quinta-feira, 14 de maio de 2009

Círio de Vigia agora é patrimônio cultural

O Círio de Nazaré da Vigia foi reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Pará, por meio da Lei N º 7.270/09, sancionada pela governadora Ana Júlia Carepa. O projeto é de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Domingos Juvenil, em reconhecimento à grandiosa manifestação religiosa do município.
“É uma forma de reconhecer e valorizar ainda mais o rico patrimônio histórico, cultural e religioso que Vigia oferece aos paraenses e aos devotos de Nossa Senhora de Nazaré de todo o Brasil”, afirma Juvenil, nascido na Vigia, município onde iniciou sua atividade política.
O Círio da Vigia, com mais de 300 anos de tradição e o mais antigo do Pará, reúne milhares de fiéis de todo o Brasil, no segundo domingo do mês de setembro. A procissão possui os mesmos símbolos da festa de Belém. Há o Carro dos Fogos, o Anjo do Brasil, Carro dos Anjos, os Marujinhos, a corda de sisal e as notáveis bandas de música da Vigia.
A berlinda que conduz a Rainha da Amazônia é decorada com flores e é acompanhada com devoção e fé pelos peregrinos que cumprem um percurso de quatro quilômetros. A programação religiosa da quadra nazarena dura 15 dias.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Nenhum comentário: