terça-feira, 26 de maio de 2009

Hospital faz 1ª Semana de Prevenção de Acidentes em 15 anos

Em 15 anos de existência, o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) realiza entre amanhã e sexta-feira a 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). O evento será aberto no auditório do Capacit, da Universidade Federal do Pará (UFPA), a partir das 8h, e tem como objetivo debater a importância de prevenção dos acidentes e construir uma cultura organizacional que combata as situações de riscos e estimule a participação dos servidores na elaboração de oportunidades de melhorias que garantam um ambiente de trabalho saudável para os usuários e os funcionários. O tema da 1ª Semana é Trabalhe com segurança: coloque esta idéia na cabeça.
No primeiro dia, às 9h, a conferência de abertura será proferida pelo diretor-geral do Hospital Bettina, Paulo de Tarso Oliveira, que abordará "Como se organiza o serviço nos hospitais universitários". Simone Abraão, coordenadora de Recursos Humanos do Hospital Barros Barreto, falará sobre as experiências da instituição no setor. Na parte da tarde, Tereza Bordallo, mestre em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia, e José Vieira, mestrando em Psicologia, falarão sobre Estresse no Trabalho e Saúde Mental.
No segundo dia, 28, a partir das 8horas, a fonoaudióloga Christiane Menezes do Hospital Bettina apresentará, no auditório da instituição, o tema Saúde Bucal. O fisioterapeuta João Borracha abordará a importância da ergonomia e da ginástica laboral. O tema Assédio Moral será abordado pela professora Lorena Rego, da Faculdade de Tecnologia da Amazônia (FAZ). Gestores do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará mostrarão na teoria e na prática o papel das brigadas de incêndios e a importância dos primeiros socorros.
O fisioterapeuta João Borracha afirma que a Semana assume um caráter importante para os servidores e usuários do Hospital Bettina. "A ergonomia e a ginástica laboral são fundamentais e representam mais qualidade de vida quando aplicadas nos locais de trabalho. Elas estimulam mais produtividade, reduzem o número de acidentes, evitam as doenças profissionais e os gastos com a saúde. A consciência corporal é um passo enorme para um ambiente saudável de trabalho e para a melhoria do atendimento à população", detalha o especialista.

Biossegurança - No último dia da Sipat, 29, a médica do Trabalho, Célia Koury, realizará Oficina sobre Bio-segurança e Gerenciamento de Riscos, a partir da 8 horas, no Auditório do Capacit da UFPA. Em seguida, a enfermeira Jucirema, do Hospital Barros Barreto, explicará a importância da Limpeza e Desinfecção do Centro Cirúrgico. O evento termina com uma palestra de motivação pelo professor Marco Dantas, da FAZ, e a apresentação das ações desenvolvidas pela equipe da Cipa da Gestão 200/2009.
Luciano Freire, vice-presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Hospital Bettina diz que os temas da Semana interagem com o cotidiano de todos os servidores do hospital. "Estamos construindo alternativas propositivas, desde o pessoal que trabalha na limpeza até os médicos, para aprimorar as condições de trabalho. Lidamos com os desafios colocados pelas demandas da saúde pública vividas num hospital universitário. O fazer saúde pública é responsabilidade de todos, desde o atendimento do usuário na recepção do hospital, passando por todos os serviços disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), as cirurgias e até a liberação dos remédios na farmácia. Preservar a saúde é garantir um atendimento melhor para o usuário, para o próprio servidor e a sua família ", finaliza.

Fonte: Assessoria de Imprensa do hospital

Nenhum comentário: