domingo, 28 de junho de 2009

Aluno é vítima da exclusão

No AMAZÔNIA, por NOELY LIMA

Gravidez na adolescência, necessidade de trabalhar, dificuldade de aprendizado e desigualdades sociais estão entre as principais causas do afastamento prematuro de crianças e adolescentes da escola. Segundo pesquisa da Unesco (órgão da ONU para educação, ciência e cultura), feita com mais de 10 mil jovens nos 26 Estados do país, inúmeros fatores contribuem para a evasão escolar, incluindo a exclusão do aluno pela própria escola.
O ambulante Max Rodrigo da Silva, de 14 anos, abandonou a escola para ajudar no sustento da família. Ele e os dois irmãos menores vendem doces nos coletivos públicos. O adolescente cursou apenas até a 2ª série do ensino fundamental, quando teve que substituir os livros e cadernos por uma sacola de doces. 'Não deu para continuar os estudos, pois o trabalho ocupa todo o meu tempo. Tentei estudar à noite, mas já chegava em casa muito cansado da jornada de trabalho intensa', contou o adolescente, que não descarta a possibilidade de retomar os estudos. 'Quero muito voltar para a escola, pois sei que a venda de doces não é futuro, mas no momento, preciso trabalhar para ajudar em casa. Quando a situação melhorar volto para a escola para terminar pelo menos o ensino fundamental', promete o garoto.
A adolescente Kátia Siqueira, de 15 anos, não demonstra arrependimento em ter substituído os estudos pelo trabalho com venda a venda de DVDs. 'É bem melhor trabalhar e ganhar dinheiro do que ficar em sala de aula estudando sem ganhar nada. Pelo menos agora posso comprar comida para meus irmãos menores', comentou a jovem.
O rosto cansado e a pele queimada pelo sol demonstram as dificuldades enfrentada pela menina com a jornada de trabalho. 'No começo andava com a sacola oferecendo o produto nas ruas, mas agora tenho um ponto fixo e bem localizado. Todo o dia tem um cliente novo para comprar DVDs aqui na banca', afirmou Kátia.
Diferente de Kátia, o adolescente João Paulo Souza, de 13 anos, considera o estudo importante, mas revela as dificuldades em conciliar escola e trabalho. 'Não tenho condições de comprar material escolar, pois meus pais estão desempregados. Nem mesmo sapato eu tenho para caminhar para o colégio, então acabo faltando às aulas com frequência. Curso a 3ª série do ensino fundamental, mas acho que não vou passar de ano devido às faltas', revelou João.

Nenhum comentário: