Por Alan Cativo, no Blog T
A principal notícia para os jornalistas sobre a CPI da Petrobras recentemente criada no Congresso é exatamente sobre o próprio trabalho dos jornalistas. O revés, digamos, é resultado do blog corporativo criado pela Petrobras. Chamado Fatos e Dados, foi criado para o que a empresa descreve como apresentar “fatos e dados recentes da Petrobras e o posicionamento da empresa sobre as questões relativas à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Leia, comente e divulgue para seus amigos.”
Nem precisava pedir para divulgar. No dia 9 de junho, quando completou uma semana, o blog tinha 145 mil visitas, 31 posts e 1.700 comentários – e nem todos eram exatamente elogios. Jornais como O Globo e Folha reagiram contra o uso da ferramenta digital em seus editoriais. A Rádio BandNews também atacou a iniciativa e até a Associação Brasileira de Imprensa publicou nota comentando o caso – talvez façam um blog também.
O caso é que o Fatos e Dados parece ser, na história recente da internet no Brasil, o resultado mais efetivo e de maior visibilidade de um blog corporativo. Finalmente, um blog corporativo que não ficou na categoria de pária da blogosfera ou foi demonizado como maquinagem tramada pela assessoria de imprensa.
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