.
O tempo nublado ajudou os romeiros durante percurso, que por onde passou, recebeu homenagens.
Diversos moradores do bairro do Marco enfeitaram as fachadas de suas casas e foram à porta saudar a passagem da imagem de Nossa Senhora de Fátima. Para o batedor Elias Gomes - que além de participante da moto-romaria é devoto da Santa há anos - é importante pedir proteção neste momento de aproximação. 'Ando de moto diariamente, e este nosso trânsito é louco. Ela nos protege, nos abençoa, nos transporta todos os dias de casa para o trabalho e do trabalho para nossa família. Por isso não costumo medir esforços', afirma.
Outro participante foi o médico Alex Reis, experiente em procissões desse tipo - e que também ajudou a organizar o evento em homenagem à Virgem de Fátima. 'Formamos um grupo de 78 motoqueiros que desbrava o interior do Pará com o objetivo de chegar às comunidades carentes, de difícil acesso. Levamos de forma voluntária alimentos, assistência médica e jurídica, além de roupas. E esta mesma equipe é responsável também pela homenagem à Nossa Senhora', comenta.
O pequeno número de participantes contabilizado no início do translado foi aumentando rapidamente. O trajeto seguiu pela avenida Duque de Caxias até a travessa Perebebuí - onde a santa foi bastante homenageada com um foguetório. Em seguida, a Virgem continuou a romaria pela avenida Almirante Barroso até o Entroncamento, partindo para o clube Grêmio Literário Português pela rodovia Augusto Montenegro.
A festividade, intitulada 'Virgem de Fátima, dai-nos segurança e paz', segue até o dia 13 de maio. No calendário de eventos da paróquia estão agendadas programações especiais para a semana toda. A procissão das velas acontece no próximo dia 12, a partir das 18h.

Nenhum comentário: