sexta-feira, 12 de junho de 2009

Petrobras: O blog é nosso!

Por Alan Cativo, no Blog T

A principal notícia para os jornalistas sobre a CPI da Petrobras recentemente criada no Congresso é exatamente sobre o próprio trabalho dos jornalistas. O revés, digamos, é resultado do blog corporativo criado pela Petrobras. Chamado Fatos e Dados, foi criado para o que a empresa descreve como apresentar “fatos e dados recentes da Petrobras e o posicionamento da empresa sobre as questões relativas à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Leia, comente e divulgue para seus amigos.”
Nem precisava pedir para divulgar. No dia 9 de junho, quando completou uma semana, o blog tinha 145 mil visitas, 31 posts e 1.700 comentários – e nem todos eram exatamente elogios. Jornais como O Globo e Folha reagiram contra o uso da ferramenta digital em seus editoriais. A Rádio BandNews também atacou a iniciativa e até a Associação Brasileira de Imprensa publicou nota comentando o caso – talvez façam um blog também.
O caso é que o Fatos e Dados parece ser, na história recente da internet no Brasil, o resultado mais efetivo e de maior visibilidade de um blog corporativo. Finalmente, um blog corporativo que não ficou na categoria de pária da blogosfera ou foi demonizado como maquinagem tramada pela assessoria de imprensa.

Leia mais aqui.

Nenhum comentário: