segunda-feira, 25 de maio de 2009

Líder do governo confirma mudança em três secretarias

O deputado Airton Faleiro, líder do governo na Assembléia Legislativa do Pará, em conversa com a imprensa, na manhã desta segunda-feira, 25, fez alguns esclarecimento sobre a mudança do secretariado do Governo do Estado.

A mudança ou permanência de secretários de Estado é uma atribuição da governadora Ana Júlia Carepa. Cabe ao líder do Governo informar as definições autorizadas pela governadora. As atuais mudanças no secretariado atendem a dois eixos:

01. Dinamizar as ações de políticas públicas que chegam diretamente à população. É necessário adequar o perfil dos gestores a essa exigência.

02. Mudanças que atendam a acomodação política dos aliados, em vista a governabilidade e as eleições de 2010.

Haverá mudanças na secretaria de Governo, secretaria de Meio Ambiente e de Comunicação. Na primeira já há definição do nome do novo secretário, que é o senhor Edilson Rodrigues.

Comunicação e Meio Ambiente: Nomes ainda em discussão.

Não há confirmação, pela governadora, de mudanças na secretaria de Transporte, nem há disposição da governadora para trocar o secretário Valdir Ganzer e tampouco o chefe da Casa Civil. O chefe da Casa Civil, Claudio Puty, tem mais poder político para trocar o líder do Governo do que o líder do Governo promover a troca na Casa Civil.

A possibilidade do líder do Governo, Airton Faleiro, assumir qualquer outro espaço de governo não passa de projeções e especulações políticas.

Com relação à secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo, Sedurb, existe a possibilidade real dela entrar na cota destinada aos partidos aliados, assim como a Escola de Governo, CPH (Companhia de Portos e Hidrovias), Instituto de Artes do Pará e Fundação Carlos Gomes.

Questionado a respeito das denúncias sobre corrupção na Sema, o deputado Airton Faleiro afirmou que qualquer denúncia tem que ser apurada, seja da oposição ou de aliados. Muitas vezes, quando é investigada, a denúncia não tem fundamento, mas ela tem que ser apurada, disse.

Quanto À importância de Valmir Ortega no governo, ele afirma: “Eu acho que temos de reconhecer o trabalho do secretário. Ele ajudou a melhorar a imagem do Pará, em nível mundial como idealizador do programa Um Bilhão de Árvores. Contribuiu muito na formatação de peças legislativas para resolver o problema do Cadastro Ambiental Rural, que inclusive está aqui nesta casa, um projeto de lei de sua autoria, reforça o líder do governo.

Para ele, Ortega também contribuiu bastante para a formatação da Política de Meio Ambiente no Pará, e na articulação junto ao Conselho Nacional de Meio Ambiente para votação do Zoneamento Ecológico-Econômico, em pauta nos próximos dias 27 e 28. Então ele cumpriu bem essa função, tanto que a governadora quer agora que ele permaneça ajudando nessa política mais geral de meio ambiente e o Estado só tem a ganhar. O novo secretário terá um perfil de fazer com que as polí¬ticas públicas cheguem mais diretamente nos setores produtivos.

Alianças

A orientação da governadora é de continuar dirigindo esforços na busca da consolidação de uma frente ampla, com os partidos que hoje formam a base do governo, porém mais sólida, que assegure a governabilidade no Legislativo e Executivo.

“Com relação à afirmação de que o PMDB é um partido coadjuvante, não vejo nada de pejorativo nisso. Se vocês consultarem o dicionário Aurélio, vão ver que coadjuvante quer dizer aquele que ajuda e concorre para um fim comum. É bom lembrar que em primeira e última instância, os erros e acertos de qualquer secretaria de Estado recaem sobre a governadora Ana Júlia Carepa e ela é do PT. Se o governo Ana Júlia der errado, entre todos os partidos que formam a aliança, o PT será o maior responsável.

As pessoas que serão substituídas devem permanecer contribuindo com o governo, se possível, namesma secretaria, a exemplo do que ocorreu na secretaria de Governo, onde a ex-secretária Ana ClÁudia passou a ser a secretária-adjunta.

Fonte: Assessoria Especial da Governadoria/Secom, com colaboração da Assessoria do Líder de Governo.

3 comentários:

Franssinete Florenzano disse...

Oi, Paulo. Conserte aí o seu post. A governadora não pode entregar a CDP - Companhia Docas do Pará, que é órgão federal. As assessorias de imprensa da Governadoria, da Liderança do Governo e da Alepa erraram e o induziram ao erro. Trata-se da CPH - Companhia de Portos e Hidrovias, esta sim órgão estadual. Quando recebi o release até fiz uma postagem a respeito da confusão. Abraços.

Poster disse...

É verdade, amiga.
Está corrigido.
Obrigadíssimo.
Abs.

Poster disse...

É verdade, amiga.
Está corrigido.
Obrigadíssimo.
Abs.